15/03/12

Espaço - Há 12.800 anos o clima na Terra sofreu um repentino arrefecimento, que durou 1.300 anos, cuja origem era pouco clara para a ciência, mas a teoria de que se deveu ao impacto de um meteorito na América do Norte volta agora tomar força!



«Um meteorito provocou a última idade do Gelo


Há 12.800 anos o clima na Terra sofreu um repentino arrefecimento, que durou 1.300 anos, cuja origem era pouco clara para a ciência. A teoria de que se deveu ao impacto de um meteorito na América do Norte volta agora tomar força, depois de uma equipa internacional de investigadores ter conseguido identificar o lugar, no México, em que colidiu um grande meteorito precisamente nessa época.


Os cientistas, uma equipa de 16 investigadores de várias universidades, encontraram, no Lago Cuitzeo, no centro do país, uma camada de sedimento muito fina com uma composição muito estranha, com precisamente 13.000 anos. De acordo com este estudo, publicado na revista científica “Proceedings of National Academy of Science”, seria o resultado do impacto de um objeto cósmico contra a terra.


Esta colisão, que deixou uma capa negra rica em carbono e nanodiamantes, de uns 10 centrímetros, estaria na origem dessa alteração climática, que iniciou o período gélido conhecido como Dryas Recente. As últimas hipótese apontavam para uma alteração da corrente do Golfo México, que teria descarregado demasiada água doce no Norte Atlântico, mas este trabalho dá “asas” a outra possibilidade. De facto, há 65 milhões de anos um impato, muito maior, provocou as alterações climáticas que acabaram com os dinossauros.


Os cientistas, dirigidos por Isabel Israde-Alcántara, da Universidade de Michoacana (México), recolheram provas que consideram conclusivas, a 2,8 metros de profundidade. Os nanodiamantes, argumentam, são de uma família compatível com uma grande colisão cósmica. Para além disso, os investigadores identificaram as pequenas esferas (pequenas bolas), que devem ter chocado a grande velocidade durante o impato.


Nenhum evento provocado pelo ser humano, vulcões ou outros fenómenos naturais pode explicar estes sedimentos, asseguram. “Estes materiais formam-se somente com um impacto extraterrestre”, afirma James Kennett, da Universidade de California, coautor do trabalho.


Os dados do Lago Cuitzeo sugerem que foi um asteróide ou um cometa de grandes dimensões fragmentado em pedaços, que deverá ter entrado na atmosfera num ângulo muito baixo, provocando tanto calor que a colisão queimou toda a vegetação que existia ao seu redor e derreteu inclusivamente as rochas da superfície. Como consequência, houve uma importante alteração no clima.


“Estes resultados são consistentes com outras descobertas na América do Norte, como a rápida extinção da megafauna que houve nesta altura, as modificações que existiram no ecossistema e inclusive a redução das populações humanas e as transformações culturais”, assinala Kennett.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Um-meteorito-provocou-a-ultima-idade-do-Gelo?bl=1


(Meteoro que vai Chocar com a terra daqui 20 anos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover