20/03/12

Arte - Um quadro até agora atribuído a um anónimo foi afinal pintado por Vincent Van Gogh, confirmaram especialistas, a propósito de uma obra que é exposta a partir de hoje no Museu Kröller Müller, situado em Arnhem, na Holanda!

Van Gogh pintou primeiro dois lutadores e depois pintou por cima uma natureza morta


«Confirmada autenticidade de quadro de Van Gogh na Holanda

Um quadro até agora atribuído a um anónimo foi afinal pintado por Vincent Van Gogh, confirmaram especialistas, a propósito de uma obra que é exposta a partir de hoje no Museu Kröller Müller, situado em Arnhem, na Holanda.

De acordo com um comunicado divulgado pelo museu, o quadro, intitulado "Natureza morta com flores do prado e rosas", já tinha levantado suspeitas de ter sido criado por Van Gogh, mas as suas grandes dimensões - um metro por 90 centímetros - levantaram dúvidas sobre a autoria.

Através de análises químicas e um scanner especial, investigadores holandeses descobriram que o quadro não só é de Van Gogh como também esconde outra pintura do artista por baixo, que mostra dois lutadores.

Numa carta enviada a Theo, o irmão, Van Gogh dizia ter pintado esses lutadores por volta de 1886, durante um curso na academia de arte de Amberes.

Em finais de janeiro de 1886, Van Gogh escreveu ao seu irmão, com quem tinha uma relação muito próxima, e que lhe ficou com a maioria dos quadros, que tinha pintado "uma coisa muito grande com torsos desnudos, dois lutadores", e que tinha ficado contente com o resultado.

Mas quando chegou a Paris, o pintor decidiu pintar a natureza morta por cima da primeira pintura, sem a cobrir com tinta branca.

A descoberta da pintura por baixo das flores explica as grandes dimensões do quadro, que eram a medida standard para os estudos de figuras da escola de Ambers, segundo o museu, que comprou a tela em 1974.

O novo quadro atribuído a Van Gogh pode ser visto a partir de hoje no Museu Kröller Müller, que conta na sua coleção com famosas obras do pintor, como "Os comedores de batatas", "Rosas e Peónias" e "Flores em vaso azul".

Três quadros de Vincent Van Gogh estão entre os dez mais caros do mundo: "Retrato do Dr. Gachet", o mais caro dos três, vendido por 82 milhões de dólares (62 milhões de euros), "Autorretrato do artista sem barba", e "Lírios".» in http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/confirmada-autenticidade-de-quad_2981.html


(The Flower Duet / O Dueto das Flores (Lakmé) -- Vincent van Gogh)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover