30/03/12

Medicina - Cientistas das Universidades de Nottingham (Reino Unido) e de Maastricht (Holanda) conseguiram, através da Engenharia Genética, desenvolver um tratamento prometedor na luta contra o cancro, que se baseia na utilização uma bactéria, Clostridium sporogenes, que ocorre no solo, e que apenas cresce na ausência de oxigénio!




«Bactéria do solo pode ser arma eficaz na luta contra o cancro


Quando injetada num paciente com um tumor que também recebe uma injeção com uma dose de um medicamento inativo vai ocorrer, no interior do tumor sólido, uma reação que corresponde à ativação, por ação de uma enzima bacteriana, do medicamento que então passa a destruir as células à sua volta.


Cientistas das Universidades de Nottingham (Reino Unido) e de Maastricht (Holanda) conseguiram, através da Engenharia Genética, desenvolver um tratamento prometedor na luta contra o cancro, que se baseia na utilização uma bactéria, Clostridium sporogenes, que ocorre no solo, e que apenas cresce na ausência de oxigénio.


O tratamento envolve a injecção no paciente de esporos desta bactéria e, de forma independente, de um medicamento inactivo. O que acontece então é que, nas células dos tumores sólidos, na ausência de oxigénio, uma enzima da bactéria vai activar o medicamento, que então passa a fazer efeito destruindo as células na sua envolvente, ou seja, as células cancerígenas.


Como explica o Professor Níger Minton, que liderou a investigação “Quando se injecta os esporos de Clostridia no paciente com cancro, eles apenas se desenvolvem em ambientes sem oxigénio, i.e., no centro dos tumores sólidos. Trata-se de um fenómeno totalmente natural, que não exige grandes alterações e é particularmente específico. Podemos explorar esta especificidade para matar as células tumorais deixando as saudáveis intocadas”.


Para o tornar eficaz, os investigadores manipularam geneticamente as bactérias através da incorporação de um gene que faz com que a enzima, que é chave em todo o processo, seja produzida em maiores quantidades aumentando a eficiência do medicamento.


O tratamento, que pode ser útil no combate a um conjunto de tumores que incluem os cancros da mama e da próstata, e que pode ser combinado com outras abordagens terapêuticas, vai entrar na fase de ensaios clínicos com humanos em 2013, na Holanda.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Bacteria-do-solo-pode-ser-arma-eficaz-na-luta-contra-o-cancro?bl=1



(A CURA DO CANCER)

(Graviola, uma arma contra o câncer?)

(LIMPIEZA INTESTINAL 100% COMPROVADA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover