27/03/12

Amarante - A Rota do Românico assinalou ontem, dia 25, o segundo aniversário do seu alargamento aos restantes seis municípios da NUT III – Tâmega (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende)!




«Rota do Românico celebrou segundo aniversário do alargamento ao Tâmega


A Rota do Românico assinalou ontem, dia 25, o segundo aniversário do seu alargamento aos restantes seis municípios da NUT III – Tâmega (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende). A Igreja de Santa Maria de Gondar, no concelho de Amarante, um dos 37 novos monumentos do projeto, serviu de cenário à efeméride, que contou com a presença do presidente da AMBT – Associação de Municípios do Baixo Tâmega, Armindo Abreu, da diretora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado, e do presidente da Junta de Freguesia de Gondar, António Teixeira.


O programa das comemorações incluiu uma interpretação artística e patrimonial da Igreja de Gondar por um técnico intérprete do património da Rota do Românico. Esta Igreja foi inicialmente pertença de um mosteiro feminino da Ordem de São Bento, fundado no século XII, cuja extinção, em 1418, e consequente construção de uma nova igreja paroquial ditaram a sua paulatina ruína. Apesar das transformações sofridas no século XVIII, a fábrica original desta Igreja, de pequenas dimensões, constitui um bom testemunho de arquitetura românica tardia, conforme atesta o seu portal principal. É de realçar a cachorrada, de decoração geométrica, os seus alçados laterais e as mísulas que acusam a existência de um alpendre no lado sul da Igreja.


Posteriormente foram dadas a conhecer, pela equipa técnica responsável, as obras de restauro e reabilitação previstas para este monumento. Foram também apresentados os vários projetos cofinanciados já aprovados, que vão possibilitar, à semelhança do efetuado no Vale do Sousa, concretizar ações no domínio da conceção e produção de materiais informativos e promocionais, bem como da preservação e reabilitação dos novos elementos patrimoniais românicos.


A animação cultural do evento esteve a cargo da Tuna, do Grupo de Cavaquinhos e do Grupo de Bombos da Associação Cultural e Recreativa da Tuna de Gondar.


Constituída, na sua génese, por seis municípios – Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel -, a Rota do Românico estendeu a sua base territorial aos restantes seis concelhos da NUT III – Tâmega, numa cerimónia decorrida a 12 de março de 2010, no Mosteiro de Travanca, em Amarante. Na sequência deste alargamento foram integrados 34 elementos patrimoniais, localizados no Baixo Tâmega/Douro Sul, e mais três, no Vale do Sousa.» in


(Rota do Românico)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover