27/03/12

Arte Escultura - O homem, que é apelidado de 'Dr. Morte', vai revelar no domingo de Páscoa a sua nova peça: um cruxifixo montado com partes de corpos!


«'Dr. Morte' cria crucifixo com partes de corpo humano

Grunther von Hagens, um anatomista reconhecido pela exposição 'Body Worlds' - que esteve patente em Lisboa em 2010 e na qual estavam expostos cadáveres humanos conservados - lança agora nova polémica. O homem, que é apelidado de 'Dr. Morte', vai revelar no domingo de Páscoa a sua nova peça: um cruxifixo montado com partes de corpos.

Von Hagens que se tornou mundialmente famoso pela exposição 'Body Worlds', era já conhedido no mundo académico desde 1977 como o responsável pela invenção da 'plastinação'.

Por muitos considerada a substituta moderna da mumificação, esta técnica consiste em extrair os líquidos corporais e substitui-los por uma espécie de silicone, o que permite preservar músculos, veias e ossos.

'O Crucifixo' - que vai ser revelado num documentário do Channel 4 no domingo de Páscoa - é a nova peça de Hagens e demorou seis anos a planear. De acordo com o Huffington Post, os 'bocados humanos plastificados' terão sido montados numa cruz de madeira feita a partir de uma árvore que o 'artista' cortou junto da casa da sua família, na Alemanha.

Criado através da injecção de plástico líquido nos ossos e veias de vários corpos humanos doados para fins científicos, 'O Crucifixo' promete, mais uma vez, chocar os mais sensíveis.

Mas é mesmo essa a intenção do seu autor. Quando questionado acerca do seu último trabalho, Grunther von Hagens afirmou: «O mais importante para mim é 'mexer' com a mente e a alma das pessoas».

SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=45009


(Gunther von Hagens stellt Körperwelten in Berlin aus)

(Gunther von Hagens in mostra a Roma)

(Body Worlds - The plastination process)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover