29/11/11

Política Internacional - A dívida de Angola a Portugal totaliza 1,04 mil milhões de euros, anunciou o ministro das Finanças angolano!




«Angola deve mais de mil milhões de euros a Portugal


A dívida de Angola a Portugal totaliza 1,04 mil milhões de euros, anunciou o ministro das Finanças angolano.


Carlos Alberto Lopes, convidado do programa "Espaço Público", transmitido aos domingos à noite pela Televisão Pública de Angola (TPA), acrescentou que Angola deve no total 23,5 mil milhões de euros.


Daquele valor, 13 mil milhões dizem respeito à dívida externa e os restantes 10,5 mil milhões a dívida interna, resultante de emissões de obrigações e bilhetes de Tesouro, que servem para financiar o Programa de Investimento Público em curso e antecipar as receitas em função dos planos mensais de caixa, respectivamente.


Quanto aos maiores credores externos, além de Portugal, Angola deve 4,2 mil milhões de euros à China, outros 1,3 milhões de euros ao Brasil e ainda 902 milhões de euros a Espanha, especificou Carlos Alberto Lopes.


O parlamento angolano aprovou na generalidade, no dia 15, o Orçamento Geral de Estado para 2012, que contempla receitas e despesas no valor estimado em 4,42 triliões de kwanzas (34,12 mil milhões de euros).


Actualmente está em curso o processo de debate na especialidade, com a votação final agendada para 9 de Dezembro.


No passado dia 25, o vice-ministro do Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, as Finanças, salientou que o OGE2012 "está no limite dos recursos" que foi possível mobilizar.


O Orçamento Geral do Estado prevê uma taxa de crescimento da economia de 12,8% em 2012, enquanto a meta de inflação está estimada em 10%.» in http://economico.sapo.pt/noticias/angola-deve-mais-de-mil-milhoes-de-euros-a-portugal_132498.html
------------------------------------------------------------------------------------------------
Ora o PIB de Portugal em 2011 deverá rondar os 170 mil milhões de euros... portanto esta dívida de angola deverá rondar aproximadamente 0,5% do PIB Nacional... ganharemos muito mais se esquecermos esta dívida, digo eu que não sou economista!


Eu Sou África - 1º Episódio - (ANGOLA )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover