15/11/11

Animais - Os corvos Corvus corax terão iniciado a sua relação com o Homem ainda em fases primitivas da evolução das sociedades humanas, tendo aprendido a seguir os nossos ancestrais, tal como seguiam os lobos, ursos e outros carnívoros para aproveitarem os restos de comida!




«O mítico Corvo


Os corvos, mais do que qualquer outra ave, têm um lugar especial no imaginário das pessoas, resultado de uma convivência próxima que vem dos primórdios da humanidade.
Os corvos Corvus corax terão iniciado a sua relação com o Homem ainda em fases primitivas da evolução das sociedades humanas, tendo aprendido a seguir os nossos ancestrais, tal como seguiam os lobos, ursos e outros carnívoros para aproveitarem os restos de comida.Esta ave de tendência omnívora (generalista em termos alimentares), comporta-se frequentemente como uma ave necrófaga (alimenta-se de restos de animais encontrados mortos). Os corvos aproveitavam os alimentos caçados/colhidos pelos homens e, quando a oportunidade surgia, os próprios cadáveres humanos serviam-lhe de alimento. À medida que os homens ocuparam a Europa, a familiaridade com os corvos foi-se estabelecendo, e estas aves negras passaram a ter um significado especial para as pessoas no velho continente.


Talvez mais do que qualquer outra ave, o corvo tem um lugar especial no imaginário das pessoas. O corvo aparece no meio do Homo sapiens envolta em mistério, e adquiriu um elevado valor simbólico como agente terrestre de forças sobrenaturais. O corvo passou mais tarde a ser a ave favorita de fábulas, servindo como fulcro de muitas histórias de moral, ou como adorno de contos.» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=2&cid=12329&bl=1
Os Corvos - "Suspiro Noturno"

Verdadeiro Corvo. Guarda da torre de Londres

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover