21/11/11

Amarante - Uma empresa privada vai instalar no concelho de Amarante uma rede com 50 pontos de recolha de óleo alimentar usado para posterior transformação em biodiesel, anuncia hoje fonte da autarquia local!

Empresa vai transformar óleo alimentar em biodiesel


«Empresa vai transformar óleo alimentar em biodiesel


Uma empresa privada vai instalar no concelho de Amarante uma rede com 50 pontos de recolha de óleo alimentar usado para posterior transformação em biodiesel, anuncia hoje fonte da autarquia local.


Até ao final de Dezembro, no âmbito de um protocolo celebrado com a câmara, será disponibilizada à população cerca de meia centena de pontos de recolha, uma dezena dos quais junto a ecopontos.


Só na sede do concelho serão instalados oito equipamentos, designados pela empresa como "oleões", preparados para a recolha do óleo usado. No segundo polo urbano do concelho, Vila Meã, haverá dois equipamentos, em concreto nas freguesias de Real e Ataíde.


Segundo a fonte, "a deposição do óleo deverá ser feita numa garrafa de plástico devidamente fechada para evitar derrames".


Nos caso dos restaurantes que tenham uma grande capacidade de gerar óleos alimentares usados, os interessados podem utilizar recipientes de maior capacidade, podendo ser deixados nas instalações dos serviços urbanos da autarquia.


Cerca de mil litros de óleo alimentar podem gerar mais de 900 litros de biodiesel. Este tipo de combustível, segundo a empresa, apresenta índices de emissão de dióxido de carbono mais baixos do que o gasóleo.» in http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2137565
--------------------------------------------------------------------------------------
Esta é uma boa notícia para Amarante: a criação de uma empresa com vocação para a proteção do ambiente  natural... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover