08/01/11

Liga Zon/Sagres: F.C. do Porto 4 vs Marítimo 1 - Dragões terminam a primeira volta do campeonato com uma goleada sobre o Marítimo!

«Dragões derrubaram Marítimo «à bomba»

O FC Porto carregava, mas não conseguia ultrapassar a resistência do adversário. Até que Guarín, aos 37 minutos, com um pontapé fortíssimo e colocado, abriu o marcador. Este foi o momento mais espectacular de uma partida em que os azuis e brancos não deram hipóteses ao Marítimo (4-1), que até poderia ter saído do Dragão com uma derrota mais pesada.

Os minutos iniciais pressagiaram um encontro interessante. O Marítimo não se remeteu à sua defesa e chegou a tentar pressionar bem alto no terreno. De qualquer forma, os primeiros sinais de perigo saíram dos pés de jogadores azuis e brancos: logo no primeiro minuto, Belluschi obrigou Marcelo Boeck a defesa atenta e, pouco depois, Hulk cruzou da linha de fundo mas não conseguiu servir Varela.

Nos minutos seguintes, as premissas do encontro mantiveram-se, mas com um crescendo permanente da equipa da casa. Minuto a minuto, o FC Porto subia no terreno, assegurava mais posse de bola e rematava com maior frequência. Aos 29 minutos, Varela cruzou para a cabeça de James, mas o remate saiu um pouco por cima.

Cheirava a golo e ele acabaria por surgir na sequência de uma «bomba» impressionante de Guarín. A 37 metros da baliza, aos 37 minutos, o colombiano inaugurou o marcador. Mesmo em cima do intervalo, João Moutinho acertou no poste, na sequência de uma bela jogada colectiva, em que Guarín solicitou o português de calcanhar. Quando o árbitro apitou para o descanso, percebia-se que a onda azul e branca estava imparável.

Nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, só se viu azul e branco e o domínio culminou com mais um «tiro» fatal de Hulk, aos 60 minutos. De fora da área, com força e colocação, o brasileiro fez o 2-0, o seu 20.º tento da época. Isso não foi suficiente para que os portistas se mostrassem satisfeitos e James parecia ser quem mais perseguia o golo: aos 63 minutos, obrigou Marcelo a defesa apertada e, aos 68, apontou um livre directo que falhou o alvo por centímetros.

O tento de Baba, aos 70 minutos, caiu do céu para o Marítimo, até por ter surgido a partir de um livre inexistente. Sapunaru não cometeu falta, mas sofreu sim uma entrada de Djalma. A vantagem mínima manteve-se durante apenas cinco minutos: Guarín reapareceu para, mais em jeito do que em força, fazer o 3-1, à entrada da grande área. Tratou-se, outra vez, de um belo lance colectivo.

Cinco minutos volvidos, surgiu o 4-1: João Moutinho «rasgou» a defensiva contrária, Hulk cavalgou pela esquerda e serviu James, que só teve de encostar. Foi o primeiro golo do colombiano na Liga, algo que o jovem bem procurava e merecia. Até ao apito final, destaque para o regresso de Mariano aos relvados, quase nove meses depois. O argentino ainda colaborou numa ponta final sufocante, em que os Dragões poderiam ter construído um resultado bem mais alargado.

FC Porto-Marítimo, 4-1

 
Liga 2010/11, 15.ª jornada
8 de Janeiro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 26.706 espectadores

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Assistentes: José Cardinal e Jorge Cruz
Quarto árbitro: Augusto Costa

FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Rafa; Guarín, João Moutinho e Belluschi; Varela, Hulk e James
Substituições: Varela por Fernando (67m), Sapunaru por Maicon (74m) e Belluschi por Mariano (83m)
Não utilizados: Kieszek, Walter, Souza e Rúben Micael
Treinador: André Villas-Boas

MARÍTIMO: Marcelo Boeck; Ricardo Esteves «cap», Roberge, Robson e Alonso; Rafael Miranda, Roberto Sousa e Tchô; Marquinho, Baba e Djalma
Substituições: Roberto Sousa por Sidnei (52m), Tchô por Cherrad (64m) e Marquinho por Heldon (81m)
Não utilizados: Marafona, Luciano Amaral, Luís Olim e João Guilherme
Treinador: Pedro Martins

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Guarín (37m e 75m), Hulk (60m), Baba (70m) e James (80m)
Disciplina: cartão amarelo para Robson (16m), Otamendi (20m), Ricardo Esteves (31m), Rafa (35m), Djalma (43m), Roberge (66m), Rafael Miranda (67m), Sapunaru (69m), Guarín (76m) e Sidnei (80m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpmaritimocro_080111_58155.asp

Imagens de um jogo em que Guarin só via a baliza do Marítimo!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Que Lei anti-Festa do Futebol é esta que reprime a Festa da Futebol: Um jogador leva um amarelo por colocar um chapéu na comemoração de um golo!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover