20/01/11

Cidade do Porto - Rua de Sá da Bandeira, uma Rua com História e plena de estórias!

Sem título
Uma fotografia do Porto Comercial, dos Mercadores, Rural e Industrial do início do Século XX, neste caso na famosa Rua de Sá da Bandeira! 

32b5916ffa5a02aa87d0d7b48f49677b
A Mítica Brazileira, a Casa do Café da Cidade do Porto!


Esta é a Cidade do Trabalho, com a beleza que o sofrimento do seu Povo transportou ao longo dos tempos... e sempre uma Cidade muito Revolucionária e Progressista!


«Rua de Sá da Bandeira


Rua de Sá da Bandeira Rua Sa Bandeira placa (Porto).JPG
Rua de Sá da Bandeira
Concelho(s): Porto
Freguesia(s): Santo Ildefonso
Lugar, Bairro: Baixa do Porto
Início: Rua de Trinta e Um de Janeiro
Término: Rua de Gonçalo Cristóvão
Comprimento: 875 m
Abertura: 1836
Rua Sa Bandeira (Porto).JPG
Rua de Sá da Bandeira
Toponímia do Grande Porto


A Rua de Sá da Bandeira é um arruamento na freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto, em Portugal.


A rua foi assim chamada em homenagem a Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, figura proeminente das Guerras Liberais, nomeadamente do episódio do Cerco do Porto.


Começou a ser aberta em 1836, através de terrenos que pertenciam à abandonada cerca dos padres Congregados, que fugiram do Porto, abandonando o convento, quando D. Pedro entrou na cidade à frente do Exército Libertador.


A intenção do município, ao rasgar esta nova artéria, foi a de estabelecer uma ligação rápida e directa entre a então Praça de D. Pedro e a Rua do Bonjardim. As obras começaram em 1836 mas só sete anos depois (1843) se começaram a construir casas e as primeiras que se levantaram foram as que ficaram com as traseiras voltadas para a Viela dos Congregados.


Em 1848 no cunhal do prédio que fazia esquina da nova artéria coma antiga parte do Bonjardim, ou seja, no cunhal do prédio que viria, mais tarde, a dar lugar a outro onde esteve o Banco Pinto de Magalhães, construiu-se uma fonte pública, com duas bicas que era alimentada pelo manancial de Camões. Por volta de 1875 a Câmara deliberou arrasar as Vielas da Neta e fazer o prolongamento da Rua de Sá da Bandeira para o Norte.


Um ano depois estavam feitas todas as expropriações e começou o rompimento da rua que iria prolongar o troço já existente até à Rua Formosa. Em 1880 já esta parte estava aberta ao trânsito. Em 1904 começaram as obras para continuidade da Rua de Sá da Bandeira até à Rua de Fernandes Tomás.


Onze anos depois as obras voltaram-se para Sul, porque o vereador Elísio de Melo resolveu alargar a parte da Rua do Bonjardim, compreendida entre a nova Rua de Sá da Bandeira e a então chamada Rua de Santo António.


Concluída a obra foi este renovado troço considerado como um prolongamento da Rua de Sá da Bandeira e nela incorporado e à parte que ligava a Rua do Bonjardim à Praça foi dado o nome de Sampaio Bruno. Corria o ano de 1916. Começavam as obras para a abertura da Avenida dos Aliados.
[editar] Ligações externas
O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Rua de Sá da Bandeira


* Rua de Sá da Bandeira no Google Street View.
* R. de Sá da Bandeira (CMP)» in Wikipédia.



(Porto, Down Town Techno Ride)


Mais informações sobre esta Rua Sá da Bandeira no seguinte Link:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=832620

A Cidade do Porto, onde nasci em Massarelos é Património da Humanidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover