31/01/11

Faculdade de Letras da Universidade do Porto - "O Belo em S. Agostinho" - Este é o mote para o Seminário “O Belo em S.Agostinho” que se vai realizar nos dias 29 de Janeiro, 5 e 12 de Fevereiro, na FLUP!

«O Belo em S. Agostinho

«Não conhecia então estas coisas e amava as coisas belas e inferiores, e ia para o abismo, e dizia aos meus amigos: "Acaso alguma coisa amamos a não ser o belo? Mas que é o belo? E que é a beleza? Que é que nos atrai e nos une às coisas que amamos? Se nelas não houvesse graça e formosura, de nenhum modo nos atrairiam para si." E reparava e via nos corpos que uma coisa era, por assim dizer, o todo e, por isso, belo, outra coisa era o que ficava bem, porque de forma apta se adequava a alguma coisa, como a parte do corpo ao seu todo, ou como o calçado ao pé, e outras coisas idênticas. Esta consideração brotou no meu espírito, do íntimo do meu coração, e escrevi os livros Da beleza e do Apto, creio que dois ou três, tu sabes, ó Deus: já se me escapou. Com efeito já não os temos, pois extraviaram-se, não sei como.»

Santo Agostinho, Confissões, IX, viii, 13 (trad. A. E. Santo - J. Beato - M . C. C.-M. S. Pimental, edição bilingue, INCM, Lisboa 2002, p. 151).

Este é o mote para o Seminário “O Belo em S.Agostinho” que se vai realizar nos dias 29 de Janeiro, 5 e 12 de Fevereiro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Proferido por Luis Evandro Hinrichson, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o seminário tem a duração de 12 horas e pretende aprofundar a leitura e interpretação do pensamento de Agostinho de Hipona em torno da questão do belo.

A participação faz-se por inscrição prévia e gratuita até ao limite de lugares disponíveis, para o e-mail: gfm-secretariado@letras.up.pt

FLUP» in http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=6720&pesq=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover