24/01/11

Amarante - A Câmara Municipal o projecto e abriu concurso para a construção de mais um centro escolar, neste caso, o de Telões!

Imagem Activa
«Concurso público construção de Centro Escolar
 

Gabinete de Comunicação Câmara de Amarante

. A elaboração do projecto esteve a cargo dos gabinetes do Arquitecto Vítor Rabaça Simões e C30 – Estudos e Projectos de Engenharia, Lda., contratados para a elaboração dos projectos de arquitectura e de especialidades de engenharia.
A Carta Educativa do Concelho de Amarante preconiza a conversão da EB 2,3 de Telões em Escola Básica Integrada, com a inserção nas suas instalações de todos os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico das freguesias de Telões e Freixo de Baixo.
Em consequência, serão extintos os 7 estabelecimentos escolares existentes nessas freguesias (Freitas e S. Brás já encerraram no presente ano lectivo e Todeia já estava encerrada) com excepção da EB1 da Estrada, que será reconvertida em jardim-de-infância. Assim, o presente projecto visa a construção de um novo pavilhão de salas de aula com capacidade para acolher 360 crianças.
É um projecto que se direcciona para o número ideal de alunos e vai permitir uma mais adequada resposta à necessidade de articulação de níveis de ensino já que a execução do projecto educativo do agrupamento se torna mais fácil com a concentração de espaços.
O novo pavilhão, com uma tipologia formal e construtiva idêntica à da preexistência, vai ser implantado na parte sul do recinto da escola, sendo constituído por dois blocos ligados por passadiço, ambos com dois pisos, sendo a área bruta total de 2.465 metros quadrados.
No rés-do-chão estão previstas seis salas de aula, uma sala polivalente e uma sala para pessoas com multidificiência e no 1º andar 10 salas de aula e dois gabinetes de professores, cumprindo-se assim o programa estabelecido na Carta Educativa.
Os dois pisos estão dotados de instalações sanitárias e espaços técnicos e de arrumos e possuem comunicações internas por escada e elevador. Todos os espaços comuns (refeitório, biblioteca, recreios, etc.) estão assegurados pelas actuais instalações da escola.
O preço base é de 1.675.000,00 euros, valor que obriga a um procedimento de contratação por concurso público, e o prazo de execução é de 240 dias. Este investimento junta-se aos dois recentemente lançados: Madalena/Lufrei e Vila Garcia/Aboim/Chapa/Gatão, cujas propostas se encontram em fase de análise.
Refira-se que para aquelas duas empreitadas concorreram mais de quarenta empresas, o que dá bem a noção do interesse com que os concorrentes olham para as obras lançadas pelo Município de Amarante.
Diga-se, por último que estão já em funcionamento, em conformidade com a carta educativa, os centros escolares de Freixo de Cima, de Roçadas e do Marão.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1374&Itemid=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover