16/01/11

Amarante - Hoje foi o Domingo dedicado a São Gonçalo, a Personagem mais importante de Amarante e de São Paio de Vizela!

DSCF5019 DSCF5020
Amarante, em Domingo de São Gonçalo, dia de oferecer figos benzidos pelo Santo...

«Sampaienses trouxeram S. Gonçalo para o meio do Povo

Num período em que decorrem em S. Paio de Vizela os festejos em honra do Beato Gonçalo (de 26 de Dezembro a 16 de Janeiro), a Comissão de Festas trouxe para a rua, de forma definitiva, a imagem de S. Gonçalo que estava no interior da igreja e colocou-a num pedestal num largo que tem precisamente o nome de Largo S. Gonçalo. Domingos realiza-se o cortejo de tremoços (800kg de tremoços que são distribuídos graciosamente) e vinho de S. Gonçalo, um dos pontos altos destas festas.
Dizem os estudiosos que S. Gonçalo (de Amarante) foi pároco em S. Paio de Vizela. O beato, que nasceu ali ao lado no lugar de Arriconha em Tagilde, tem sido evocado todos os anos. A cerimónia abre com o levantamento do mastro (o maior eucalípeto da freguesia) com as bandeiras oficiais. É à força dos braços humanos que o enorme pau sobe nos céus.
Este sábado há uma espectáculo de variedades com Zé Amaro como cabeça de cartaz e no domingo realiza-se o cortejo dos tremoços e vinho de S. Gonçalo onde participa a Sociedade Filarmónica Vizelense.
O santo (ou beato) já pode ser adorado o exterior.» in http://www.digitaldevizela.com/2011/01/sampaienses-trouxeram-s-goncalo-para-o.html

------------------------------------------------------------------------------------------
Também os habitantes de São Paio de Vizela estão em Festa, Vizela e Amarante estão umbilicalmente ligados pelo mesmo denominador comum.... São Gonçalo!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover