01/01/11

Desporto Atletismo - Sara Moreira vence São Silvestre Amadora!

«Sara Moreira vence São Silvestre Amadora

Atleta portuguesa terminou a corrida de São Silvestre da Amadora com mais de um minuto de avanço sobre a segunda classificada.

Sara Moreira era a atleta mais cotada na linha de partida para a São Silvestre da Amadora e confirmou plenamente esse estatuto, com uma vitória muito folgada, com mais de um minuto de avanço sobre a segunda.
No sector masculino, o triunfo português escapou por muito pouco, com Manuel Damião a ser segundo, a apenas um segundo do queniano Nicolas Korir.
A mais tradicional das corridas de São Silvestre portuguesas, já em 36.ª edição, continuou a manter um bom nível quanto a atletas de elite inscritos, tanto lusos como africanos ou da Europa de Leste, mas não contou com mais nenhum fora de série além de Sara, o que explica bem a sua destacadíssima vitória.
Depois de ter sido terceira e segunda na Amadora, em anos anteriores, agora completou os 10 quilómetros em 33.56 minutos, com a dupla russa distante, a completar o pódio em 35.13.
Logo no arranque da prova, Sara Moreira foi para a frente da corrida e depois ampliou essa vantagem rapidamente, passando a meio da prova já com cerca de 400 metros de avanço.
Mais disputada foi a corrida masculina, com Manuel Damião, Licínio Pimentel e Euclides Varela a aguentar a passada dos competidores africanos, vindos do Quénia, da Eritreia e do Zimbabué.
Nicolas Korir, segundo no ano passado, só conseguiu o triunfo ao sprint, com 29.09 minutos, um segundo menos que Damião, fechando o pódio Goitom Kifle, com 29.16.
Jessica Augusto, a campeã europeia de corta-mato e vencedor hoje em Madrid, e Dulce Félix chegaram a ser anunciadas para a Amadora, mas acabaram por decidir não correr, o que deixou Sara Moreira sem concorrência.
"Isso abriu-me óptimas expectativas para eu achar que podia ganhar e por isso impus aquele ritmo logo à partida, para conseguir terminar mais relaxada", explicou a atleta, medalhada de bronze em 5000 no último europeu de pista.
Sara relembrou que é já o quarto ano que compete na Amadora: "Iniciei este caminho com um terceiro lugar, fui segunda dois anos e à quarta ganhei aqui. Tenho apenas 25 anos e acho que poderei ganhar mais vezes".
Para 2011 fixa como objectivos estar "ao mais alto nível" no campeonato da Europa de pista coberta de Paris e no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul.
"Vou-me preparar para os 3000 metros obstáculos ao mais alto nível", confessa, admitindo mesmo que é uma especialidade em que se sente “segura" e em que pensa bater o recorde nacional, se estiver em forma no verão.
Manuel Damião, por seu lado, fez uma corrida "sempre muito junto aos atletas africanos e atento às mudanças de andamento" para tentar depois o triunfo, que ainda lhe escapa no currículo - diz mesmo que não gostava de acabar a carreira sem ganhar na Amadora.
Para o fim, esperava fazer valer a sua ponta final - é ainda o segundo melhor português, em 1500 metros. "Discuti o sprint até ao fim, mas o Korir surpreendeu-me na curva".
"No atletismo, só pode ganhar um... espero um dia ainda vencer esta prova, é um dos meus grandes objectivos, porque só um lote muito restrito de portugueses o conseguiram e eu gostava de fazer parte desse grupo", finalizou.
Classificações:
- Masculinos
 1. Nicolas Korir, Que                  29.09 minutos
 2. Manuel Damião, Conforlimpa          29.10
 3. Goitom Kifle, Eri                   29.16
 4. Euclides Varela, individual         29.27
 5. Licínio Pimentel, Conforlimpa  29.28
- Femininos
 1. Sara Moreira, Maratona              33.56 minutos
 2. Eugenia Danilova, Rus               35.13
 3. Maria Kovaleva, Rus            35.13
 4. Ercília Machado, SC Braga      35.20
 5. Hellen Jepkosgei, Que               35.32» in http://desporto.sapo.pt/atletismo/artigo/2011/01/01/sara_moreira_vence_s_o_silvestre.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover