30/01/11

Amarante - Municipios do Tâmega e Sousa recebem apoios do PRODER!

«Tâmega e Sousa recebe apoios do PRODER

Trinta e sete projectos agrícolas e turísticos na região do Tâmega e Sousa receberam um envelope de financiamento de 5,1 milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).
Os projectos agora comparticipados a fundo perdido em 2,9 milhões de euros prevêem a criação, a curto prazo, de cerca de 80 postos de trabalho. “Estes apoios financeiros vão ter um efeito reprodutivo, porque ajudarão a dinamizar a economia da região, fixando a sua população rural”, explicou, Gabriela Ventura, gestora do PRODER.
Os projectos agora financiados disseminados pelos concelhos de Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Resende, Cinfães e Penafiel, estão incluídos na 1ª fase da candidatura apresentada pela cooperativa Dolmen ao PRODER.
Há de tudo um pouco: desde a criação de novos pólos de turismo em espaço rural, passando pelo comércio de produtos hortícolas de pequenos agricultores, abertura de loja produtos locais e respectiva ampliação com dois pólos, um no Marco e outro em Amarante, até à área de tradução com a empresa “Globalang” que tem como clientes finais a Microsoft, a Fuji, a Medica ou a Sonae.
Há igualmente um projecto de televisão na internet, a “Douro Verde TV”, mas também a assistência técnica na produção de kwivis. Neste caso, em particular, a empresária, Martinha Vieira, apercebendo-se da existência, no Marco de Canaveses, do entreposto e produção de kwivis “Prosa” da Sonae, criou a sociedade unipessoal “Martinha, Serviços Agrícolas” para prestar ajuda técnica aos pequenos produtores de kwivi.

“O nosso território é mais dinâmico do que se julga, nomeadamente associado às micro e pequenas empresas. Áreas como turismo em espaço rural, produção de vinhos e carne, mas também ligadas aos factores de inovação e diferenciação no mercado das novas tecnologias, em áreas de ponta com muito conhecimento incorporado ”, explicou ao RCP, José Luís Carneiro, presidente cessante da Dolmen e que liderou politicamente o processo de candidatura ao PRODER.
A segunda fase de candidaturas irá completar um pacote total de financiamento a fundo perdido à região de 17 milhões de euros a investir num território onde vivem 160 mil pessoas.
António Orlando» in http://www.radioclube-penafiel.pt/_tamega_e_sousa_recebe_apoios_do_proder
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Amarante bem precisa de mais projectos aprovados e concretizados, pois continua a definhar a nível económico e a perder preponderância estratégica nesta região, das mais pobres de Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover