08/01/11

Amarante - Centro histórico e a freguesia de Padronelo, revela níveis de radioatividade natural elevados!

«Radioactividade acima da lei
Casas e água com níveis elevados de radão

00h32m

Marta Neves
O concelho de Amarante, e mais concretamente o centro histórico e a freguesia de Padronelo, revela níveis de radioatividade natural elevados. Essa é a principal conclusão de uma tese de mestrado em Recursos Geológicos, que foi premiada recentemente.
Lisa Martins, 26 anos, quando se matriculou no mestrado de Recursos Geológicos e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), estava longe de imaginar que a pesquisa sobre a radioatividade natural em Amarante revelasse valores "tão significativos", designadamente em habitações e em fontanários.
Ainda assim, para a investigadora os dados não são "alarmantes", recomendando a "ventilação frequente das habitações".

"Há um estudo semelhante, feito em Vila Real, com níveis preocupantes. Porém, em Amarante verificou-se uma maior dose de radioatividade  natural", disse, a investigadora da UTAD, explicando que a "a principal fonte de radiação natural é o gás radão, proveniente do urânio, existente nas rochas, nos solos e na água".

Durante ano e meio, Lisa Martins , orientada pela professora Maria Elisa Gomes (da UTAD), e pelo professor Luís Figueiredo Neves (da Universidade de Coimbra), contando também com a colaboração do Laboratório da Radioatividade Natural da Universidade de Coimbra, fez "uma avaliação do potencial radiométrico no terreno, associado às diferentes rochas", contou.

"Recolhemos amostras de água de fontanários e nascentes e deixámos, durante três meses, detetores em dezenas de habitações, durante o Inverno", explicou a investigadora, chamando a atenção para o facto de ter escolhido essa altura "por  se verificar uma menor ventilação das casas e, com isso, maiores níveis de radão".

Relativamente à concentração de radão nas águas da região, foram obtidos em seis locais (dos 14 observados) valores acima da média. No que diz respeito às habitações, a análise dos 73 detetores mostra que as elevadas concentrações de radão ocorrem no granito da  zona de Padronelo, presente também no centro histórico de Amarante.
"Das 73 casas, 35 apresentam valores de radão superiores aos recomendados pela legislação nacional", referiu Lisa Martins, sublinhando a necessidade das "autoridades municipais levarem a cabo sessões de esclarecimento público" e "incluírem estes estudos na elaboração dos Planos de Ordenamento do Território". 

 Até porque, "nos solos, o gás radão tende a dissipar-se, mas no interior das casas pode mesmo atingir concentrações que, ao longo do tempo de exposição, poderão originar neoplasias pulmonares, leucemia infantil e arteriosclerose", acrescentou Lisa.» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Amarante&Option=Interior&content_id=1751539&page=-1 
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Urge tomar medidas para fazer face a este problema que a população ignora. Reconheço que depois de Vila Real ter acusado o mesmo problema, fiquei algo preocupado com os estudos referentes a Amarante, uma vez que nas duas impera o granito como base de construção.

2 comentários:

Pin It button on image hover