31/05/12

Amarante - O novo hospital de Amarante, um investimento de 30 milhões de euros, entrou esta quarta-feira em funcionamento, disponibilizando os serviços de consulta externa de psiquiatria e de hospital de dia, anunciando-se para Junho a abertura da urgência, avança a agência Lusa!


«Novo hospital de Amarante já abriu as primeiras valências


O novo hospital de Amarante, um investimento de 30 milhões de euros, entrou esta quarta-feira em funcionamento, disponibilizando os serviços de consulta externa de psiquiatria e de hospital de dia, anunciando-se para Junho a abertura da urgência, avança a agência Lusa.


Segundo um comunicado do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, nos próximos meses estarão operacionais as demais valências, incluindo o internamento e o bloco operatório.


Contudo, a data da inauguração não foi ainda revelada, referindo-se apenas que ocorrerá até ao final do ano, altura em que, lê-se no comunicado, “a capacidade instalada deverá já garantir a resposta às necessidades assistenciais da população”.


“O Hospital de Amarante é a concretização de um novo modelo hospitalar centrado no doente”, acrescenta o documento, destacando que a nova unidade conta com “a tecnologia mais avançada”.


Neste equipamento de saúde, assinala a administração do centro hospitalar, “a cirurgia de ambulatório assumirá um papel preponderante, correspondendo aos mais recentes padrões da evolução da arquitectura hospitalar”.


Segundo a fonte, o novo hospital, equipado com três blocos operatórios, “proporcionará à população da região uma melhoria na acessibilidade aos cuidados de saúde, com redução substancial dos tempos de espera”.» in http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/31-05-12/novo-hospital-de-amarante-ja-abriu-primeiras-valencias


(Amarante Hospital de Amarante)

30/05/12

Política Internacional - Christine Lagarde causou polémica ao dizer que os gregos deviam pagar os seus impostos, mas a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) tem um salário de 372.300 mil euros por ano, a que se juntam outros 66.640 mil de despesas de representação, totalmente livres de impostos...

A diretora do FMI é aumentada todos os anos


«Christine Lagarde manda pagar impostos mas não paga


A diretora do Fundo Monetário Internacional recebe um total de 438,94 mil euros por ano... livres de impostos. Ganha mais do que o Presidente dos Estados Unidos.


Christine Lagarde causou polémica ao dizer que os gregos deviam pagar os seus impostos, mas a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) tem um salário de 372.300 mil euros por ano, a que se juntam outros 66.640 mil de despesas de representação, totalmente livres de impostos, diz o jornal inglês "The Guardian".


A diretora do FMI - que numa entrevista publicada sábado disse estar mais preocupada com a África subsaariana do que com a Grécia e insinuou que o problema dos gregos era não pagarem impostos -, recebe ao todo 438.940 mil euros por ano sem ter de pagar qualquer taxa ao Estado.


O diário inglês revela ainda que Lagarde recebe mais do que o Presidente dos EUA, que está obrigado a pagar impostos. 


Esta "facilidade" de Christine Lagarde deve-se ao facto do seu posto de trabalho usufruir do estatuto diplomático, baseado no artigo 34 da Convenção de Viena que diz que "um agente diplomático deve ficar isento de todos os impostos e taxas". A mesma "benesse" têm quase todos os funcionários das Nações Unidas.


O contrato da antiga ministra das Finanças do Governo de Sarkozy tem ainda uma cláusula que obriga a um aumento de salário, todos os anos, a 1 de julho.


Christine Lagarde, 56 anos, venceu a corrida para diretora do FMI depois do escândalo sexual que obrigou Dominique Strauss-Kahn a abandonar o cargo. Na altura, Lagarde era ministra das Finanças do  executivo de Sarkozy. Licenciada em direito é a primeira mulher a liderar o FMI.» in http://expresso.sapo.pt/christine-lagarde-manda-pagar-impostos-mas-nao-paga=f729383#ixzz1wIp8vyWh
----------------------------------------------------------------------------------
Bem prega Frei Tomás: Olhai para o que ele diz, não olheis para o que ele faz...


(Declarações da diretora do FMI indignam Atenas)


(Gregos zangados com as críticas da diretora do FMI)


(As declarações da diretora do FMI Lagarde inflamam ainda mais a revolta dos gregos)

29/05/12

Amarante - 1.ª Comunhão da Beatriz, Igreja de São Gonçalo de Amarante!

1



Domingo, 27 de maio de 2012, Primeira Comunhão da Beatriz!

F.C. do Porto Hulk - À 10.ª internacionalização pela "canarinha", Hulk estreou-se a marcar, e logo com um "bis"!




«HULK "BISA" PELO BRASIL


À 10.ª internacionalização pela "canarinha", Hulk estreou-se a marcar, e logo com um "bis". No encontro particular disputado na Imtech Arena, em Hamburgo (Alemanha), o Brasil bateu a Dinarmarca por 3-1, com o "Incrível" a apontar o primeiro e terceiro golos. O 1-0 surgiu aos sete minutos, num remate de fora da área, enquanto o 3-0 foi resultado de uma arrancada em que o avançado desequilibrou um defesa contrário e bateu o guarda-redes Sorensen. A Dinamarca, que está integrada no grupo B do Europeu, ao lado de Portugal, reduziu no segundo tempo.


A exibição de Hulk e da selecção brasileira - que prepara a participação no torneio olímpico de futebol, que se disputa em seis estádios do Reino Unido, entre 26 de Julho e 11 de Agosto - foi já bastante elogiada na comunicação social do país sul-americano. Para além do avançado, alinharam pelo Brasil os portistas Danilo (como titular) e Alex Sandro (substituiu Marcelo na segunda parte).


Noutras partidas de carácter particular, o médio Defour foi suplente utilizado no empate (2-2) entre Bélgica e Montenegro, na sexta-feira. Já este sábado, João Moutinho e Rolando foram titulares no empate (0-0) entre Portugal e a Macedónia, em Leiria. Varela entrou em campo no segundo tempo.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futhulkbrasil_260512_69143.asp


(Melhores Momentos - Brasil 3 x 1 Dinamarca - Amistoso internacional)



(O INCRIVEL HULK)



(Gols de Brasil 3 x 1 Dinamarca - Amistoso Seleção Brasileira 2012 26/05/12 Hulk e Oscar)

Amarante - Festas em Honra de São Gonçalo de Amarante, 1, 2 e 3 de Junho!



"Há em Amarante quem repudie o seu padroeiro...

Começa a ser claro que, em Amarante, há gente com responsabilidade a todos os níveis, que se envergonha do Beato Gonçalo...

Em jantares, conversas de gabinetes e de café, zurzir em São Gonçalo e ridicularizá-lo começa a ser vulgar, em meios anticlericais e, pasme-se, igualmente, nos que mais o deveriam defender...

Por certo, querem fazer esquecer a importância de São Gonçalo na génese de Amarante e no seu crescimento e desenvolvimento ao longo dos tempos...

Nas minhas conversas com o falecido Dr. Luís Coutinho, já o ouvia enunciar este facto, com grande mágoa sua, pois, para ele, Amarante só teria a ganhar com um turismo estribado na cultura e tradição deste Beato que tanto fez por Amarante...

Bastará atentar no que aconteceu numa das nossas ex-colónias, o Brasil, e facilmente se poderá constatar, na difusão e profusão do culto a São Gonçalo de Amarante...

Muita gente, no país e no mundo associa automaticamente, Amarante a São Gonçalo, muita gente viveu à sombra de São Gonçalo, ao longo dos tempos... não tenhamos medo de honrar São Gonçalo, muito lhe devemos...

Para mim, como já referi bastas vezes, neste e noutros fóruns, as Festas em Honra de São Gonçalo deveriam ser a 10 de Janeiro, assim como o feriado municipal... mas o paganismo falou mais alto e a laicidade anticlerical vai ganhando aos poucos pontos... com Amarante a perder importância Regional, que  o culto de São Gonçalo sempre nos conferiu...

Vivemos tempos de mudança, há uma grande intentona anticlerical... é notória... mas que não sejam os que mais tem interesse em que Amarante cresça, com o apoio da bengala de São Gonçalo, a permitir que se paganize totalmente o Culto na cidade, ao ponto de adorarem mais os Diabos de Amarante... significativo!"  (Helder Barros, 29-06-2012)




«Gonçalo de Amarante
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados de São Gonçalo, veja São Gonçalo.


São Gonçalo (O.P.) (também conhecido como São Gonçalo de Amarante; Arriconha, Tagilde, Vizela, 1187 - Amarante, 10 de Janeiro de 1259), eclesiástico português considerado beato pela Igreja Católica, gozando de grande devoção popular. Existem, em sua honra, as Festas de São Gonçalo. A forma correcta de o denominar é Beato Gonçalo de Amarante.
Índice  [esconder] 
1 Origens
2 O sacerdote
3 Regressa da Terra Santa
4 Abraça a vida dominicana
5 Elevado às honras dos altares
6 Devoção popular
[editar]Origens

Nasceu Gonçalo de Amarante, da família dos Pereiras, no lugar de Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo de Vizela, igualmente concelho de Vizela. Em Arriconha não falta, desde tempos imemoriais, a capela dedicada a São Gonçalo.
Os seus pais eram pessoas de nobre linhagem e deram ao seu filho uma esmerada educação cristã não só pela palavra como, sobretudo, pelos exemplos das suas virtudes cristãs.
[editar]O sacerdote

Atingido o uso da razão, foi confiado a um douto e virtuoso sacerdote sob cuja direcção iniciou os seus estudos. Chamava a atenção a sua modéstia, a candura, o esforço em se aperfeiçoar na prática da vida cristã e os progressos que ia fazendo nos estudos. Entre outros foram estes os motivos principais que moveram o Arcebispo de Braga a admiti-lo, como seu familiar, e, sob os auspícios do Prelado, cursou as disciplinas eclesiásticas, vindo a ser ordenado sacerdote e nomeado Pároco da freguesia de São Paio (ou São Pelágio) de Riba-Vizela, apesar da sua humildade e resistência.
No desempenho do seu múnus pastoral começou a brilhar na prática das virtudes, sobressaindo no zelo apostólico, na castidade e na prática das obras de misericórdia para com os pobres, gastando a maior parte dos rendimentos da paróquia em aliviar as suas necessidades materiais, sem esquecer as necessidades espirituais do seu rebanho, prodigalizando a todos amor e consolação.
Alimentava, no seu coração, um desejo ardente de visitar os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo e os lugares santos da Palestina a fim de melhor viver as mistérios cristãos. Obtida a licença do seu bispo, deixou os seus paroquianos ao cuidado dum sobrinho sacerdote e peregrinou: primeiro, a Roma, donde passou a Jerusalém e demais terras da Palestina, onde se demorou catorze anos. Entretanto, começou a sentir certo remorso por tão longo abandono da sua paróquia, avivaram-se as saudades da pátria e dos seus filhos espirituais e veio-lhe, ao íntimo, o pressentimento dos males espirituais de que padeciam, provocados por tão longa ausência e possível falta de zelo de seu sobrinho. Foram motivos mais que suficientes para regressar, apesar dos inumeráveis incómodos e perigos que a viagem supunha.
[editar]Regressa da Terra Santa

O seu sobrinho, além de o não aceitar e não reconhecer como verdadeiro e legítimo pároco, escorraçou-o de casa e conseguiu, mediante documentos falsos, provar ao Arcebispo D. Silvestre Godinho que Gonçalo morrera e ser nomeado pároco da freguesia.
Resignado com semelhante atitude, deixou S. Paio de Riba-Vizela e foi-se pregando o Evangelho por aquelas terras até à margem do Tâmega, vindo a encontrar o lugar onde hoje é a cidade de Amarante, então sítio inculto e quase despovoado, mas apto para a vida eremítica. Construiu uma pequena ermida que dedicou a Nossa Senhora da Assunção, nela se recolheu, saindo, de vez em quando, a pregar nos arredores e consagrando o tempo que lhe sobrava à oração e à penitência.
Sentia, no entanto, necessidade de encontrar um caminho mais seguro em ordem a alcançar a glória eterna. Jejuou uma Quaresma inteira a pão e água e suplicou fervorosamente a Nossa Senhora lhe alcançasse do Senhor esta graça… Diz-se que a Virgem Maria lhe apareceu e lhe disse procurasse a Ordem em que iniciavam o seu Ofício com a Saudação angélica ou Ave-Maria. Essa Ordem era a dos Pregadores ou Dominicanos.
[editar]Abraça a vida dominicana

Encaminhou-se para o Convento de Guimarães da Ordem dos Pregadores, recentemente fundado por São Pedro González Telmo, grande apóstolo da região de Entre-Douro e Minho, o qual lhe deu o hábito e, uma vez feito o noviciado, ao modo daquele tempo, o admitiu à profissão religiosa e, depois de algum tempo lhe deu licença para, com um outro religioso, voltar para o seu eremitério de Amarante, continuando a sua vida evangélica e caritativa.
Com o seu ministério operou muitas conversões, levou o povo à prática duma autêntica vida cristã, sem esquecer de os promover socialmente em muitos aspectos. Sobressai neste particular a construção de uma ponte em granito sobre o rio Tâmega, angariando pessoalmente donativos em terras circunvizinhas e levando os moradores mais abastados a darem ajuda vultosa para assim pagarem aos operários.
O povo atribui-lhe muitos milagres, mesmo de ordem material, desde o começo até terminar a construção da referida ponte.
Concluída a ponte, S. Gonçalo viveu ainda alguns anos dedicado à pregação e à vida de oração, enriquecendo-se de virtudes e merecimentos. Reza a tradição que Nossa Senhora lhe revelou o dia da sua santa morte para a qual se preparou com a recepção dos Sacramentos da Igreja. Descansou santamente no Senhor, a 10 de Janeiro de 1262. O seu venerado corpo, após a celebração das solenes exéquias por sua alma, foi sepultado na referida ermida, continuando a efectuar-se muitos milagres, atribuídos à sua intercessão.
Mais tarde, a ermida primitiva construída por S. Gonçalo foi ampliada em igreja. Sobre esta, em 1540, D. João III mandou erguer o sumptuoso templo e convento que ainda hoje existem e que são monumento histórico da cidade de Amarante de que S. Gonçalo pode muito bem ser considerado segundo fundador.


Igreja de São Gonçalo em Amarante (Portugal)
[editar]Elevado às honras dos altares

Efectuaram-se três Processos canónicos em ordem à Beatificação e Canonização de S. Gonçalo, o último dos quais foi levado a cabo por D. Rodrigo Pinheiro, Bispo do Porto, por comissão do Papa Pio IV (1561). A instâncias de EI-Rei D. Sebastião, do Arcebispo de Braga, da Ordem dos Pregadores, do Cardeal D. Henrique e da população de Amarante, a sentença de Beatificação foi promulgada a 16 de Setembro de 1561 pelo representante da Sé Apostólica, confirmando-se a concessão de lhe tributar culto público permitido antes pelo Papa Júlio III (1551).
Mais tarde, o Papa Clemente X, em 10 de Julho de 1671, estendeu a toda a Ordem dos Pregadores e a todo o reino de Portugal a concessão de honrarem este glorioso Santo, um dos santos mais populares de Norte a Sul do País, especialmente no Norte, com Missa e Ofício litúrgicos próprios. O seu culto espalhou-se pelos domínios ultramarinos de Portugal, chegando à Índia e ao Brasil, como o confirma um longo e engenhoso sermão do Padre António Vieira sobre S. Gonçalo. É celebrado a 10 de Janeiro.
Tornou-se o santo patrono da cidade de Amarante, onde faleceu, e ainda das cidades de São Gonçalo do Amarante nos estados brasileiros do Rio Grande do Norte e do Ceará (nessas cidades homónimas também o padroeiro permaneceu idêntico).
É, no entanto, importante salientar que Gonçalo de Amarante, apesar de chamado Santo pelo povo, na verdade é apenas Beato, porque o processo de canonização nunca foi levado a bom termo, ao contrário da sua beatificação. Deste modo, a forma correcta de o denominar é Beato Gonçalo de Amarante, o que é atestado pelos calendários litúrgicos portugueses.
[editar]Devoção popular

Os moradores do Bairro da Beira Mar, na freguesia da Vera Cruz, em Aveiro, tratam, carinhosamente, São Gonçalo de Amarante por São Gonçalinho. A capela existente neste bairro aveirense em honra deste santo é conhecida como Capela de São Gonçalinho.
Em várias cidades do Brasil, como Cajari, Matinha e Viana, no Maranhão, e Cuiabá, em Mato Grosso, também festejam com devoção São Gonçalo de Amarante, com uma dança folclórica, o Baile de São Gonçalo.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Gon%C3%A7alo_de_Amarante





"São Gonçalo de Amarante

São Gonçalo de Amarante,
Casamenteiro das velhas,
Porque não casais as novas?
Que mal vos fizeram elas?

[instrumental]

São Gonçalo de Amarante,
Casamenteiro das velhas,
Porque não casais as novas?
Que mal vos fizeram elas?

Seis barricas de alcatrão,
Minha orquestra de badalo,
Eis aqui a minha festa 
Que se faz a São Gonçalo.

Ó Meu São Gonçalo,
Meu São Gonçalinho,
Eu quero-me casar,
Ai, dai-me um maridinho.

[instrumental]

São Gonçalo de Amarante,
Casamenteiro das velhas,
Porque não casais as novas?
Que mal vos fizeram elas?

[instrumental]

São Gonçalo de Amarante,
Quer que lhe baile,
Quer que lhe cante..."


(São Gonçalo de Amarante - Isabel Silvestre)


(SÃO GONÇALO DE AMARANTE)

(Orgão de Tubos-Igreja S Gonçalo-Amarante 26-3-2011)

28/05/12

Double - Mais uma banda com muito sucesso nos anos míticos de 80!


Double - "The Captain Of Her Heart" - (Official Video)



Double - "The captain of her heart" - (live - 1985)





"The captain of her heart


It was way past midnight
And she still couldn't fall asleep.
This night the dream was leaving
She tried so hard to keep.
And with the new day's morning
She felt it drift away.
Not only for a cruise, not only for a day.
Too long ago, too long apart
She could not wait another day for
The captain of her heart.
As the day came up, she made a stop.
She stopped waiting another day for
The captain of her heart.
Too long ago, too long apart
She could not wait another day for
The captain of her heart.
Too long ago, too long apart
She could not wait another day for
The captain of her heart.
As the day came up, she made a stop.
She stopped waiting another day for
The captain of her heart.
Too long ago, too long apart
She could not wait another day for
The captain of her heart."

F.C. do Porto Sub-8: O FC Porto conquistou o primeiro lugar no Torneio Terras de Santa Maria 2012, que decorreu no passado fim-de-semana em Santa Maria da Feira!




«SUB8 GANHAM EM TERRAS DE SANTA MARIA


O FC Porto conquistou o primeiro lugar no Torneio Terras de Santa Maria 2012, que decorreu no passado fim-de-semana em Santa Maria da Feira. Félix, capitão da equipa azul e branca, recebeu a dupla distinção de melhor jogador e marcador da competição, com oito golos apontados.


No primeiro encontro da fase de grupos, os Dragões golearam o S. João de Ver (7-0), com golos de Bruno Pires (2), Gonçalo Costa (2), Gonçalo Esteves (2) e Félix.


O segundo jogo também terminou com vitória azul e branca (2-0). Frente ao Avanca, marcaram Bruno Pires e Gonçalo Esteves.


O terceiro e último jogo da fase de grupos opôs o FC Porto à Oliveirense e, ao final da primeira parte, os Dragões já venciam por 4-1. O resultado final atingiu os 6-2, com os tentos portistas a serem atribuídos a Félix (3), Bruno Pires, André e a um defesa adversário, que marcou na própria baliza.


O FC Porto terminou a fase de grupos no primeiro lugar do Grupo 4 e defrontou e o Cesarense (primeiro classificado do Grupo 2) nas meias-finais do torneio, que venceu por 6-0, com golos de Félix (2), Gonçalo Costa, Guga, André e Gilbert. 


Na final, os Dragões bateram o União de Lamas, por 3-0. Marcaram Félix, que bisou, e Bruno Pires. O FC Porto conquistou o primeiro lugar da competição, com 24 golos marcados e apenas dois sofridos, num total de cinco partidas.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futformacaosub8_280512_69168.asp

FLA - A Frente de Libertação dos Açores anunciou hoje que vai comemorar este ano os 37 anos do 6 de junho de 1975 para "mostrar ao mundo a força dos açorianos" e homenagear os que contribuíram para a liberdade!

«Frente de Libertação dos Açores ressuscita


A FLA, sigla da Frente de Libertação dos Açores, volta agora aparecer. A razão é o festejo do aniversário do 6 de junho, mas a ideia de um arquipelago independente ainda não foi abandonada.


A Frente de Libertação dos Açores anunciou hoje que vai comemorar este ano os 37 anos do 6 de junho de 1975 para "mostrar ao mundo a força dos açorianos" e homenagear os que contribuíram para a liberdade.


"O 6 de junho foi o dia do grito da libertação do povo açoriano de uma nova ditadura de esquerda", afirmou Álvaro Lemos, numa conferência de imprensa em Ponta Delgada para dar conta do programa que vai assinalar a data histórica.


Segundo Álvaro Lemos, há 37 anos dez mil pessoas vieram para as ruas de Ponta Delgada manifestar-se, num "acontecimento raro" na região, que culminou com a demissão do governador civil, António Borges Coutinho.


Os principais motivos da manifestação foram as reivindicações da lavoura micaelense, mas onde esteve misturada uma reação contra a inclinação política à esquerda verificada no continente.


As comemorações do 6 de junho deste ano têm início às 11h, com uma missa na Igreja de S. Pedro, seguindo-se às 17h30 uma concentração no Jardim Sena Freitas, em Ponta Delgada, onde o independentista José de Almeida fará uma palestra.


O independentista disse que existe medo em se estar associado à FLA, mas assegurou que "mesmo que só apareçam 20 pessoas, as comemorações vão realizar-se".


Para Lemos, que considera que o dia da região deveria ser celebrado a 6 de junho, a autonomia está "desgastada" e a "desunir as ilhas", uma vez que "os partidos políticos não defendem os Açores, apenas olham para os seus umbigos".  


"Para mim a autonomia é um diploma da incapacidade dos açorianos se governarem a si próprios", afirmou Álvaro Lemos, acrescentando que "a FLA sempre viveu", embora só apareça publicamente quando "é preciso dar força ao povo açoriano para demonstrar dignidade".


A Frente de Libertação dos Açores (FLA) foi criada em Londres em abril de 1975 com o objetivo de lutar pela independência dos Açores face a Portugal continental, tendo desenvolvido um processo político e diplomático, a par de ações populares algumas de cariz violento para atingir este fim.


Álvaro Lemos revelou ainda que a FLA pretende realizar um estudo económico, recorrendo a economistas noruegueses ou dinamarqueses, para demostrar aos açorianos que o arquipélago tem condições financeiras para ser independente.» in http://expresso.sapo.pt/frente-de-libertacao-dos-acores-ressuscita=f729125#ixzz1wB5rAehw

(Independência dos Açores era genuína)

Religião - Penafiel, cidade há 242 anos, vai comemorar uma vez mais, nos próximos dias 5, 6 e 7 de Junho, o Corpo de Deus - Festas da Cidade e do Concelho, com um programa vasto de tradições seculares onde o cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os bailes tradicionais e a majestosa procissão do Corpo de Deus vão sair à rua!

«Penafiel


Penafiel, cidade há 242 anos, vai comemorar uma vez mais, nos próximos dias 5, 6 e 7 de Junho, o Corpo de Deus - Festas da Cidade e do Concelho, com um programa vasto de tradições seculares onde o cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os bailes tradicionais e a majestosa procissão do Corpo de Deus vão sair a rua, dando continuidade a promoção e preservação do património e tradições de uma terra com uma vasta história.


Mais informação: http://www.jornalaberto.com/Docs/FLYER.pdf


A abrir a programação de 2012, realiza-se no dia 5 de Junho, às 21h00, no Auditório do Museu Municipal, uma conferência pelo Reverendíssimo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, subordinado ao tema “ Festas do Corpus Christi”.


No dia 6 de Junho, às 10h30, o cortejo do Carneirinho, tradição única no país, que remonta ao ano de 1880, sairá do Campo de Torres Novas, vulgarmente designado por Campo da Feira, percorrendo depois as principais ruas da cidade, enchendo de cor e alegria as centenas de crianças, de várias escolas primárias do concelho de Penafiel, com o seu carneirinho, enfeitado, que por sua vez, será oferecido ao seu Professor, como sinal de gratidão e respeito.


Às 20:30h, terá lugar outra tradição única no país, a Cavalhada. 


Este desfile com origem no século XVIII, parte do Campo de Torres Novas e segue em desfile pelas avenidas da cidade até ao edifício dos Paços do Concelho. Um carro puxado por uma parelha de cavalos traz a figura da cidade, que vestida a rigor, irá apresentar cumprimentos à edilidade. 


De frente ao edifício a figura da cidade pede silêncio aos presentes para poder saudar os autarcas que se encontram na varanda principal do edifício. Lidos os versos, a figura alegórica que foi delegada pelo povo dirige-se à varanda do edifício e aí saúda o Presidente da Câmara entregando-lhe o rolo com os versos declamados anteriormente.


No decorrer da Cavalhada actuam os bailes tradicionais, que retratam profissões, cantares e danças de antigamente. O Baile dos Ferreiros, o Baile dos Pedreiros, Baile das Floreiras, Baile dos Turcos, Baile dos Pauzinhos e o Baile dos Pretos vão percorrer as ruas da cidade envergando e entoando os seus costumes. A tradição destes bailes remonta ao ano de 1864 e, ainda hoje, contínua a atrair muitos visitantes.


Às 22h30, decorrerá a inauguração do Parque Intergeracional, na Quinta das Lages, seguido do espetáculo com a atuação de “Zé Amaro”, no mesmo local, e de uma sessão de fogo-de-artifício, à 01h00.


No dia 7, Penafiel veste-se de gala para celebrar o Dia do Corpo de Deus.


Logo pela manhã, às 11h30, realizar-se-á a Missa Solene, na Igreja Matriz.


Durante a tarde a animação ficará garantida com a atuação dos bailes tradicionais (Baile dos Ferreiros, o Baile dos Pedreiros, Baile das Floreiras, Baile dos Turcos, Baile dos Pauzinhos e o Baile dos Pretos) pela cidade, desde o Campo de Torres Novas até ao edifício da Câmara Municipal de Penafiel.


Às 17h30 a cidade alegra-se para ver passar a Majestosa Procissão do Corpo de Deus. Esta procissão única no país, anterior ao ano de 1657, junta no mesmo corso duas partes distintas, o profano e o cristão. Fazem ainda parte da procissão figuras como o “ estado de S. Jorge”, o Carro Triunfal, os Bailes tradicionais, a Bicha Serpe, o Boi Bento, as 38 cruzes que representam cada uma das freguesias do concelho, o Corpo Eclesiástico, a Irmandade e a Confraria da Cidade. 


Presidida por Exª Rev. Ma o Senhor Bispo do Porto, a procissão do Corpo de Deus sai da Igreja Matriz e percorre a cidade com destino ao Santuário do Sameiro onde se procede à bênção da cidade e do concelho, finalizando com uma largada de pombos.


Para completar a programação de 2012, decorrerá às 15h00 e 22h00, no largo da Ajuda, concerto de Bandas de Música.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2107&Itemid=8


(Corpo de Deus- Festas da Cidade de Penafiel)


(Festas do Corpo de Deus- Penafiel 2011: O Baile dos Pauzinhos-único no País)



(Corpo de Deus-Penafiel 2011- O Baile dos Pretos)


(Procissão do Corpo de Deus de Penafiel (única no País) 2011)
Pin It button on image hover