26/05/12

AEA - Muitas centenas de pessoas visitaram a Feira dos Doces Conventuais de Amarante, organizada pela Associação Empresarial com o apoio do Município, e que decorreu ao longo de três dias (18, 19 e 20 de maio) nos claustros da Igreja do Convento de S. Gonçalo!





«Feira dos Doces Conventuais de Amarante atraiu muitas centenas de pessoas


Muitas centenas de pessoas visitaram a Feira dos Doces Conventuais de Amarante, organizada pela Associação Empresarial com o apoio do Município, e que decorreu ao longo de três dias (18, 19 e 20 de maio) nos claustros da Igreja do Convento de S. Gonçalo.


A mostra reuniu 34 expositores das mais diversas regiões do país, que trouxeram à princesa do Tâmega o melhor da doçaria conventual. Armindo Abreu, Presidente da Câmara de Amarante, que procedeu à inauguração do evento, rubricou, com a Turismo do Porto e Norte e com a Associação Empresarial um acordo de colaboração “no sentido da promoção e da divulgação dos produtos e demais recursos relevantes [do Município], contribuindo para o desenvolvendo turístico do Município de Amarante”.


O acordo prevê a articulação de esforços entre as três entidades, tendo em vista a promoção turística do concelho de Amarante; a dinamização e realização de eventos de promoção dos produtos e recursos do concelho, nomeadamente através da organização de feiras; cooperação na realização conjunta de seminários e congressos sobre o setor do turismo e empreender as iniciativas necessárias à captação de ações de formação, no domínio do turismo e da promoção dos produtos locais do concelho.


Em face da crise que afeta as indústrias tradicionais, o Turismo assume cada vez mais importância na economia de Amarante, que tem vindo a dinamizar e a diversificar a sua oferta na área.» in http://www.cm-amarante.pt/index.php?info=YTozOntzOjQ6Im1lbnUiO3M6MzoiY2FtIjtzOjU6ImFjY2FvIjtzOjEyOiJub3RpY2lhc19sZXIiO3M6MjoiaWQiO3M6MzoiOTgwIjt9




«Doce conventual de Amarante quer internacionalizar-se


A Associação Empresarial de Amarante (AEA) está a trabalhar num processo de internacionalização do doce conventual da cidade, que permitirá levar doceiros a vários países, na procura de mercados voltados para a exportação. 


“Os doces conventuais de Amarante, pelas suas singularidades e qualidade, apresentam um enorme potencial de crescimento em termos de negócio até no estrangeiro”, refere o presidente da AEA, Luís Miguel Ribeiro. Segundo o dirigente, a associação apresentou uma candidatura aos fundos do QREN, que financiará projetos que promovam a internacionalização da economia de Amarante. Nesse contexto, os doceiros serão convidados a participar em feiras internacionais que promovam cada uma das atividades industriais e comerciais do concelho.


Luís Miguel Ribeiro acredita que “chegou a hora” de Amarante “apostar no seu potencial endógeno”, naquilo que distingue o concelho do todo nacional. Os doces conventuais, associados ao turismo religioso e à riqueza monumental, com os seus dois mosteiros, “constituem um património único que Amarante pode e deve promover em termos económicos”.» in  http://www.mundoportugues.org/content/1/10500/doce-conventual-amarante-quer-internacionalizarse/

(Feira dos Doces Conventuais de Amarante-Maio-2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover