12/05/12

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto Ferpinta 77 vs S.L. Benfica 71 - Os Dragões colocaram-se hoje em vantagem na luta pelo título nacional de Basquetebol ao vencer as águias no Dragão Caixa!




«FC Porto mais forte no primeiro jogo da final


Os dragões controlaram grande parte do jogo no pavilhão Caixa.


O FC Porto colocou-se hoje em vantagem na luta pelo título nacional de basquetebol ao vencer o Benfica, por 77-71, no Dragão Caixa, no Porto, no primeiro jogo do "play-off".


A formação portista, com João Santos em evidência no capítulo da eficácia, ao somar 10 pontos, seis dos quais através de lançamentos triplos, impôs-se no primeiro período de jogo, que terminou a vencer por nove pontos (21-12).


O Benfica, que aos seis minutos ficou privado de Seth Doliboa, por lesão, reagiu no início do segundo período, em que diminui a diferença para três pontos, aos 29-26, fruto de um maior acerto nas tabelas.


A formação "encarnada" foi superior aos portistas no segundo período, em que fez um parcial de 22-18, e revelando um maior acerto na concretização encurtou a desvantagem ao intervalo para cinco pontos (39-34).


O Benfica, muito por culpa da mão quente de Heshimu Evans, deu continuidade no início da segunda parte ao ascendente que vinha evidenciando antes do intervalo, tirando partido da parcial apatia e ineficácia dos "dragões".


Marcando consecutivamente dos 30 aos 41 pontos, entre o final da primeira e o início da segunda parte, o Benfica logrou anular a vantagem do FC Porto e passou para a frente aos 41-39.


Gregory Stempin recolocou o FC Porto na dianteira, aos 42-41, e após nova vantagem do Benfica, aos 43-42, novo triplo, mas Carlos Andrade voltou a dar a liderança aos "azuis e brancos", aos 48-45.


O terceiro período do encontro foi equilibrado, como atesta o parcial de 19-18 favorável ao Benfica, e apesar da vantagem no jogo pertencer ao FC Porto, por 57-53, mantinha-se a incerteza quanto ao vencedor.


O FC Porto chegou a uma vantagem de nove pontos aos 66-57, que paulatinamente foi perdendo até aos 67-66, com um acumular de erros, para desespero do público presente no Dragão Caixa.


Nos minutos finais, prevaleceu o maior acerto da formação portista, que conseguiu voltar a distanciar-se do Benfica, com um parcial de sete pontos consecutivos, o que lhe permitiu "fechar" aos 77-71.


O portista Gregory Stempin e o benfiquista Ted Scott, ambos com 26 pontos, foram os jogadores em evidência no capítulo da concretização. FC Porto e Benfica voltam a defrontar-se no domingo, para o segundo jogo do "play-off", a disputar à melhor de cinco.» in http://desporto.sapo.pt/basquetebol/artigo/2012/05/12/fc_porto_mais_forte_no_primeiro_.html


FC Porto mais forte no primeiro jogo da final«CAMPEÃO ABRE A FINAL A GANHAR


O campeão entrou a vencer na final dos playoffs. E a revelar, por várias vezes, capacidade para quebrar a barreira dos 10 pontos de vantagem. Ficou-se pela ameaça e por uma exibição minimamente equilibrada, que bastou para bater o Benfica (77-71). Domingo, no segundo jogo, os mesmos intérpretes prosseguem a discussão do título. De novo no Dragão Caixa, a partir das 19h15.


Final é assim mesmo: intensa, tal qual a defesa portista no primeiro período, fase em que o vencedor da fase regular não permitiu mais do que a conversão de 12 pontos ao adversário, num curioso contraste com o desempenho de João Santos. Em menos de sete minutos de utilização no quarto inicial, o extremo dos Dragões somou 10 pontos, em consequência de uma exibição que era, até então, absolutamente eficaz e selada com um triplo ao som da buzina.


Em circunstâncias semelhantes, no final do tempo disponível para lançar e com a conversão de um triplo, mas a meio do segundo período, Carlos Andrade deu ao FC Porto Ferpinta a primeira vantagem na casa das dezenas (36-26), mas uma sequência de lapsos acabaria por ditar a aproximação pontual do Benfica, que reduziu a diferença para metade (39-29) antes do intervalo.


Um parcial desfavorável de 0-7 à entrada do terceiro período provocaria uma breve inversão no resultado (39-41) e o despertar de Greg Stempin, que completou a partida com 26 pontos e cuja exibição reporia a ordem no jogo, capaz de resistir a um número total de 15 “turnovers, excessivo para uma final, e à bizarra exclusão de Carlos Andrade, a quem foi averbada a quinta falta com mais de cinco minutos para jogar, num lance em que o internacional português foi agredido por João Gomes.


A vantagem final dos Dragões, que se colocam na frente da discussão do título, só não atingiu a expressão merecida porque o relaxamento da equipa, já segura de que a vitória não fugiria, gerou o desperdício de cinco lançamentos livres nos últimos 1:33 minutos. O segundo jogo da final dos playoffs disputa-se já neste domingo, de novo no Dragão Caixa, a partir das 19h15.


FICHA DE JOGO


Final dos Playoffs da Liga, jogo 1
12 de Maio de 2012
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.657 espectadores


Árbitro principal: Fernando Rocha
Árbitros auxiliares: Sérgio Silva e Pedro Coelho


FC PORTO FERPINTA (77): Reggie Jackson (5), Carlos Andrade (10), João Santos (16), Greg Stempin (26) e Rob Johnson (10); Diogo Correia (1), João Soares (0), Ricky Cadell (0), Miguel Miranda (6), David Gomes (0), José Costa (0), Nuno Marçal (3)
Treinador: Moncho López


BENFICA (71): Marcus Norris (6), Ted Scott (26), João Gomes (14), Seth Doliboa (0) e Élvis Évora (1); Heshimu Evans (10), Diogo Carreira (8), Fred Gentry (4), Tomás Barroso (0), António Monteiro (2)
Treinador: Carlos Lisboa


Ao intervalo: 39-34
Por períodos: 21-12, 18-22, 18-19 e 20-18» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Basquetebol/Noticias/noticiabasquetebol_basfcpslb_120512_68932.asp



Basquetebol: FC Porto Ferpinta 77-71 Benfica (12-05-2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover