11/05/12

Desporto Futebol - José Mourinho fala sobre Pinto da Costa, nas comemorações dos 30 anos de presidência!




«"PINTO DA COSTA é O FC PORTO"


Quando recebi o convite para escrever umas palavras e com elas
participar nesta merecida homenagem ao Senhor Pinto da Costa, senti-me
lisonjeado e, passada a surpresa e após refletir, senti-me também orgulhoso
por ter tido participação direta em dois desses 30 anos de presidência que
agora se celebram.


É, todavia, difícil para mim escrever algo sobre o Senhor Pinto da
Costa, escrever algo que já não tenha sido dito ou escrito por algum dos que
tiveram o privilégio de com ele trabalhar diretamente. Este Senhor, pelos
seus inúmeros e incríveis talentos, poderia ter sido com sucesso aquilo que
quisesse. Decidiu ser presidente de um clube de futebol, o clube do seu
coração e, nesse papel, foi escrevendo uma história da qual não se conhece
ainda o fim, mas que é uma história fantástica, a história do Grande
Presidente da História do Futebol Português.


Enquanto treinador do FC Porto, um dos momentos marcantes que ali vivi
foi a inauguração do novo estádio, um estádio que, como sempre pensei,
deveria levar o seu nome, mas que acabou por se chamar Estádio do Dragão.
Na altura discordei, discordei silenciosamente, como assim era exigido pelas
minhas funções e também porque - como nunca escondi - não nasci portista e
nunca carreguei comigo esta proteção.


Anos mais tarde e na sequência das reflexões que faço sobre a minha
carreira e tudo aquilo que a rodeia, cheguei à conclusão de que, afinal, o
nome do estádio era perfeito. Estádio do Dragão! E porquê? Porque Pinto da
Costa é o Dragão! Pinto da Costa é a mística. Pinto da Costa é a alma. Pinto
da Costa é o estratega. Pinto da Costa é o Futebol Clube do Porto. E que me
desculpem aqueles que discordarem, mas quando Pinto da Costa disser que se
acabou, o FC Porto não mais será o mesmo.


Na semana que se seguiu à final da Taça UEFA, estava eu de saída, estava
Deco de saída. Chamou-me e sentou-se comigo. Perguntou-me se não sentia que
poderia ganhar a Champions... Como sempre, acertou na "mouche".


Tocou-me no orgulho. "Míster, prometo que só vendemos um jogador e que não
será o Deco. Prometo que lhe daremos outro em sua substituição e que será o
míster a escolher." "OK, Presidente! Vendemos o Postiga e vamos buscar o
McCarthy."


O Homem sabia que eu não poderia virar as costas a um desafio e tocou-me
na ferida. Fiquei mais um ano. O Homem tinha razão, podíamos ganhar a
Champions. Agradeço-lhe por esse poder de persuasão, pela inteligência com
que o usou, algo apenas possível nos eleitos. É que tal como há um grupo de
eleitos entre os jogadores, entre treinadores, também há um grupo de eleitos
entre dirigentes. E aqui, Pinto da Costa ocupa seguramente, a nível mundial,
uma posição no topo.


Há muito tempo que não tinha a oportunidade de enviar um abraço de
amizade, sentido, a todos os portistas e de lhes dizer que os anos passam,
mas que jamais me esquecerei daquilo que vivemos e conquistámos juntos.
Está dado e está dito. Quanto ao Presidente - aquele abraço de Parabéns!


JOSÉ MOURINHO»


Entrevista a José Mourinho - tvi24 (2010/Interview)


(José Mourinho: a pessoa que é o melhor treinador do mundo)




(MOURINHO.THE.SPECIAL.ONE.RTP1)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover