26/05/12

História - Uma equipa de investigadores acredita ter descoberto os instrumentos musicais mais antigos do mundo!

Uma das flautas encontradas é feita de marfim de mamute.


«Descobertos os instrumentos musicais mais antigos do mundo


Uma equipa de investigadores acredita ter descoberto os instrumentos musicais mais antigos do mundo. As flautas foram encontradas na Alemanha, o que pode ser também um indício da ocupação da europa pelo Homem Moderno, Homo sapiens, há cerca de 40 mil anos.


As flautas, feitas de ossos de pássaro e marfim de mamutes, foram descobertas numa gruta do sudoeste da Alemanha, Geissenkloesterle, por uma equipa de investigadores. A informação foi publicada no Jornal da Evolução Humana. Recorrendo ao método de datação através de carbono, a equipa descobriu que os instrumentos foram utilizados há cerca de 42, 43 mil anos atrás.


Os arqueólogos acreditam que os objetos podem ter sido usados para momentos recreativos ou em rituais religiosos. A música parece ter desempenhado um papel preponderante na manutenção das redes de contacto entre os homens na altura, o que pode ter mesmo ajudado a espécie humana a expandir o seu território.


Os investigadores acreditam mesmo que a música pode ter sido um de muitos fatores que contribuíram para a afirmação da superioridade sobre os neandertais, que se extinguiram há mais de 30 mil anos do continente europeu.


A gruta, em Swabian Jura, "é uma das muitas grutas da região onde têm sido encontrados importantes exemplos de ornamentos pessoais, arte figurativa, imagética mítica e instrumentos musicais", referiu Nick Conard, arqueólogo e líder da investigação, à BBC.


As pesquisas sugerem, ao mesmo tempo, que o Homem Moderno entrou pela região do Danúbio Superior pouco antes do início de uma era glaciar, que se instalou há cerca de 40 mil anos atrás. Anteriormente, pensava-se que a região só teria sido povoada pela primeira vez pelo Homem Moderno após esta época de frio. Os cientistas tentam agora saber como se comportavam os homens que habitavam a região durante a era glaciar.


O recorde do instrumento musical mais antigo do mundo até agora encontrado era detido pela mesma equipa da Universidade de Tuebingen (Alemanha) em 2009, que anunciou hoje a descoberta.


"Estes resultados são consistentes com a hipótese que formulamos há alguns anos de que o rio Danúbio era um corredor-chave para o movimento de seres humanos e inovações tecnológicas para a Europa central há 40, 45 mil anos atrás", rematou Conard.» in http://noticias.sapo.pt/tec_ciencia/artigo/descobertos-os-instrumentos-musi_3785.html


(Os misteriosos instrumentos musicais da antiguidade)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover