29/12/19

Tecnologia - A rede social mais popular do mundo – e a que se tem submetido a mais escândalos – está a desenvolver uma nova e polémica forma de identificação de utilizadores baseada no reconhecimento facial, de acordo com o El Mundo.



«Privacidade: Facebook quer a sua cara, literalmente
Por TitiAna Barroso 11:30, 29 Dez 2019

A rede social mais popular do mundo – e a que se tem submetido a mais escândalos – está a desenvolver uma nova e polémica forma de identificação de utilizadores baseada no reconhecimento facial, de acordo com o El Mundo.

O Facebook está a desenvolver um sistema para identificar os utilizadores que, imitando o protocolo policial, obriga os mesmos a colocarem-se de frente, a girar a cabeça para os lados em ambos os perfis e ainda olhar para cima e para baixo na hora de iniciar a sessão.

Além disso, paralelamente, está a trabalhar num sistema baseado em fotografia, onde os utilizadores devem tirar uma foto para verificar a autenticidade da sua conta.

Trata-se de uma descoberta feita pela programadora Jane Manchun Wong, que, mediante um exercício de engenharia inversa, consegue desenvolver novos projectos no código do Facebook.

A rede social já esclareceu que se trata de um sistema que está em fase de testes, o que significa que ainda “não utiliza o sistema de reconhecimento facial” e que é simplesmente um sistema que detecta movimento para assegurar que se trata de um ser humano e não um bot. Neste sentido, o Facebook garante que “ninguém” verá o vídeo e que se apaga automaticamente depois de 30 dias.

De qualquer modo, não seria a primeira vez que o Facebook utiliza de forma abusiva dados, violando as suas próprias políticas de privacidade, como quando partilhou sem permissão os dados de utilizadores com a Amazon, Netflix e Microsoft, além de outras empresas. Houve ainda uma sessão de dados que permitiu à Netflix e Spotify ler o conteúdo de conversas privadas entre os utilizadores da rede social.» in https://executivedigest.sapo.pt/privacidade-facebook-quer-a-sua-cara-literalmente/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover