26/12/19

Tecnologia - A Rússia testou com sucesso uma rede própria de internet, conhecida no país como RuNet, no dia 23 de dezembro, tendo sido capaz de desligar-se da restante rede global de internet sem que os utilizadores russos tivessem dado por isso.


Crédito: Markus Spiske / Unsplash


«Rússia desliga-se da internet mundial e testa com sucesso internet própria

Plano da Rússia para desligar-se da internet mundial já é antigo. Resultados vão ser partilhados com o presidente russo Vladimir Putin.

A Rússia testou com sucesso uma rede própria de internet, conhecida no país como RuNet, no dia 23 de dezembro, tendo sido capaz de desligar-se da restante rede global de internet sem que os utilizadores russos tivessem dado por isso. A garantia é dada pelo Ministério do Desenvolvimento Digital, Comunicações e Meios de Comunicação russo, citado pela publicação BBC.

«Os resultados dos exercícios mostraram que, de maneira geral, tanto as autoridades como os operadores de telecomunicações estão prontos para responder efetivamente a possíveis riscos e ameaças, e garantir o funcionamento estável da internet e da rede de telecomunicações unificada da Rússia”, disse Alexey Sokolov, do ministério, citado pela agência de notícias russa Pravda.

Não foram revelados detalhes ou números do teste realizado à RuNet, tendo Alexay Sokolov garantido que os resultados vão agora ser partilhados com o presidente Vladimir Putin. O objetivo do teste era colocar à prova a capacidade de resposta dos russos a eventuais ameaças externas à rede própria de internet.

Além de agências governamentais, os testes contaram ainda com a colaboração de empresas de telecomunicações e tecnológicas russas, segundo escreve a publicação ZDNet.

Ao conseguir criar uma rede de internet própria, a Rússia poderá exercer um maior controlo sobre os conteúdos que estão disponíveis nessa rede – um pouco como já acontece com a «Grande Firewall da China», mas numa lógica de “rede interna” (intranet). Por exemplo, especialistas ouvidos pela BBC alertam que até a utilização de redes privadas virtuais (VPN na sigla em inglês), que permitem aceder a conteúdos que estão geobloqueados usando acessos de outros países, pode deixar de ser eficaz caso a RuNet avance.

A Rússia tem, nos últimos meses, mostrado interesse em apostar mais em tecnologias russas e cortar a dependência que possa existir relativamente a serviços criados noutros países. Por exemplo, o país vai criar uma versão própria e alternativa à Wikipédia e também vai proibir a venda de smartphones e computadores que não têm software russo pré-instalado.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2019-12-26-Russia-desliga-se-da-internet-mundial-e-testa-com-sucesso-internet-propria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover