18/12/19

Amarante Pessoas - Trabalho de Ana Paiva foi considerado pelo International Symposium on Software Reliability Engineering (ISSRE) como um dos 26 mais influentes nos últimos 30 anos, na área de Engenharia de Software.



«Docente da FEUP assina um dos artigos mais influentes em Engenharia de Software
17.12.19 Por Helena Peixoto / FEUP

Trabalho de Ana Paiva foi considerado pelo International Symposium on Software Reliability Engineering (ISSRE) como um dos 26 mais influentes nos últimos 30 anos, na área de Engenharia de Software.

Ana Paiva, professora do Departamento de Engenharia Informática e Computação (DEI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadora do INESC TEC, é uma das autoras de um dos artigos selecionados pelo International Symposium on Software Reliability Engineering (ISSRE) como um dos 26 trabalhos mais influentes nos últimos 30 anos na área de Engenharia de Software.

Intitulado “A pattern-based approach for GUI modeling and testing”, o artigo em causa foi publicado em 2013 e conta com a co-autoria de Rodrigo Moreira, antigo investigador da FEUP, e de Atif Memon, docente da Universidade de Maryland. Neste trabalho, os investigadores formalizam a noção de um Padrão de Interface Gráfico para o utilizador de software.

“Um fator de motivação”

O “top” dos 26 artigos foi concebido no âmbito das comemorações dos 30 anos da ISSRE, uma conferência de renome internacional na área da Engenharia de Software. A eleição foi feita com base no impacto que os mesmos tiveram para a comunidade.

“Ter um artigo considerado como um dos mais influentes dos últimos 30 anos em Engenharia de Software ajuda na sua divulgação, é um reconhecimento da investigação realizada e um fator de motivação para continuar a fazer mais e melhor”, considera Ana Paiva.

A identificação final dos artigos teve ainda em conta um rigoroso processo de auscultação da comunidade, análise bibliométrica de todos os artigos do ISSRE e de entrevistas a grande parte dos antigos presidentes de edições anteriores da iniciativa.

A lista completa dos artigos e o processo de seleção podem ser consultados aqui.» in https://noticias.up.pt/docente-da-feup-assina-um-dos-artigos-mais-influentes-em-engenharia-de-software/?fbclid=IwAR3xTYfWu2PsG5S4AqS9iZkGzd3TvHyBUoL1O0ghMOjOzzBObBf4gisiH0g

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover