26/08/15

Óbitos - A imagem de Marcy Borders, então com 28 anos, elegantemente vestida mas literalmente coberta de pó, captada instantes depois do segundo avião atingir a torre sul, tornou-se um símbolo dos sobreviventes do 11 de setembro.



«Protagonista de imagem marcante do 11 de setembro morreu com cancro

A imagem de Marcy Borders, então com 28 anos, elegantemente vestida mas literalmente coberta de pó, captada instantes depois do segundo avião atingir a torre sul, tornou-se um símbolo dos sobreviventes do 11 de setembro.

Marcy Borders, de Nova Jérsia, estava a trabalhar no 81º andar da primeira das Torres Gémeas a ser atingida quando se deu o embate, alguns pisos abaixo. Apesar das instruções para esperar pelos bombeiros, a jovem de 28 anos correu pelas escadas em direção à rua.

Quando lá chegou, o segundo avião atingiu a outra torre. Uma novem de fumo e destroços envolvou Borders, conforme relatou a própria ao cineasta Mike McGregor, em 2012. "Não conseguia ver a minha mão à frente da cara. Só dizia para dentro e em voz alta que não queria morrer. Um estranho agarrou-me e levou-me para um sítio seguro e foi aí que esta fotografia foi tirada". ´

A imagem da fotógrafa Stan Honda, da AFP, acabaria por se tornar num símbolo de sobrevivência. Mas a vida de Marcy Borders nunca mais voltaria ao normal. 

Afundou-se numa depressão e no consumo de drogas. Acabou por perder a custódia dos dois filhos. Em 2011, entrou num programa de reabilitação, manteve-se afastada da droga e, em 2014, já tinha um emprego na campanha de um candidato a mayor, de acordo com o Jersey Journal. Foi nessa altura que lhe foi diagnosticado cancro no estômago. Em agosto começou a fazer quimioterapia e o prognóstico parecia bom, mas piorou recentemente. Morreu agora, aos 42 anos.

Na segunda-feira, o primo John Bordes partilhou a fotografia novamente no Facebook, com uma mensagem a dar conta do estado de saúde muito precário de Marcy. Meio dia depois, vários elementos da família anunciavam na mesma rede social que a sobrevivente do 11 de setembro tinha morrido.

Não é claro se há uma relação entre o dia fatídico e o cancro da norte-americana, mas a própria aludiu a essa possibilidade, durante uma entrevista, em 2014. "Eu acredito mesmo porque eu  não tinha tido nenhuma doença. Não tenho tensão alta, colesterol alto, diabetes... Como é que se passa de estar saudável para acordar no dia seguinte com cancro?"» in http://visao.sapo.pt/protagonista-de-imagem-marcante-do-11-de-setembro-morreu-com-cancro=f828821


(11 de Setembro 2001 - Documentário - Torres gêmeas - world trade center "Recordando a Tragédia")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover