03/08/15

Cidade de Amarante - São Gonçalo não nasceu em Amarante Portugal, mas em terras de Vizela, no distrito de Braga, cerca de 100 quilómetros ao norte do país, mas foi em Amarante que ele fez história.



«Milagres e tradição marcam a festa de São 
Gonçalo em Portugal

Na terra de São Gonçalo, fiéis relatam as histórias do beato que virou santo pela voz do povo. Veja a segunda parte da reportagem especial.

No Brasil, São Gonçalo do Amarante. Em Portugal, Amarante de São Gonçalo.

São Gonçalo não nasceu em Amarante Portugal, mas em terras de Vizela, no distrito de Braga, cerca de 100 quilómetros ao norte do país. Mas foi em Amarante que ele fez história.

Na cidade existe a ponte São Gonçalo, sobre o rio Tâmega e a igreja de são Gonçalo. Ele é padroeiro da cidade e figura lembrada e festejada até hoje, tanto na sua parte religiosa quanto, na sua parte de violeiro e folgazão.

A festa do padroeiro acontece na cidade, no primeiro fim de semana de junho. É a primeira festa junina, vindo depois Santo António, São João, São Pedro e dura três dias. Uma festa de família, com muitas crianças.

O momento mais esperado da festa é a procissão. Algumas pessoas seguem o andor de São Gonçalo. Em um ponto jogam pétalas na imagem que passa. As pessoas seguem a procissão até voltar à igreja.
saiba mais

Um momento de emoção: em sinal de agradecimento, religiosos jogam os cravos de São Gonçalo para a multidão.

O escritor António Patrício é um estudioso da história de São Gonçalo e diz que seu maior milagre foi ter construído a ponte sobre o rio Tâmega, que corta a cidade. Quando assumiu a paróquia, a ponte antiga tinha caído, o povo do outro lado não tinha como ir à igreja.

“A construção da ponte exigiu um sacrifício enorme e também pela forma com que ela foi construída ou reconstruída e ele implementou técnicas que na altura seriam hoje quase que revolucionárias”, afirma.
Um dos prodígios atribuídos a São Gonçalo era como arrecadar dinheiro para a ponte. Outra hora, como os trabalhadores reclamavam que não tinham o que beber, São Gonçalo tocou numa pedra, minou água pura; tocou noutra, minou vinho...

A ponte que hoje existe na cidade não é a que São Gonçalo fez, aquela ruiu como efeito de um terremoto. São Gonçalo viveu por volta do ano 1200 e nem é santo, é beato. Sua paróquia era um pequeno povoado de gente simples do campo. Incrível como não foi esquecido nesses 800 anos desde sua morte.

Existe um aspecto sobre São Gonçalo em Portugal que provoca muita risada. Por ajudar no casamento de mulheres de mais idade, que também acabavam tendo filhos, São Gonçalo passou a ser símbolo da fertilidade humana. Aí, assimilando mitos pagãos, essa crença virou uma brincadeira.

Em vitrinas de padarias ou em barracas na rua, é exposto com naturalidade, um pão doce que aparece no tempo da festa, símbolo da brincadeira envolvendo a fertilidade. “Todos compram isto. É muito antigo, as pessoas se divertem”, diz a vendedora.

O dia vai acabando, mas a festa não. A iluminação realça a beleza dos arcos da ponte. Parece que falta espaço para tanta gente.

Os fiéis de São Gonçalo aproveitam a noite de verão para transformar a festa num desfile animado. Dançam e vão atrás das bandinhas.

O segundo momento da noite são os fogos de artifício. Atravessando a ponte após a queima, o povo toma o caminho de casa, muitos fazendo jura de estar na festa também no ano que vem, para festejar a primeira festa junina do ano.

A festa de São Gonçalo: o beato que se tornou santo pela voz do povo.» in http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2015/08/milagres-e-tradicao-marcam-festa-de-sao-goncalo-em-portugal.html


(Amarante | Festa de São Gonçalo 11-01-2015)


(Festas do Junho 2015 Amarante / Despique de bombos)


(Festas do Junho 2015 / Amarante 1º dia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover