02/08/15

Amarante Juventude - As tradicionais "guigas", barcos típicos de Amarante, vão voltar ao rio Tâmega para divulgar a semana da juventude, com oito dias de música, animação e desporto, em vários pontos da urbe.



«Semana da Juventude de Amarante apresentada em barcos tradicionais do Tâmega
LUSA 30/07/2015 - 18:30

A bordo das pequenas embarcações a remos serão apresentadas algumas demonstrações artísticas do que vai acontecer ao longo do festival.

As tradicionais "guigas", barcos típicos de Amarante, vão voltar ao rio Tâmega para divulgar a semana da juventude, com oito dias de música, animação e desporto, em vários pontos da urbe.

André Magalhães, vereador da Câmara de Amarante, explicou à Lusa que a apresentação do evento, designado "Há Fest", será feita na segunda-feira, em pleno rio Tâmega, que atravessa a cidade, aproveitando o momento para valorizar uma tradição do concelho, "nem sempre conhecida dos mais jovens".

"Queremos ligar o tradicional aos nossos jovens, usando algo diferenciador, as nossas guigas", comentou o autarca, sublinhando as vantagens de devolver o rio à população, em especial aos mais novos.

A bordo das pequenas embarcações a remos serão apresentadas algumas demonstrações artísticas do que vai acontecer ao longo do festival, nos dias seguintes.

O vereador explicou à Lusa ser a primeira vez que se realiza em Amarante um evento dedicado à juventude, com um programa tão vasto e integrado, procurando agradar aos gostos dos vários públicos e envolvendo as associações do concelho. "A proposta é oferecer aos jovens uma experiência completa", frisou.

O programa de atividades começa no dia 5 de Agosto, às 22h, junto ao Mosteiro de S. Gonçalo, com um espetáculo de comédia de João Seabra.
Na noite de 6 de agosto, haverá fados de Lisboa, no mercado municipal, com a fadista de Barcelos, Carla Cortez.

O grupo de bombos "Tocá Rufar" vai protagonizar a proposta do dia 7 de agosto, com uma arruada, desde a rua 31 de Janeiro até ao Largo de S. Gonçalo, com início às 22h. O dia vai terminar, também às 22h, com um concerto dos Buraka Som Sistema.

No domingo, dia 9, realiza-se o I Encontro de Tunas da Cidade de Amarante, às 21h, no Largo de São Gonçalo. Durante a tarde, nas ruas da cidade, haverá animação musical.

Para a noite de 10 de Agosto, a proposta é uma corrida noturna, junto ao Tâmega. "Correr com a frescura da brisa noturna, com o Tâmega como pano de fundo será certamente uma experiência a repetir", frisou o autarca, destacando o elevado número de inscritos.

No dia 11, o museu municipal vai manter-se aberto até mais tarde. A partir das 18h, haverá música 'chill out' nos claustros, que terão uma decoração apropriada para recriar um espaço de descontração.

Das 21h às 24h será iniciada a iluminação do espaço e da entrada principal do museu e três eventos musicais, destacando-se o "jazz" e os "blues".

Ao oitavo dia, a semana termina com danças do mundo com a atuação de Bailómondo, com instrumentos como a gaita-de-foles, o acordeão o violino, as flautas e as percussões.

André Magalhães disse hoje que se trata do "ano zero" do evento e promete que a atividade será para repetir nos anos vindouros. "Numa clara aposta em política de juventude, estamos empenhados neste projeto. Apesar de esta ser a primeira edição, estamos já a trabalhar numa lógica de continuidade. O 'Há Fest' veio para ficar", exclamou.» in http://www.publico.pt/local/noticia/semana-da-juventude-de-amarante-apresentada-em-barcos-tradicionais-do-tamega-1703602?frm=ult

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover