24/08/15

Vespa Asiática - Foi detetado mais um ninho de vespas asiáticas em Marco de Canaveses, desta vez no lugar de Cal, na freguesia de Soalhães.



«Marco de Canaveses: Detetado mais um ninho de vespas asiáticas na freguesia de Soalhães
23/08/2015, 21:12

Foi detetado mais um ninho de vespas asiáticas em Marco de Canaveses, desta vez no lugar de Cal, na freguesia de Soalhães.

O alerta público foi dado este fim de semana, mas ao que o Jornal A VERDADE apurou, o ninho encontra-se naquele local há já cerca de um mês.

Dos vários alertas de ninhos que foram chegando nos últimos dias às autoridades, este será o único em que se confirma ser mesmo de vespa asiática.

O ninho encontra-se próximo de habitações e o receio de que algo de pior aconteça tem vindo a aumentar, conforme relatou um habitante ao Jornal A VERDADE.

Segundo a mesma fonte, a remoção do ninho está agendada para esta semana, estando em crer que irá acontecer já na noite da próxima segunda-feira.


Eliminação de ninho faz parte de plano nacional

A eliminação de ninhos de vespa asiática faz parte de um plano nacional elaborado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), uma vez que a vespa asiática, também conhecida como vespa velutina, é "uma espécie não-indígena" e é "predadora da abelha europeia (Apis mellifera)":

Segundo dados de 2014, a proliferação da vespa asiática estava circunscrita ao norte do país, conforme refere o documento elaborado por ambas as entidades governamentais.

Na Europa, e segundo o mesmo documento, esta espécie espalhou-se rapidamente por todo o território francês após a sua introdução não intencional em 2004, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha em 2010, em Portugal e Bélgica em 2011 e em Itália em finais de 2012.

Nas zonas onde ocorre, tanto rurais como urbanas, podem ser observados, a partir de Maio, grandes ninhos albergando algumas centenas de vespas, localizados em árvores e estruturas construídas. O principal impacto conhecido desta espécie é o ataque a outras espécies das abelhas.

Mas, segundo informa o documento relativo ao plano nacional, "quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada, tal como acontece com as de outras vespas e de abelhas. No entanto, dada a visibilidade dos ninhos de vespa velutina e a maior probabilidade de contacto com os mesmos, esta espécie pode constituir um risco acrescido para as populações nos locais de ocorrência mais frequente".» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/2/noticia/11032

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover