30/08/15

Liga NOS: ABC 26 vs F.C. do Porto 24 - ​Minhotos valentes superiorizaram-se sobre dragões apáticos e pesados, num jogo discutido até ao último segundo.



«HEPTACAMPEÕES PERDEM SUPERTAÇA FRENTE AO ABC

​Minhotos superiorizaram-se por 26-24, num jogo discutido até ao último segundo.

​O FC Porto perdeu este domingo a Supertaça relativa à época 2014/15, frente ao ABC, vencedor da Taça de Portugal, por 24-26. No Pavilhão Municipal de Castelo Branco, a defesa agressiva dos bracarenses acabou por ser o factor determinante de um desafio com muitas falhas técnicas de parte a parte e que foi discutido até ao último segundo, após uma recuperação final dos Dragões. O derradeiro golo, da autoria de Pedro Seabra, terminou com a discussão.

A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio (houve 11 igualdades no marcador), mas foi o ABC a estar mais vezes na frente. Depois do 1-0, apontado pelo reforço Rui Silva, o FC Porto só voltou a estar na frente depois dos 20 minutos, quando Gilberto Duarte, com o seu terceiro golo na partida, fez o 7-6. No último lance dos primeiros 30 minutos, o ABC assegurou a vantagem ao intervalo, com um tento do ponta Miguel Sarmento (11-12).

As defesas superiorizaram-se aos ataques, num pavilhão com uma tempeatura muito elevada. Como já foi regra na temporada passada, os minhotos criaram inúmeros obstáculos ao ataque posicional dos Dragões, com uma defesa 5-1 muito agressiva. Do lado dos heptacampeões nacionais, o habitual 6-0 e a maior estatura e poderio físico também obrigavam os bracarenses a procurar soluções alternativas, nomeadamente o contra-ataque, que não saía para os portistas.

Na segunda parte, Quintana surgiu na baliza, por troca com Hugo Laurentino. No arranque, o ABC conseguiu a primeira vantagem de dois golos do encontro (12-14), o FC Porto respondeu com um parcial de 3-0, passando para 15-14, mas os detentores da Taça de Portugal aproveitaram depois algumas falhas defensivas dos Dragões para regressar aos dois golos à maior.

Os Dragões exploraram a superioridade física dos seus pivôs (com destaque para Alexis Borges) para chegar a duas igualdades (18-18 e 19-19), em meados da segunda metade, mas depois o ABC disparou, aproveitando inúmeros erros ofensivos dos azuis e brancos e também graças à inspiração do guarda-redes Humberto Gomes, que defendeu até um livre de sete metros de Ricardo Moreira, a sete minutos do fim.

O resultado estava então em 19-23 e o destino da Supertaça parecia traçado, mas nos últimos três minutos o FC Porto ainda recuperou de 21-25 para 24-25, graças a uma defesa mista e quase a todo o campo. Porém, na última posse de bola, o ABC conseguiu escoar os segundos que restavam e ainda fazer o 24-26. Os bracarenses têm agora seis Supertaças no palmarés, tantas como os azuis e brancos.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ABC, 24-26
Supertaça 2014/15
30 de Agosto de 2015
Pavilhão Municipal de Castelo Branco

Árbitros: Gonçalo Aveiro e Hugo Fernandes

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.); Gilberto Duarte (5), Yoel Morales (1), Daymaro Salina (6), Ricardo Moreira (4), Rui Silva (1) e Hugo Santos (2)
Jogaram ainda: Alfredo Quintana, Miguel Martins, António Areia (1), Jordan Pitre, Alexis Borges (4) e Gustavo Rodrigues
Treinador: Ricardo Costa

ABC: Humberto Gomes (g.r.); Pedro Seabra (5), André Gomes, Carlos Martins, Nuno Grilo (4), Hugo Rocha (1) e Fábio Vidrago (1)
Jogaram ainda: Nuno Rebelo (5), Miguel Sarmento (5), Tomás Albuquerque (3), João Gonçalves (1) e Diogo Branquinho (1)
Treinador: Carlos Resende

Ao intervalo: 11-12.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/final-superta%C3%A7a-2014-15-FC-Porto-ABC-Castelo-Branco.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover