«AQUI NASCERAM 45 CAMPEÕES EUROPEUS
Nas duas épocas em que o FC Porto atingiu o topo da Europa, mais de 70% dos jogadores eram portugueses.
As vitórias na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1987, e na UEFA Champions League, em 2004, estão separadas por 17 anos. Durante esse intervalo de tempo o futebol mudou, industrializando-se, e o FC Porto também, modernizando-se, mas há dois denominadores comuns nessas duas conquistas. A grande maioria dos 45 jogadores utilizados naquelas duas gloriosas épocas nasceu em Portugal (71%) e nenhum deles se tinha sagrado campeão europeu ao nível de clubes até envergar a camisola azul e branca, tal como os dois treinadores que orientavam as equipas.
Em 1986/87, nos nove jogos que os Dragões disputaram na então Taça dos Campeões Europeus, Artur Jorge utilizou 22 jogadores, 15 deles portugueses, cinco brasileiros, um polaco e um argelino. O capitão e lateral direito João Pinto, o central Celso e o médio André foram os únicos totalistas, tendo participado nos 810 minutos que os azuis e brancos realizaram na edição daquela que foi a primeira competição internacional conquistada pelo clube, frente ao Bayern Munique, em Viena.
Em 2003/04, José Mourinho fez alinhar 23 jogadores durante as 13 partidas relativas à UEFA Champions League. Já não existia a limitação de três estrangeiros que foi regra na UEFA durante muitos anos, mas a espinha dorsal da equipa era formada por atletas nascidos em Portugal e a verdade é que Mourinho utilizou, curiosamente, mais dois portugueses do que aqueles a que Artur Jorge recorreu. O técnico que levou o FC Porto à segunda vitória na mais importante competição internacional de clubes deu ainda a oportunidade a três brasileiros, a um sul-africano, a um russo e a um lituano de, pela primeira e única vez na sua carreira, se sagrarem campeões europeus.
Também portugueses - e todos eles do sector defensivo - foram os jogadores que cumpriram os 1170 minutos que os portistas realizaram naquela edição da prova que terminou em Gelsenkirchen com uma vitória categórica sobre o Mónaco: Vítor Baía, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho.
Os 45 campeões europeus
1986/87: Zé Beto, Jozef Mlynarczyk, João Pinto, Laureta, Eduardo Luís, António Lima Pereira, Celso, Bandeirinha, Augusto Inácio, Quim, Rabah Madjer, Jaime Pacheco, António Frasco, António Sousa, Elói, Jaime Magalhães, António André, Paulo Ricardo, Fernando Gomes, Paulo Futre, Casagrande, Juary.
2003/04: Vítor Baía, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Ricardo Carvalho, Ricardo Costa, Nuno Valente, Paulo Ferreira, Mário Silva, Costinha, Deco, Dmitri Alenichev, José Bosingwa, Maniche, Carlos Alberto, Marco Ferreira, Pedro Mendes, Ricardo Fernandes, Edgaras Jankauskas, Derlei, César Peixoto, Bruno Moraes, Hugo Almeida, Benni McCarthy.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/aqui_nasceram_campeoes_europeus_.aspx
FC Porto Campeão Liga Europa 2011 !!! ( UEFA Europe League Champion )
(FC Porto - 1987 - Taça dos Campeões)
FC Porto vs Celtic Glasgow (2003 UEFA Cup Final) - Extra-Time
Sem comentários:
Enviar um comentário