02/06/15

Empresas - A empresária Isabel dos Santos deverá fechar nos próximos dias a compra de uma participação maioritária na Efacec Power Solutions, por 200 milhões de euros, apurou o Económico junto de fontes ligadas à operação.




«Isabel dos Santos compra Efacec nos próximos dias

Negócio de 200 milhões deverá ser fechado em breve. É o primeiro grande investimento da empresária angolana na indústria em Portugal.

A empresária Isabel dos Santos deverá fechar nos próximos dias a compra de uma participação maioritária na Efacec Power Solutions, por 200 milhões de euros, apurou o Económico junto de fontes ligadas à operação.

Tal como o Diário Económico avançou a 15 de Abril, em cima da mesa está a compra de uma posição de controlo na Efacec Power Solutions, a unidade ‘core' da Efacec, que congrega os activos mais rentáveis e apetecíveis do grupo. Nas últimas semanas, as negociações entre Isabel dos Santos, a família Mello e os bancos credores avançaram de forma favorável, prevendo-se que a operação seja concluída nos próximos dias.Pelo caminho, ficaram os chineses da State Grid, maior accionista da REN0.07%, que também mostraram interesse pela multinacional portuguesa.

A Efacec Power Solutions passará a ser controlada por uma sociedade de Isabel dos Santos, com a holding Efacec a manter uma participação minoritária. O Grupo José de Mello, a Têxtil Manuel Gonçalves são os principais accionistas desta holding, que tem como principais credores o BCP2.14% e a CGD.

Nos últimos anos, a empresária angolana realizou importantes investimentos em Portugal, em sectores como a banca (BPI1.15% e BIC) e as telecomunicações (NOS). A aquisição do controlo da unidade ‘core' da Efacec é a primeira grande aquisição de Isabel dos Santos no sector da indústria. Particularmente relevante, para o grupo da empresária que em Portugal é liderado pelo gestor português Mário Leite da Silva, será a actividade da Efacec na área de engenharia. Este negócio será o que explica o interesse da Fidequity na Efacec Power Solutions: a empresária pretende potenciar competências de engenharia em investimento de infra-estruturas em Angola e a empresa detém o ‘know how' e a tecnologia necessárias.

A holding Efacec manterá a propriedade de outros ativos do grupo, que, no âmbito do plano de reestruturação em curso, não foram considerados ‘core'. Nos últimos meses, a Efacec tem alienado ativos não-estratégicos, de forma a reduzir o endividamento que, no ano passado, rondava os 370 milhões de euros. Segundo foi noticiado em Março, a empresa liderada por João Bento terá fechado 2014 com resultados operacionais positivos, mas com prejuízos causados por perdas não-recorrentes nos EUA e no Brasil. O grupo Efacec tem as seguintes áreas de negócio: Energia, Engenharia, Ambiente & Serviços e Transportes & Handling. É uma das principais multinacionais portuguesas, operando em países como Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Angola, Moçambique, EUA, Áustria, Bulgária, Grécia, Hungria, Polónia, Espanha e Índia, entre outros.» in http://economico.sapo.pt/noticias/isabel-dos-santos-compra-efacec-nos-proximos-dias_220059.html/1 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover