16/06/14

Desporto Automóvel - Depois de um acidente que lhe apresentou a morte, Michael Schumacher acaba de despertar do coma.



«Schumacher saiu do coma. O grande prémio da vida dele

Venceu como nenhum outro piloto e nunca se aborreceu de ganhar. Foi polémico e adorou "todos os momentos", os "bons e os maus", que o desporto lhe proporcionou. Depois de um acidente que lhe apresentou a morte, Michael Schumacher acaba de despertar do coma.

Michael Schumacher não nasceu num carro de corrida, mas quase. O pai ofereceu-lhe um kart aos quatro anos e, a partir daí, foi sempre a acelerar até ao pódio da Fórmula 1 e ao encontro da História. Depois de seis meses em coma, recuperou a vida que quase lhe sumiu num acidente de ski. Reabrir os olhos tornou-se o grande prémio da vida dele.

Capaz de despertar sentimentos tão viscerais e antagónicos como paixão e ódio entre os amantes dos desportos de velocidade, Schumacher é o piloto mais vitorioso em seis décadas da modalidade. Em números, supera nomes grandes como Juan Manuel Fangio, Alain Prost, Ayrton Senna ou Sebastian Vettel, o único ainda em competição.

Em 19 temporadas, com uma paragem pelo meio, conquistou um total de sete campeonatos, dois pela Benetton (1994 e 1995) e cinco pela Ferrari (entre 2000 e 2004). Fangio ganhou cinco, Prost e Vettel quatro e Senna três.

"Schumi", como é tratado pelos fãs, detém o recorde de 91 vitórias em grandes prémios, alcançou lugares de pódio por 155 vezes, conseguiu 68 "pole positions" e 77 voltas mais rápidas em situação de corrida. Em 2002, aliou a rapidez à regularidade e terminou todas as corridas nos primeiros três lugares do pódio.

Durante a carreira, passou centenas de horas dentro do "cockpit" e representou quatro equipas na Fórmula 1: Jordan, Benetton, Ferrari e Mercedes. A primeira vitória surgiu na Bélgica, em 1992, e a última aconteceu na China, em 2006. Despediu-se das pistas seis anos depois, num grande prémio do Brasil.

A ascensão do "Barão Vermelho"

Em miúdo, Schumacher gostava de jogar futebol, mas a atracção pela velocidade foi mais forte e começou a competir oficialmente nos karts ao 14 anos. Foi evoluindo nas categorias de formação, passou pela fórmula de protótipos, Japão e campeonato alemão de turismo, onde começou a destacar-se.

As portas da Fórmula 1 abriram-se em 1991, de uma maneira inesperada. "Shumi", então com 22 anos, foi chamado a substituir o piloto belga Bertrand Gachot, que tinha sido detido na sequência de um desentendimento num acidente de trânsito.

Schumacher estreou-se aos comandos de um Jordan no Grande Prémio da Bélgica, em Spa-Francorchamps, em 1991. Fez o sétimo melhor tempo na qualificação. Na corrida, desistiu ao fim de uma volta, devido a problemas de embraiagem. Depois desta primeira experiência, fez mais cinco grandes prémios nessa temporada, mas ao serviço da Benetton, onde foi colega de equipa do mítico Nelson Piquet.

A primeira vitória num grande prémio foi celebrada no ano seguinte, na casa de partida: a Bélgica. Nas duas temporadas seguintes, confirmou todo o seu potencial, terminando o campeonato na terceira e quarta posições.

Concluída a fase de aprendizagem e adaptação a uma nova realidade, o primeiro título foi conquistado aos comandos de um Benetton, com apenas um ponto de vantagem sobre o britânico Damon Hill, num ano de 1994 marcado pela trágica morte do piloto brasileiro Ayrton Senna.

Na temporada seguinte, Schumacher sagrou-se bicampeão e trocou de equipa, iniciando um casamento de 11 anos com a Ferrari, "scuderia" com um passado glorioso, mas que não ganhava um campeonato desde o final da década de 70.

Schumacher chegou à equipa do cavalinho rampante em 1996, mas não venceu logo, apesar de ter andado muito perto. Teve que esperar quatro anos para reconquistar o título de campeão do mundo e dar uma alegria ao construtor italiano - foi o primeiro de cinco consecutivos ao serviço da Ferrari. A legião de adeptos passou a chamá-lo "Barão Vermelho", em referência à cor tradicional da marca e a Manfred von Richthofen, herói da aviação alemã na I Guerra Mundial.

Depois do "penta" pela Ferrari, Schumacher realizou mais duas épocas na "scuderia" italiana, em que fez segundo e terceiro. Aos 37 anos, anunciou a retirada da competição, no final de 2006.

A reforma durou três anos. Schumacher voltou em 2010 ao volante de um Mercedes, mas os resultados não corresponderam às elevadas expectativas dos fãs e da imprensa da especialidade. O alemão terminou a temporada de 2010 em 9º, em 2011 foi 8º e em 2012 terminou no 13º lugar.

As polémicas e os acidentes

A carreira de Michael Schumacher na Fórmula 1 fica associada a alguns casos polémicos em momentos decisivos na luta pelo título, que alimentaram acesas discussões entre defensores e opositores do alemão. Em 1992, na sua primeira temporada completa, chocou com o McLaren de Ayrton Senna, no Grande Prémio de França, e levou um raspanete do brasileiro em plena pista.

Outro incidente controverso aconteceu com Damon Hill, em 1994, no grande prémio da Austrália, a última corrida da temporada. O britânico tentou a ultrapassagem, mas o alemão fechou a trajectória e os monolugares chocaram. Os dois pilotos desistiram, mas "Schumi" sagrou-se campeão do mundo, com mais um ponto do que Hill.

Em 1997, o filme repetiu-se no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Era a última corrida da temporada e Schumacher também liderava o campeonato por um ponto, mas desta vez sobre Jacques Villeneuve. O canadiano ensaiou uma ultrapassagem durante a volta 48 e o seu Williams foi atingido pelo Ferrari do alemão. Villeneuve acabou a corrida e sagrou-se campeão do mundo. Schumacher desistiu e foi mais tarde castigado por conduta anti-desportiva, perdendo o título de vice-campeão.

Michael Schumacher, que nasceu a 3 Janeiro de 1969 em Hürth-Hermülheim, procurou sempre manter a família longe das atenções dos "media". Casou com Corinna Betsch, em 1995, com quem teve dois filhos: Gina-Maria e Mick. Em 2007, trocaram a Alemanha pela Suíça e passaram a viver numa propriedade nas margens do lago Genebra.

O irmão Ralf Schumacher também foi piloto de Fórmula 1. Na história da modalidade são os únicos irmãos a acabar um grande prémio no primeiro e segundo lugar.» in http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=4&did=152313


(Michael Schumacher sai do coma e deixa o hospital)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover