30/06/14

Geologia - A avaliação dos técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil, realizada esta segunda-feira, aponta para a instabilidade da encosta de São Miguel Arcanjo, disse à Renascença a vice-presidente da Câmara de São Roque, Paula Ferreira.



«Famílias açorianas não podem voltar a casa. "Há perigo de novas derrocadas"

Uma derrocada de grandes dimensões aconteceu no dia 13 de Junho. 

Avaliação dos técnicos realizada esta segunda-feira aponta para a instabilidade da encosta de São Miguel Arcanjo, na ilha do Pico.

As oito famílias que ficaram desalojadas devido ao perigo de derrocada no concelho de São Roque, na ilha açoriana do Pico, não vão poder voltar a casa.

A avaliação dos técnicos do Laboratório Regional de Engenharia Civil, realizada esta segunda-feira, aponta para a instabilidade da encosta de São Miguel Arcanjo, disse à Renascença a vice-presidente da Câmara de São Roque, Paula Ferreira.

“Os técnicos agora vão proceder a um novo relatório mas, segundo as observações e aquilo que eles nos puderam dizer, em princípio, as pessoas não poderão regressar às suas casas, uma vez que existe o perigo de novas derrocadas”, adianta a autarca.

As oito famílias, num total de 31 pessoas, já estão a viver em casas novas, num processo conduzido pela autarquia e pelo Governo Regional dos Açores.

“A Câmara, em conjunto com a secretaria regional da Habitação dos Açores, providenciámos longo no dia da derrocada o realojamento das famílias em novas habitações, por isso, essas famílias vão continuar nos locais onde estão e esperar novos desenvolvimentos”, explica Paula Ferreira.

A zona vai continuar a ser monitorizada pelos técnicos, porque a encosta de São Miguel Arcanjo continua muito instável, depois da derrocada de grandes dimensões de 13 de Junho. 

O incidente não causou danos materiais ou humanos, mas obrigou à retirada das oito famílias que viviam em casas próximo do local.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=154063

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover