21/06/14

Planeta Terra - O dia mais longo do ano é este sábado, dia em que, exatamente às 10h51, passámos da primavera para o verão.

Hoje é dia de solstício de verão. E o que é o solstício?

«Hoje é dia de solstício de verão. E o que é o solstício?

O dia mais longo do ano é este sábado, dia em que, exatamente às 10h51, passámos da primavera para o verão.

O solstício de 21 de junho marca o primeiro dia de verão no hemisfério norte (e de inverno no hemisfério sul), com o maior número de horas de luz solar do ano.

Em termos científicos, o solstício de verão consiste no momento em que o hemisfério norte da Terra está mais diretamente virado para o Sol, com os polo norte inclinado em direção à estrela a cerca de 23,5 graus.

A palavra "solstício" advém de duas palavras latinas "sol" e "sistere" que significam "Sol parado", uma vez que nos dias em antes e depois do solstício de verão, o Sol parece manter-se à mesma altura no meio-dia e pôr-se e nascer no mesmo ponto em relação ao horizonte. À medida que os dias passam, é possível voltar a observar o Sol, a pôr-se e nascer um pouco mais sul, assim como um pouco mais baixo quando for meio-dia. Este processo mantém-se até que o Sol se ponha e nasça do ponto mais a sul do ano - o solstício de inverno, a 21 de dezembro.» in http://visao.sapo.pt/hoje-e-dia-de-solsticio-de-verao-e-o-que-e-o-solsticio=f785996#ixzz35IyX3dV0


(Movimentos da Terra - Solstícios e Equinócios)


(Solstício de Verão celebrado em Stonehenge)


Stonehenge Winter Solstice 2010 - "Sunrise"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover