24/06/14

Cidade do Porto - A Festa de São João e o Solstício de Verão, o que liga estes dois acontecimentos...



«O que é o solstício de verão e como é comemorado

Sabe o que é o solstício de verão? Sabe em que dia o Sol atinge o seu ponto mais alto? Sabe quando tem lugar a noite mais curta e do dia mais longo do ano? Tudo isto acontece no mesmo dia, o solstício de verão, no hemisfério norte, tem lugar no dia em que o Sol atinge a sua máxima altura, a 21 de junho, sendo então o dia com mais horas solares e ao contrário com a noite. Definitivamente, trata-se de um dia diferente dos outros, uma vez que desde os tempos ancestrais o homem, a natureza e as estrelas comemoram uma festa. É uma noite rodeada de magia, rituais e tradições que a fazem especial, dando entrada ao verão. Neste artigo de umComo.com.br contamos-lhe o que é o solstício de verão e como se comemora.

O que é o solstício?

O termo solstício, deriva do latim e significa "o sol fica parado" e durante os solstícios, o sol parece que para a sua atividade de fica quieto. No dia do equinócio o sol chega ao seu ponto mais alto em relação ao Equador, os raios solares caem em perpendicular sobre o trópico de Câncer.

Quando acontece?

Todos os anos temos dois solstícios, o de verão durante o dia 20 ou 21 de junho e o de inverno, a 21 ou 22 de dezembro. No solstício de verão do hemisfério Norte o sol atinge o zênite ao meio dia sobre o Trópico de Câncer, enquanto no solstício de inverno atinge o zênite ao meio dia sobre o Trópico de Capricórnio.

O que simboliza?

A celebração do solstício de verão é tão antiga como a própria humanidade, trata-se de um dia carregado de poder e magia. Segundo as crenças vindas do paganismo de tempos passados, fadas e divindades da natureza andam soltas pelos campos. Tradicionalmente, os agricultores davam graças pelo verão, pelas culturas, as frutas e por disporem de mais horas para cumprir as suas tarefas e se entregarem à diversão. Também é o momento certo para pedir pela fertilidade da terra e dos homens. Fogueiras e rituais de fogo eram iniciados na véspera do pleno do verão para simbolizar o poder do Deus pai Sol e ajudar a renovar a sua energia. Eram rituais para assegurar o renascimento do Sol.

Como se comemora hoje em dia?

Atualmente, em muitos casos juntam-se as celebrações do solstício com a noite de São João, a 23 de junho (o 24 é o dia que a igreja católica escolheu para celebrar o nascimento de São João Batista, do mesmo modo como escolher o 25 de dezembro para celebrar o nascimento de Jesus, próximo do solstício de inverno, embora estas festividades sejam anteriores ao natal do cristianismo).

Desta forma, podemos destacar as famosas fogueiras das festas de São João, que acontecem em Portugal e noutros países do hemisfério norte. Durante esta note, as pessoas reúnem se à volta do fogo, dançando à sua volta e saltando por cima da fogueira. Também é um dia de feriado e festival nas ruas de muitas localidades, por exemplo em Espanha na Catalunha e nas ilhas baleares, bem como em Portugal nas cidades do Porto e Figueira da Foz.

Se deseja ler mais artigos parecidos a o que é o solstício de verão e como é comemorado, recomendamos que entre na nossa categoria de A Terra e ciências espaciais.» in http://tempolivre.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-o-solsticio-de-verao-e-como-e-comemorado-934.html#ixzz35aQHxCJ1

(São João 2013, Porto, Portugal)
(Solstício do Verão) - "Oração à Luz" - de Guerra Junqueiro
 
(ORAÇÃO Á LUZ de GUERRA JUNQUEIRO)

"Oração à luz

Bendito o cristo-sol na cruz ardente,

monstro-mártir, que infinitamente

Por nós expira, soluçando luz! (...)



Luz que nos enches de alegria, 

Luz que desvendas a harmonia, 

Que és o esplendor e a cor da Natureza.

Farei de ti, luz de um só dia, 

A luz perpétua da beleza!



Luz que iluminas a existência,

Luz que propagas a evidência,

Que dissolves o erro e a escuridade,

Farei de ti, da tua essência,

A luz augusta da Verdade! (...)




Farei de ti luz dum momento,

A luz eterna, a luz divina, a luz do Amor!

Farei de ti a luz do Amor que não se apaga,

A luz que tudo alaga

E tudo vê e tudo aquece. (...)




Luz onde tudo vai boiando imerso,

Luz Espírito e Alma do universo

Sol dos sois, incriado e criador. (...)



Farei da cega luz que me alumia

A luz espiritual do grande dia,

A luz de Deus, a luz do Amor, a luz do Bem,

A luz da glória eterna, a luz da luz. Amen!"


(Guerra Junqueiro, Oração à luz)

Sem comentários:

Enviar um comentário