20/06/14

Amarante Pessoas - O projecto da dissertação de mestrado em Bioengenharia da jovem Amarantina Joana Silva valeu-lhe a distinção “Young Scientist Best Paper Award”.



«Jovem portuguesa vence prémio para melhor artigo científico

Com uma investigação sobre algoritmos usados em aplicações de monitorização de actividade física, Joana Silva, de 24 anos, venceu o “Young Scientist Best Paper Award”

O projecto da dissertação de mestrado em Bioengenharia de Joana Silva valeu à jovem portuguesa a distinção “Young Scientist Best Paper Award”. A investigadora de 24 anos, natural de Amarante, desenvolveu um algoritmo que permite distinguir as actividades de um utilizador, isto é, se ele está parado, a caminhar, a correr, a subir ou descer escadas, através de um sensor de telemóvel.

A trabalhar no centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS, Joana utilizou, inicialmente, “um ‘data set’ público, disponível numa base de daos online, que já continha informações dos sensores usados em telemóvel”, diz ao P3. O que a jovem fez foi “desenvolver técnicas de ‘machine learning’ e algoritmos de classificação que permitem distinguir entre as várias actividades e respectivas transições”.

Joana recorreu a “smartphones” com sensores como acelerómetros e levou a cabo “vários testes com um grupo de idosos com idades entre os 60 e os 70 anos, conseguindo resultados com uma taxa de precisão na ordem dos 86%”.

O objectivo é que este algoritmo seja usado numa aplicação móvel de monitorização física, semelhante às já existentes no mercado, mas com uma diferença significativa. Devido ao trabalho de Joana, já não vai ser necessário informar a aplicação sobre a actividade que o utilizador vai iniciar, algo que as aplicações actuais exigem para uma melhor “performance”.

No Fraunhofer Portugal AICOS, Joana e outros investigadores estão, já, a criar a tal aplicação, que estará disponível para Android em data ainda a anunciar.

O “Young Scientist Best Paper Award” foi entregue na conferencia internacional pHealth, que decorreu em Viena de Áustria. A investigador portuguesa partilhou a distinção com um colombiano, recebendo cada um 350 euros.» in http://p3.publico.pt/vicios/hightech/12623/jovem-portuguesa-vence-premio-para-melhor-artigo-cientifico#.U6NloMoCo24.facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover