31/12/13

Política Internacional - O que fazer com a herança de humanidade, paz e de resiliência que Mandiba nos legou...



«O que fazer com a herança de Mandela!

Vou falar sobre um personagem que, sem margens para dúvidas, considero ter marcado o século XX de uma forma muito profunda e de grande dimensão humana. Eu não quero ser mais um, entre tantos, a tecer loas de ocasião, mas, pelo contrário, perspetivar o pós-Mandiba, o que virá depois e o que é que a humanidade vai fazer com esse exemplo quase divino, qual epifania dos nossos tempos.

Nelson Mandela teve a nobreza de caráter de nunca querer a vingança pela vingança. Muitas vezes, mormente entre os crentes da religião católica, é comum invocar-se o sofrimento e o calvário que Jesus Cristo sofreu no decorrer da caminhada para a sua crucificação, como arquétipo de vida para a humanidade, no sentido de enfrentarmos as provações que nos vão aparecendo no nosso quotidiano. 

Um Homem que acreditou na igualdade entre homens de raças diferentes, num contexto sócio político de Apartheid que durou quase meio século, a partir de meados do século passado, em que se segregou a grande maioria da população negra da África do Sul, e que por isso esteve preso um quarto de século a quebrar pedras e a realizar outros trabalhos forçados de dureza equivalente.

Mandiba disse-o e ninguém deve duvidar das suas palavras, que não hesitaria em dar a sua vida por uma África do Sul mais justa. O seu comportamento revelou-se irrepreensível, depois da sua libertação, pois, ao contrário do que se passou em alguns Países Africanos, sempre lutou por uma nação de negros e brancos, em igualdade de direitos. 

Nós os portugueses conhecemos o descalabro em que a descolonização portuguesa se tornou, nos territórios em que tivemos soberania, designadamente, Angola, Moçambique e Guiné. Após a revolução de Abril, a nossa pressa de entrega das colónias ultramarinas ficou eivada de irresponsabilidade, pois obrigamos pessoas nascidas em África a retornarem a Portugal continental; fizemos retornar pessoas que nunca foram daqui... mas era isso, ou lança-los aos tubarões, diziam alguns políticos da moda!

A África do Sul é o país mais desenvolvido do continente africano, penso que não restam dúvidas quanto a isso. E quanto foi o contributo de Mandiba para isso: penso que é incomensurável. Repare-se que, se quando Nelson Mandela saiu da prisão houvesse uma revolta armada, certamente que, ainda hoje, se andaria aos tiros e a economia do pais estaria completamente depauperada. Nem me referi primordialmente ao aspeto mais importante da questão: quantas vidas se teriam perdido, quantos seriam os estropiados de guerra. Ninguém consegue aferir tal conjetura, pois se em países vizinhos menores e com menos interesses estrangeiros, o impacto das revoltas armadas, mais ou menos civis, tem sido brutal a todos os níveis, o que seria se um pais desta dimensão entrasse em convulsão...

Mandela com o seu duro exemplo de vida, está ao nível de Cristo e de outros Messias, Madre Teresa de Calcutá, João Paulo II, Dalai-Lama Tenzin Gyatso, Martin Luther King, Mahatma Gandhi, João XXIII e o revolucionário clerical, Francisco I, que sempre procuraram o Bem como caminho e não se deixaram corromper pelo apelo do mal, afinal, quase sempre a escolha mais fácil e popular. Difícil é liderar grandes multidões com sede de ódio e vingança, mostrando-lhes que a violência e o mal não são a escolha correta: o aperfeiçoamento humano passa por resistir  ao imediatismo do mal, do revanchismo e da humilhação alheia.

Mas, e eis finalmente chego ao ponto crucial da escrita deste texto, o que será que a humanidade vai fazer com tão grande herança de bondade e paz, que Mandiba nos soube brindar?... Será que a África do sul se desunirá e será palco de guerras mais ou menos civis, tal como acontece em inúmeros pontos do continente Africano?

E se for assim, de que adiantou à humanidade, ter esta experiência do sagrado, qual epifania, se nada se incorporou na nossa forma de ser e de estar na vida? -Pouco, muito pouco e receio que o imediatismo do consumismo e do Deus dinheiro, a ditadura da Moeda e das agências de rating que tudo influenciam de forma dramaticamente soberana e de uma obediência quase masoquista por nossa parte, acabem por prevalecer. Parece que ninguém conheceu Mandiba... que ninguém o quis conhecer, que andamos todos com amnésia seletiva!» 

(Helder Barros, 31-12-2013)


The Specials - "Nelson Mandela"



"Free Nelson Mandela
Free free
Free free free Nelson Mandela

Free Nelson Mandela

21 years in captivity
Shoes too small to fit his feet
His body abused, but his mind is still free
You're so blind that you cannot see

Free Nelson Mandela

Visited the causes at the AMC
Only one man in a large army
You're so blind that you cannot see
You're so deaf that you cannot hear him

Free Nelson Mandela

21 tears in captivity
You're so blind that you cannot see
You're so deaf that you cannot hear him
You're so dumb that you cannot speak


Free Nelson Mandela"

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Já começa o fim..."

Foto: Já começa o fim…
Passámos tantos caminhos,
 Que subiam e desciam para nada,
Bermas que foram sentido, sem perguntar,
Agarro esse instante, de tempo nenhum,
E de tantas palavras, por tão pouco.
Aqui estou, tão longe de mim,
Que me esqueço.
Já é tarde e a chuva que magoa, 
No meu quarto, já sem medo, 
Escrevo para trás, pela última vez,
E entrego-me ao acaso.
Tocam finados por um sonho feliz,
Sonharei com ele acabado,
E amanhã, ao acordar,
A ressaca da razão…
Valeu a pena.


Eugénio Mourão.

"Já começa o fim…
Passámos tantos caminhos,
Que subiam e desciam para nada,
Bermas que foram sentido, sem perguntar,
Agarro esse instante, de tempo nenhum,
E de tantas palavras, por tão pouco.
Aqui estou, tão longe de mim,
Que me esqueço.
Já é tarde e a chuva que magoa, 
No meu quarto, já sem medo, 
Escrevo para trás, pela última vez,
E entrego-me ao acaso.
Tocam finados por um sonho feliz,
Sonharei com ele acabado,
E amanhã, ao acordar,
A ressaca da razão…
Valeu a pena."

Eugénio Mourão

Animais - As imagens tornaram-se virais, com o cão que já é apelidado de "o bom samaritano" a recusar-se a sair de junto do outro animal, atropelado numa movimentada estrada na China.



«Cão recusa-se a abandonar companheiro atropelado e comove a Internet

As imagens tornaram-se virais, com o cão que já é apelidado de "o bom samaritano" a recusar-se a sair de junto do outro animal, atropelado numa movimentada estrada na China.

Com as temperaturas a cairem até aos 13 graus negativos, o cão permaneceu junto ao companheiro que morreu atropelado durante toda a noite de 22 para 23 de dezembro, numa estrada na cidade chinesa de Yinchuan.

Comovidas e preocupadas, algumas pessoas decidiram colocar um banco no meio da estrada, junto aos animais, de forma a alertar os condutores e evitar um segundo acidente.
Vídeos e fotografias têm estado, desde estão, a circular na Internet. 

Segundo a Sky News, o cão morto acabou por ser recolhido pelo proprietário de um restaurante, com o "amigo" a segui-lo de perto.» in http://visao.sapo.pt/cao-recusa-se-a-abandonar-companheiro-atropelado-e-comove-a-internet=f763225#ixzz2p4A3kkwI


(Cão recusa-se a abandonar companheiro morto)

Óbitos - Benjamin Curtis, guitarrista da banda norte-americana School of Seven Bells, faleceu, vítima de linfoma.

Morreu Benjamin Curtis, guitarrista dos School of Seven Bells -

«Morreu Benjamin Curtis, guitarrista dos School of Seven Bells

Músico tinha 35 anos e foi vítima de cancro. Em 2012, a banda esteve em Paredes de Coura.

Benjamin Curtis, guitarrista da banda norte-americana School of Seven Bells, faleceu, vítima de linfoma. 

Natural do Oklahoma e radicado no Texas, Curtis criou os School of Seven Bells em 2007, com a cantora Alejandra Deheza. O grupo lançou vários EPs e três álbuns, o mais recente dos quais, Ghostory, em 2012. Nesse mesmo ano, os School of Seven Bells tocaram em Paredes de Coura. 

Benjamin Curtis soube ter cancro no começo deste ano, recebendo a ajuda de músicos como Paul Banks (Interpol), Devendra Banhart e Albert Hammond Jr (The Strokes), que contribuíram para reunir fundos para pagar os tratamentos médicos. 

Além de Paredes de Coura, os School of Seven Bells tocaram também em Guimarães, no Festival Manta, em 2000. 

No final de novembro, Benjamin Curtis escreveu, no Facebook, estar no hospital com a família. "Estou a passar um grande dia, com Alley, o meu irmão e os meus amigos mais próximos, no quarto do hospital. Não há nada que me faça sentir mais grato!".» in http://blitz.sapo.pt/morreu-benjamin-curtis-guitarrista-dos-school-of-seven-bells=f90286#ixzz2p0ZC0Qjg


School of Seven Bells - "Dust Devil"


School of Seven Bells - "I L U"


Shearwater - "Meridian"


School of Seven Bells - "Show me love"


School of Seven Bells - "Half Asleep"


School of Seven Bells - "Windstorm"


School of Seven Bells - "Scavenger"


School of Seven Bells - "The Night"


School of Seven Bells - "Lafaye" - [Official Video]



School of Seven Bells - "Reappear"


School Of Seven Bells - "My Cabal"

"SHOW ME LOVE

How can't you see
When you've got the rain in your eye it keeps you looking down
More of the same with a different name
Doesn't have to be your story now
Hey you'll never find love within
When you only take from you
What can he break
I'll never take from you babe
(Ah, ah, ha)
You close the door on the raging fire and never put it out
And you wonder why
Your blood it boils and it won't calm down
Because your heart is mine and it calls you out
Hey you'll never find love within
When you only seek love in him
And he only takes from you
What he can break
I'll never take from you, babe"

30/12/13

Espaço - Uma câmara de segurança de um edifício público captou o momento em que o objeto atravessou o céu do Iowa e do Minnesota, no passado dia 26, tudo apontando para que se trate de um meteoro.



«Câmara de segurança capta meteoro que intrigou centenas de norte-americanos

Descrito como uma "bola de fogo", o objeto cruzou o céu noturno da região fronteiriça entre os estados norte-americanos do Iowa e do Minnesota.

Mais de 700 pessoas relataram às autoridades o avistamento do objeto luminoso, descrevendo-o como "tão brilhante como o sol" ou como "uma bola de fogo". 

Uma câmara de segurança de um edifício público captou o momento em que o objeto atravessou o céu do Iowa e do Minnesota, no passado dia 26, tudo apontando para que se trate de um meteoro.» in http://visao.sapo.pt/camara-de-seguranca-capta-meteoro-que-intrigou-centenas-de-norte-americanos=f763206#ixzz2p090XRzi


(Câmara de segurança capta meteoro que intrigou centenas de norte-americanos)

Desporto Futebol: O jovem futebolista de Trinidad e Tobago Akeem Adams, de 22 anos, defesa do Ferencvaros e internacional pelo seu país, morreu hoje na sequência de uma hemorragia cerebral, anunciou o clube húngaro em comunicado.



«Ferencvaros anuncia morte de jovem internacional de Trinidad e Tobago

Futebolista morreu na sequência de uma hemorragia cerebral.

O jovem futebolista de Trinidad e Tobago Akeem Adams, de 22 anos, defesa do Ferencvaros e internacional pelo seu país, morreu hoje na sequência de uma hemorragia cerebral, anunciou o clube húngaro em comunicado.

«Temos a dolorosa tarefa de anunciar a morte do nosso jogador Akeem Adams», pode ler-se na página do Ferencvaros na internet.

Após um treino no passado dia 25 de setembro, Akeem Adams foi vítima de uma crise cardíaca em sua casa, em Budapeste, na sequência da qual foi sujeito a três intervenções cirúrgicas, explicou o clube no mesmo comunicado.

Tornou-se necessário amputar a perna esquerda ao jovem de Trinidad e Tobago, cujas melhorias que registou após as operações permitiram que recebesse a visita de familiares e amigos no quarto de hospital, enquanto aguardava por um transplante cardíaco.

Akeem Adams, que foi oito vezes internacional pela seleção de Trinidad e Tobago, e participou, em 2007, no Mundial de sub-17, e em 2009 no Mundial de sub-20, tinha assinado contrato com o Ferencvaros no verão de 2013, além de ter envergado por seis vezes a camisola do clube magiar.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/internacional/artigo/2013/12/30/ferencvaros_anuncia_morte_de_jov.html


(Akeem Adams and Silas Spann talk about their experiences)

Política Educativa - O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto aceitou a providência cautelar interposta pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) para suspender a prova de avaliação de capacidades e conhecimentos dos docentes contratados com menos de cinco anos de serviço.



«Tribunal do Porto suspende prova de avaliação dos docentes contratados

Fenprof considera que se "torna cada vez mais insustentável a posição da equipa de Nuno Crato à frente do Ministério da Educação e Ciência".

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto aceitou a providência cautelar interposta pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) para suspender a prova de avaliação de capacidades e conhecimentos dos docentes contratados com menos de cinco anos de serviço.

Em comunicado, a Fenprof, citando a decisão judicial, escreve que o Tribunal decidiu que o Ministério da Educação e Ciência está impedido de praticar qualquer acção que leve à concretização da prova.

"Nestes termos, e pelas razões vindas de aduzir, julgo a presente providência cautelar procedente e intimo a entidade requerida a abster-se de praticar qualquer acto conducente à realização da prova de avaliação de conhecimentos", lê-se no comunicado da Fenprof, que cita a decisão do Tribunal.

"Para a Fenprof, esta situação significa mais uma tremenda derrota de quem insiste, contra tudo e todos, em levar por diante uma prova absolutamente iníqua e absurda, ainda que recorrendo a expedientes ilegais. Torna-se cada vez mais insustentável a posição da equipa de Nuno Crato à frente do Ministério da Educação e Ciência", defende o comunicado da Fenprof.

Contactado pela Renascença, o Ministério esclareceu apenas que ainda não recebeu qualquer notificação do Tribunal do Porto relativa à providência cautelar. 

Em Novembro, a Fenprof entregou nos tribunais seis providências cautelares a contestar a legislação publicada que enquadra a realização da prova, tendo sido remetidas cinco para o Supremo Tribunal Administrativo, depois de os tribunais de primeira instância se terem declarado incompetentes para decidir. Faltava apenas conhecer a decisão do TAF do Porto, que agora se pronunciou favoravelmente às pretensões sindicais. 

A polémica prova de avaliação de conhecimentos dos professores contratados com menos de cinco anos de experiência decorreu a 18 de Dezembro, tendo sido marcada por protestos e incidentes. Estavam inscritos cerca de 13.500 docentes. 

Inicialmente, o exame devia ser feito por todos os professores contratados, mas o Governo recuou na decisão e decidiu que apenas os professores contratados com menos de cinco anos de experiência é que deviam realizar o exame. Desta forma, mais de metade dos docentes contratados ficaram excluídos da prova.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=134175

Taça da Liga: Sporting C.P. 0 vs F.C. do Porto 0 - Dragões empataram de forma feliz em Alvalade, em mais um equívoco de do meio campo (Herrera)...



«​JOGO NULO NA TAÇA DA LIGA

​Após a paragem natalícia, o futebol voltou com um clássico que deu em nulo. Sporting e FC Porto empataram a zero num jogo pouco interessante, especialmente na primeira parte, e em que os Dragões – que terminaram com dez jogadores – trouxeram de Lisboa um resultado que lhes dá boas perspectivas de avançar para as meias-finais. Os portistas recebem em casa Penafiel e Marítimo nos encontros que restam deste grupo B, em que todas as equipas têm um ponto no final da primeira jornada.

Face ao “onze” tipo dos últimos encontros, o treinador Paulo Fonseca fez entrar o guarda-redes Fabiano – que teve intervenções decisivas, especialmente no segundo tempo, negando o golo ao Sporting – e ainda Herrera, no lugar de Lucho. A história da primeira parte pode contar-se em poucas palavras: ambas as equipas colocaram as suas linhas defensivas muito adiantadas, o que roubou espaço para trocar a bola e concentrou muito o jogo a meio-campo.

Houve momentos alternados de domínio e poucas situações claras de golo: na primeira delas, aos sete minutos, Ghilas foi lançado por Alex Sandro e rematou por cima; do outro lado, foi Wilson Eduardo a obrigar Fabiano a uma defesa atenta, aos 26 minutos. Ao intervalo a posse de bola era repartida, com ligeira vantagem azul e branca.

No segundo tempo, voltou a ser Ghilas a dar o primeiro aviso, com um remate a partir de posição de fora de jogo, mas que deu conta de uma vontade por parte do FC Porto de pressionar mais próximo da área do adversário. Fernando, aos 62 minutos, também cabeceou em boa posição, após canto, mas a bola saiu por cima.

Os dois bancos mexeram a partir dos 60 minutos e no FC Porto saíram Herrera e Fernando (tocado), entrando em campo Lucho e Defour. O Sporting, em sua casa, não arriscou na procura da vitória, trocando um ponta-de-lança por outro (Slimani por Montero) e extremo por extremo (Capel por Carrillo). Para além disso, destaque para William Carvalho, que entrou “a matar” sobre Varela e viu o cartão amarelo, quando bem podia ter visto o vermelho.

As grandes oportunidades do Sporting na segunda parte apenas surgiram nos últimos 16 minutos, mas foi a vez de Fabiano, habitual suplente de Helton na baliza portista, mostrar toda a sua qualidade: aos 74 minutos evitou o remate de Carrillo e a recarga de Montero e aos 81 negou o golo a Vítor.

O FC Porto terminou o encontro com apenas dez homens, visto que Olegário Benquerença decidiu mostrar o segundo cartão amarelo a Carlos Eduardo por uma falta banal a meio campo. Este critério compara bastante mal com o cartão amarelo mostrado a William Carvalho poucos minutos antes, mas o FC Porto foi capaz de garantir o empate e a equipa visitada continua sem vencer os Dragões esta época.» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/Sporting-FC-Porto.aspx


29/12/13

Desporto Automobilismo - O ex-piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, está em "coma" e em "estado crítico", depois do acidente de esqui sofrido esta manhã na estância de Méribel, nos Alpes franceses.



«Michael Schumacher "em coma" e poderá correr perigo de vida

O ex-piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, está em "coma" e em "estado crítico", depois do acidente de esqui sofrido esta manhã na estância de Méribel, nos Alpes franceses.

De acordo com uma informação do hospital, o germânico, de 44 anos, "sofria um sério traumatismo craniano" e estava "em coma" quando chegou ao Hospital de Grenoble, necessitando de uma "operação neurocirúrgica imediata".

De acordo com as televisões públicas alemães ARD e ZDF, que citam fontes hospitalares, Schumacher está inclusivamente em perigo de vida.

O antigo piloto sofreu um acidente de esqui, chocando com a cabeça contra uma rocha, quando esquiava fora da pista da estância de Méribel, nos Alpes franceses.

Schumacher foi inicialmente hospitalizado em Moutiers, mas pelas 12:45 locais (11:45 em Lisboa) foi transferido para Grenoble, para realizar mais exames, ao concluir-se que o seu estado poderia ser mais grave do que inicialmente parecia.

Na primeira informação oficial sobre o assunto, transmitida pelo diretor-geral da estância de Meribel, Christophe Gernignon-Lecomte, Schumacher não estaria mal: "Está no hospital de Moutiers, está consciente e, normalmente, o acidente não é demasiado grave", disse.

Sabine Kehm, porta-voz do antigo piloto, anunciou entretanto que Schumacher "levava capacete e não estava sozinho" quando aconteceu o acidente e que "mais ninguém esteve envolvido".» in http://visao.sapo.pt/michael-schumacher-em-coma-e-podera-correr-perigo-de-vida=f763223#ixzz2ouOBOLOW


(Michael Schumacher Tribute - When Words Are Not Enough)



(CANAL ALEMÃO DE TELEVISÃO DIVULGA IMAGENS DO RESGATE A SCHUMACHER)

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: Penafiel 0 vs F.C. do Porto 1 - A equipa de Sub17 do FC Porto venceu, este domingo, o FC Penafiel pela margem mínima, em jogo em atraso da 14.ª jornada do Campeonato Nacional.



«SUB17 VENCEM PENAFIEL E CIMENTAM LIDERANÇA

A equipa de Sub17 do FC Porto venceu, este domingo, o FC Penafiel por 1-0, em jogo em atraso da 14.ª jornada do Campeonato Nacional. A partida foi disputada no Campo de Treinos n.º 1 do clube penafidelense e o único golo da partida foi apontado por Moreto, aos 50 minutos, na cobrança de uma grande penalidade.

​O FC Porto, que jogou sem o capitão Rúben Neves, castigado, já garantiu a presença na segunda fase e está, ao fim de 16 jornadas, na liderança da competição, agora com nove pontos de avanço sobre o Rio Ave, segundo classificado. 

O próximo jogo dos portistas está agendado para dia 5 de Janeiro, pelas 11h00, com a Sanjoanense.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub17-vencem-Penafiel-e-cimentam-lideranca.aspx


Formação: Sub17 - Campeonato nacional (14.ª J): FC Penafiel 0-1

Acidentes - O ex-piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão Mundial de Fórmula 1, sofreu um grave acidente de esqui na estância de Méribel, Alpes franceses, revelou hoje a rádio francesa Europe 1.



«Michael Schumacher sofre grave acidente de esqui

O ex-piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão Mundial de Fórmula 1, sofreu um grave acidente de esqui na estância de Méribel, Alpes franceses, revelou hoje a rádio francesa Europe 1.

Ainda segundo aquela emissora, Schumacher terá sido vítima de um traumatismo craniano e foi transportado para um hospital.

Méribel é uma das estâncias que compõem os "Três Vales", um dos centros mais conhecidos dos Alpes franceses.» in http://desporto.sapo.pt/motores/formula1/artigo/2013/12/29/michael_schumacher_sofre_grave_a.html

Óbito - O antigo futebolista internacional russo Ilia Tsymbalar morreu no sábado, aos 44 anos, aparentemente vítima de ataque cardíaco, noticiou hoje o jornal governamental russo Rossiyskaya Gazeta.

Antigo internacional russo Ilia Tsymbalar morre aos 44 anos

«Antigo internacional russo Ilia Tsymbalar morre aos 44 anos

Ilia Tsymbalar foi eleito o melhor jogador da Rússia em 1995.

O antigo futebolista internacional russo Ilia Tsymbalar morreu no sábado, aos 44 anos, aparentemente vítima de ataque cardíaco, noticiou hoje o jornal governamental russo Rossiyskaya Gazeta.

Tsymbalar, 28 vezes internacional russo, fez parte da equipa do Spartak Moscovo que acumulou sete títulos nacionais na década de 90 e foi eleito o melhor jogador da Rússia em 1995.

Ao serviço do Spartak, este médio marcou 54 golos, em 204 jogos.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/internacional/artigo/2013/12/29/antigo_internacional_russo_ilya_.html






(Ilya Tsymbalar - Rest in Peace)

Poesia - O Meu Amigo e Colega, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Se eu pudesse nascer todas as manhãs"




"Se eu pudesse nascer todas as manhãs
Este céu estrelado de asas…

Nascente de um beijo,
De um sol errante,
E tímido,
Às encostas da serra,
O silêncio de uma nascente,
Pela ribeira que grita.
E ao levante, 
Neste vale de lágrimas,
A terra vestida de frio,
Pela neblina, que adormece
E cobre a minha alma,
Um dia, Marão pela última vez.

Se eu pudesse morrer todas as manhãs
Este céu estrelado de asas…"

Eugénio Mourão.


https://www.facebook.com/eugenio.mourao?hc_location=timeline

28/12/13

Liga2 Cabovisão: Trofense 1 vs F.C. do Porto B 1 - Jovens Dragões empataram na Trofa sob condições climatéricas muito adversas!



«FC PORTO B EMPATA NA TROFA
28-12-2013

​O FC Porto B empatou este sábado diante do Trofense (1-1), na Trofa, em jogo a contar para a 23.ª jornada da Segunda Liga. Hélder Sousa deu vantagem aos anfitriões logo aos três minutos, mas Tozé, da marca de grande penalidade, estabeleceu a igualdade na etapa complementar (87m).

​Debaixo de condições climatéricas adversas e num terreno pesado, Trofense e FC Porto B sentiram grandes dificuldades para impor o seu futebol, ainda que o conjunto local tenha ganho vantagem logo aos três minutos, quando Hélder Sousa deu o melhor seguimento a um cruzamento de Jhoan Viafara que percorreu grande parte da área portista. Kayembe, Tozé e Pedro Moreira foram os principais nomes da reacção azul e branca, mas o resultado não sofreu alterações até ao intervalo.

No segundo tempo, e já depois de Caballero ver um golo mal anulado após grande trabalho individual de Kayembe (70m), Tozé, da marca de grande penalidade, repôs meia justiça ao apontar o seu 11.º golo na competição (87m). Mesmo com mais ataques, mais remates, mais pontapés de canto e com uma percentagem de posse de bola francamente superior, o FC Porto B não logrou mais que uma igualdade na deslocação à Trofa. Mas merecia mais.

O próximo jogo do FC Porto B, referente à 24.ª jornada da Segunda Liga, será frente ao Portimonense, no Estádio de Pedroso, a 12 de Janeiro do próximo ano.

FICHA DE JOGO

Trofense-FC Porto B, 1-1
Segunda Liga, 23.ª jornada
28 de Dezembro de 2013
Estádio do CD Trofense, na Trofa

Árbitro: Jorge Faustino (Leiria)

TROFENSE: Conrado; Mesquita, Márcio, Dennis e Matheus; Tiago (cap.), Neves e Hélder Sousa; Mateus Fonseca, Rateira e Jhoan Viafara
Substituições: Mateus Fonseca por Maicon Assis (78m), Jhoan Viafara por Guevara (89m)
Não utilizados: Diogo Freire, Paulo Monteiro, André Viana, Rafinha e João Jesus
Treinador: Porfírio Amorim

FC PORTO B: Kadú; Victor Garcia, Mikel, Tiago Ferreira e Quiño; Tomás Podstawski, Pedro Moreira (cap.) e Leandro; Tozé, Kayembe e André Silva
Substituições: Leandro por Caballero (62m), Tomás Podstawski por Pavlovski (73m), André Silva por Ivo (80m)
Não utilizados: Matos, David Bruno, Zé António e Frederic
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Hélder Sousa (3m), Tozé (87m, g.p)
Cartões amarelos: Mesquita (17m e 86m), Mikel (67m), Victor Garcia (71m), Jhoan Viafara (80m), Márcio (88m), Tozé (88m), Quiño (89m)
Cartão vermelho: Mesquita (86m)» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Trofense-FC-Porto-B.aspx


1-0 Hélder Sousa 2'


FC Porto, Golo, Tozé, 87m, 1-1 (g.p.)


Futebol, FC Porto B - Segunda Liga (23.ª j): Trofense 1-1 FC Porto

F.C. do Porto Pinto da Costa - Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa faz hoje 76 anos e ao JN contou que espera ter a prenda perfeita - a família unida à sua volta - e que nesta época natalícia o que mais o revolta é a hipocrisia de certas pessoas.

Pinto da Costa faz 76 anos e quer continuar a dar alegrias aos adeptos

«Pinto da Costa faz 76 anos e quer continuar a dar alegrias aos adeptos

Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa faz hoje 76 anos. Ao JN contou que espera ter a prenda perfeita - a família unida à sua volta - e que nesta época natalícia o que mais o revolta é a hipocrisia de certas pessoas.

Pinto da Costa faz 76 anos e quer continuar a dar alegrias aos adeptos.

Feliz com o ano de 2013 do F. C. Porto, financeira e desportivamente, Pinto da Costa destaca a concretização de um sonho antigo: o museu. 

Passa ao lado do clássico com o Sporting, para a Taça da Liga, e em 2014.» in http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=3607070
-------------------------------------------------------------------------------------------
Muitos parabéns ao nosso Presidente eterno, campeão dos campeões, muita saúde e paz!


(Pinto da Costa no lançamento do livro "31 anos de presidência, 31 decisões")

Cidade de Amarante - Natal de 2013, chuvoso como poucos, mas em Amarante há sempre magia no ar, no rio, no património natural e humano!

Fotografia0562
Fotografia0556
Fotografia0554
Fotografia0552
Fotografia0547


(A magia de Amarante impõe-se mesmo no Natal molhado de 2013)

27/12/13

Acidentes - A foto que acompanha este texto denuncia a violência do embate: Juan Iturbe saiu praticamente ileso de um acidente de viação e não será exagero utilizar a expressão «milagre».

Iturbe

«Grave acidente de viação: Iturbe escapa por milagre

Carro onde seguia avançado que FC Porto emprestou ao Verona ficou destruído.

A foto que acompanha este texto denuncia a violência do embate: Juan Iturbe saiu praticamente ileso de um acidente de viação e não será exagero utilizar a expressão «milagre».

A passar a quadra natalícia no Paraguai, Iturbe despistou-se na região de Caaguazu, a 150 quilómetros da capital Assunção. A parte dianteira do potente bólide ficou completamente destruída, mas o jogador que o FC Porto emprestou ao Verona está bem e sem mazelas fisicas.

A informação começou a circular no twitter e os dados ainda não são oficiais. O excesso de velocidade e a estrada molhada terão sido as principais causas para o despiste do carro em que seguia Juan Iturbe. 

De acordo com o jornal Última Hora, que cita fonte policial, o jogador não ia ao volante, mas sim no banco traseiro, acompanhado de uma mulher. 

A mesma fonte explicou que o motorista terá delineado mal uma curva e chocou contra um camião (ver primeira foto da galeria). Testemunhas no local afirmam que o motor do veículo «voou» com o impacto.

A efetuar uma temporada positiva ao serviço do Verona, Iturbe tem vivido alguns sobressaltos fora dos relvados. Em novembro soube-se, por exemplo, que parte dos seus bens tinham sido penhorados por um ex-empresário. Agora este acidente vem estragar o período de descanso do avançado. 

Nos últimos dias, Iturbe tinha sido associado à AS Roma e o treinador Rudi Garcia veio a público confirmar o interesse no Mini Messi.» in http://www.maisfutebol.iol.pt/iturbe-fc-porto-porto-grave-acidente-acidente-paraguai/52bde81be4b0cc20720bb7e6.html