«Roteiro: Viagem Medieval em Santa Maria da Feira!
A viagem por usos e costumes medievais volta a instalar-se em redor do Castelo da Feira nos próximos dias. De 2 a 12 de agosto, Santa Maria da Feira prepara-se para mais uma viagem no tempo.
São 11 dias de recriação histórica repletos de espetáculos, atividades e muita animação, tudo elaborado por centenas de voluntários que fazem desta aventura medieval um evento a não perder. Embarque numa viagem no tempo e deixe-se encantar pelas terras de Santa Maria.
A iniciativa, batizada de Viagem Medieval, apresenta tradições de um tempo em que tudo era diferente. A época medieval deixou marcas arquitetónicas e históricas na sociedade que apetece recordar e é isso que todos os anos se faz em Santa Maria da Feira durante vários dias em que a população e a própria cidade se transformam na vila medieval que outrora foram.
O Castelo da Feira, único no país com as suas quatro torres, dá o mote para esta viagem medieval que se prolonga por 11 dias e promete animação diária, muita comida, bebida, espetáculos únicos, recriações históricas e mercados inspirados nos tempos medievais. Santa Maria da Feira já se habituou a parar no tempo durante o início de agosto e são muitos os que se voluntariam para que a festa aconteça com a grandeza de sempre.
Aqui, nada é deixado ao acaso, das roupas à alimentação, dos mercados aos desfiles, da música às batalhas, tudo recria a época medieval e não há espaço para materiais e tradições do século XXI.
Nesta Viagem Medieval, a diversão é garantida, para miúdos e graúdos, durante estes 11 dias de festa por diversas recriações histórias, cerca de 170 espetáculos e muitas atividades.
Do mundano ao sobrenatural
Em 2012, a Viagem Medieval retrata o Reinado de D. Sancho I, na viragem do século XII para o XIII, período marcado por grandes perturbações sociais, conflitos militares e catástrofes naturais - então interpretadas como castigo divino - causando fomes e epidemias diversas. A edição de 2012 não será alheia a este momento histórico mas retratará também a melhor faceta daquele tempo, quando o rei D. Sancho I fomenta a prosperidade e, nesse clima, promove na sua Corte momentos de festa e de cultura, com a representação de arremedilhos e sessões de poesia e de música.
Se não conhece Santa Maria da Feira, este é certamente um bom momento para o fazer. É que todo o esplendor do centro histórico fica realçado pela Viagem Medieval e toda a cidade se veste, orgulhosa, de bandeiras medievais às janelas. A música e a dança, a par dos comes e bebes, fazem parte dos momentos de lazer dos habitantes da vila medieval. No meio da vida de trabalho intenso havia sempre tempo para celebrar, e é esse espírito que aqui se retrata, com espetáculos e animação constantes. Alguns, de meia em meia hora, apresentam-se nas principais praças da cidade.
Depois é experimentar consoante as preferências individuais as muitas possibilidades que vão de atividades mais mundanas aos fenómenos paranormais que ocupavam um importante papel na época retratada. Procure uma explicação para tudo o que for aparentemente inexplicável no Lago dos Feitiços e não sairá desiludido!
Como um guerreiro medieval
Principalmente miúdos mas também adultos podem vestir a pele de um guerreiro medieval num das muitas atividades que o ensinam a ser um verdadeiro guerreiro medieval. Manejar uma espada, fazer tiro ao arco, subir às ameias ou fazer um treino complexo de escudeiros são algumas das possibilidades que te podem ajudar a ganhar coragem para… encontrar o elixir da juventude! Um mundo de aventuras aliciantes promete fazer de uma visita à feira medieval um grande momento de descoberta.
Se a sua vontade passa por apenas sentir este ambiente de outros tempos, asseguramos que mesmo a observar apenas o ambiente neste recinto já se sentirá parte de uma época passada e desconhecida. Deixe-se deambular pelos mercados, suba até ao castelo, sente-se numa das muitas tabernas e delicie-se com pratos típicos como porco no espeto, javali, pão caseiro ou doces conventuais, entre muitos outros. Se já está cansado só de pensar no percurso, opte por fazer esta visita a bordo de uma carroça.
Para relaxar poderá ainda utilizar os banhos públicos, um espaço dinamizado pelas Termas de S. Jorge que retratam as práticas ancestrais do termalismo.
Conheça o programa completo no site da Viagem Medieval a Santa Maria da Feira
O bilhete para uma visita à Viagem Medieval a Terras de Santa Maria custa 2 euros. Também pode entrar sem pagar, desde que esteja no recinto durante a semana antes das 15h00 ou ao fim de semana antes do meio-dia, ou no primeiro dia do evento (2 de agosto) cujo ingresso é gratuito. O recinto mantém-se em funcionamento até às 1h00. Pode ainda optar por uma pulseira que dura todo o evento e que custa 3 euros (se comprada antes) ou 4 euros (se adquirida no recinto).
As crianças que medirem até 1,30 metros estão isentas de pagar bilhete.
Onde comer em Santa Maria da Feira:
No recinto da feira medieval há petiscos deliciosos em diversas tabernas espalhadas um pouco por toda a parte. Dos salgados aos doces, do mais exótico ao mais tradicional, aqui os sabores são sempre inspirados em receitas antigas. Não deixe de provar o suculento porco no espeto e um dos muitos e deliciosos doces conventuais aqui comercializados.
Onde dormir em Santa Maria da Feira:
Hotel dos Loios
Hotel Nova Cruz
Hotel Pedra Bela
Hotel Ibis – Europarque
Hotel WR S. João da Madeira Hotel» in http://escape.sapo.pt/boa-vida/roteiros/roteiro-aventura-medieval-por-terras-santa-maria-4967947
(Viagem Medieval - Sta. Maria da Feira Cortejo Final)
(CASTELO DE SANTA MARIA DA FEIRA)
Sem comentários:
Enviar um comentário