14/08/12

Desporto Automóvel - O universo dos ralis ficou mais pobre com a morte de Philippe Bugalski, piloto francês de 49 anos de idade, vítima de uma queda acidental!




«Faleceu Philippe Bugalski

O universo dos ralis ficou mais pobre com a morte de Philippe Bugalski, piloto francês de 49 anos de idade, vítima de uma queda acidental.

No seu currículo, Bugalski contava com três campeonatos de ralis de França (1998, 1999 e 2000), mas também com dois triunfos surpreendentes em provas do Mundial de Ralis, ao volante de um Citroën Xsara Kit Car, em 1999, o que lhe concedeu maior notoriedade internacional.

Nesse ano, Bugalski impôs o seu Xsara de duas rodas motrizes na Volta à Córsega e no Rali da Catalunha, surpreendendo os WRC no asfalto e mostrando que o modelo francês tinha potencial para rivalizar com os melhores World Rally Cars. Bugalski foi, assim, o primeiro vencedor pela Citroën em provas do Mundial de Ralis.

O francês foi um dos membros ativos no desenvolvimento do projeto da Citroën para o Mundial de Ralis, ajudando à evolução do Xsara para World Rally Car. Bugalski saiu vitorioso ainda em dez provas do Campeonato Europeu de Ralis, tendo colocado um ponto final na sua carreira profissional em 2003, então com 40 anos de idade, rumando à empresa Automeca. 

Apesar disso, 'Bug', como era apelidado, manteve sempre a ligação à competição, ajudando a marca gaulesa a desenvolver o C4 WRC mas também o C2.» in http://autosport.sapo.pt/faleceu-philippe-bugalski=f107388#ixzz23TJkPQLG


(RALLYE: REPORTAGE PHILIPPE BUGALSKI)


(BUGALSKI XSARA KIT CAR - DRIVER'S CAMERA CAR RALLY MONT BLANC 1999)


(Philippe Bugalski WRC Rally Catalunya 2001)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover