17/08/12

Celorico de Basto - A pitoresca ponte de arame de Lourido é constituída por cabos de arame entrançado e um estrado em madeira, suspensa sobre o rio Tâmega!



«Relatório de Inspeção à ponte de Arame

Local: Ponte entre Rebordelo e Codessoso

Ponte de Arame
Tipo de construção: Ponte
Freguesia: 
Concelho: Amarante/Celorico de Basto
Distrito: Porto/Braga

Edifício não classificado

Relatório:

OU7-RM5-A-NG75
Outros: Protocolo entre Associação de Municípios do Baixo Tâmega/FEUP 
Estudo de mestrado
Data: 2/1/2005
Autores:

Aníbal Costa [agc@fe.up.pt]
João Miranda Guedes [jguedes@fe.up.pt]
Esmeralda Paupério [pauperio@fe.up.pt]
Luis Miranda

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Departamento de Engenharia Civil
Núcleo de Conservação e Reabilitação de Edifícios e Património» in http://ncrep.fe.up.pt/web_bd/detalhes.asp?id=102


«Ponte de Arame de Lourido

A ponte de Arame de Lourido fica situada no concelho de Celorico de Basto. O acesso á ponte de arame só é possível com um veículo todo o terreno ou a "Boots" que foi a nossa forma de lá chegar. A última parte do texto em baixo (História) também está desatualizado, já que a ponte está bastante instável e insegura, pelo que não é possível atravessar a pé. Também fomos informados de que a curto prazo a nova barragem vai cobrir a ponte o que originou o abandono da sua conservação pela parte de ambas as Câmaras Municipais de cada um dos lados de acesso á ponte, Celorico e Amarante. O acesso por Celorico á Ponte de Arame de Lourido faz-se em direcção á desativada Estação dos caminhos de ferro de Lourido "Celorico de Basto", seguido de uma caminhada por entre pinhal e mato. 

HISTÓRIA: 

A Ponte de Arame em Lourido quem vier por Amarante, serpenteando a estrada por Codessoso até à Vila de Celorico, encontrará um desvio ao lado direito que dá acesso ao lugar de Lourido. Trata-se de uma pequena povoação situada na margem direita do rio Tâmega que pertence à freguesia de Arnoia. Já conheceu melhores dias. O encerramento da linha de caminho-de-ferro deixou a estação de Lourido abandonada e as populações, que deste meio se serviam para as suas deslocações para o exterior. Contra este isolamento sempre lutaram as populações do lugar que, ontem como hoje, encontram na ponte de arame sobre o rio Tâmega, o meio de passagem e contacto com a vizinha localidade de Rebordelo, do concelho de Amarante e localizada na outra margem do Tâmega. 

Esta pitoresca ponte é constituída por cabos de arame entrançado e um estrado em madeira, suspensa sobre o rio Tâmega. A sua travessia é, para os principiantes uma tremenda aventura. Apesar do seu ar frágil e balouçar de forma pronunciada, não há registo de nenhum acidente ou queda na ponte. Por ela passaram e passam, pessoas e gado, mercadorias, utensílios de lavoura e faz as delicias dos “motoqueiros” na atualidade. A atual ponte, construída por volta de 1926/27, não é primitiva. 

A anterior, mais estreita, teria sido construída nos finais do séc. XIX e foi deitada abaixo pelos “Galinhas” de Codessoso, a mando da tropa de Amarante “...por receio que os de Vila Real por ali passassem”, como nos conta o Sr. Joaquim de Carvalho, de 84 anos, natural e residente no lugar de Lourido e que bem se lembra do acto. Os de Rebordelo utilizaram a ponte para vir a Celorico à feira e mercado, comprar gado e namorar as raparigas. 

Os de Lourido, Codessoso e até da Vila não lhes ficaram atrás. Hoje, são inúmeras as famílias que se constituíram entre as pessoas de um e outro lado da ponte. "A ponte de arame de Lourido continua firme e mantém hoje as mesmas funções de intercâmbio entre as duas margens do rio."
FONTE: C.M. Celorico de Basto 

Portal AuToCaRaVaNiStA:
www.autocaravanista.pt.vu - www.grupoautocaravanista.webs.com» in http://autocaravanista.blogspot.pt/2009/11/celorico-de-basto.html


(Ponte de Arame, Lourido, Arnoia)
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Mais um pedaço da história de duas povoações, Lourido e Rebordelo, que a barragem de Fridão vai afogar...

Sem comentários:

Enviar um comentário