23/08/12

Cidade de Paredes - Fachada frontal da Capela de Nª Sra. do Salto - Recarei - Paredes, pelo Professor Guilherme Koehler!



«Fachada frontal da Capela de Nª Sra. do Salto - Recarei - Paredes 

O Inferno é no lugar do Salto, uma garganta apertada, onde corre o rio Sousa. Uma lenda diz que um cavaleiro perseguido pelo Diabo sob a forma de um veado (ou perseguindo o mesmo sob a forma de uma lebre), saltou sobre o abismo nesse lugar. Ao cair invocou com fervor a protecção de Nossa Senhora.

- Valei-me Virgem Senhora,

- Valei-me sou pecador!

e o milagre aconteceu: o cavalo e o cavaleiro pousaram sãos e salvos na outra margem do rio, num sítio onde ainda se vêm as marcas das ferraduras do cavalo... Em sinal de agradecimento, o cavaleiro mandou construir uma pequena capela à Nossa Senhora do Salto. 

Outra forma da lenda acrescenta que "a imagem da Nossa Senhora foi aí encontrada numa gruta, por umas crianças que ali tinham o gado a pastar. 

Levada para a Igreja umas três vezes, por outras tantas ela voltava a ser encontrada na gruta, pelo que o abade lhe edificou uma capela decente onde apenas estava uma tosca ermida" . 

Essa imagem é objecto de veneração popular. (Texto do meu Colega e Amigo, Professor Guilherme Koehler)» in https://www.facebook.com/groups/195115800537857/406982636017838/?notif_t=group_activity

Recarei Sª do Salto moinho Rio Sousa





(Rio Sousa, Recarei, Paredes, Salto)




«Recarei Sª do Salto moinho Rio Sousa

Este local situado entre Recarei e Aguiar de Sousa, tem uma capela dedicada a 
Nossa Senhora do Salto, reza a lenda um cavaleiro perseguindo um veado saltou do penhasco caindo no local da capela sem nenhum ferimento, no fundo de um caminho entre altas escarpas a paisagem é deslumbrante o rio Sousa com suas águas limpas serviam os moinhos no seu curso.

This place between Recarei and Aguiar de Sousa, has a chapel dedicated to
Nossa Senhora do Salto, according to legend a knight persecuted deer jumped a cliff fall at the site of the chapel with no injury, the bottom of a path between high cliffs, the landscape is gorgeous with the River Sousa clean waters served the mills in their course.» in http://www.flickr.com/photos/peregrino27/2841096448/


(Senhora Do Salto - 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover