«Fachada frontal da Capela de Nª Sra. do Salto - Recarei - Paredes
O Inferno é no lugar do Salto, uma garganta apertada, onde corre o rio Sousa. Uma lenda diz que um cavaleiro perseguido pelo Diabo sob a forma de um veado (ou perseguindo o mesmo sob a forma de uma lebre), saltou sobre o abismo nesse lugar. Ao cair invocou com fervor a protecção de Nossa Senhora.
- Valei-me Virgem Senhora,
- Valei-me sou pecador!
e o milagre aconteceu: o cavalo e o cavaleiro pousaram sãos e salvos na outra margem do rio, num sítio onde ainda se vêm as marcas das ferraduras do cavalo... Em sinal de agradecimento, o cavaleiro mandou construir uma pequena capela à Nossa Senhora do Salto.
Outra forma da lenda acrescenta que "a imagem da Nossa Senhora foi aí encontrada numa gruta, por umas crianças que ali tinham o gado a pastar.
Levada para a Igreja umas três vezes, por outras tantas ela voltava a ser encontrada na gruta, pelo que o abade lhe edificou uma capela decente onde apenas estava uma tosca ermida" .
Essa imagem é objecto de veneração popular. (Texto do meu Colega e Amigo, Professor Guilherme Koehler)» in https://www.facebook.com/groups/195115800537857/406982636017838/?notif_t=group_activity
(Rio Sousa, Recarei, Paredes, Salto)
«Recarei Sª do Salto moinho Rio Sousa
Este local situado entre Recarei e Aguiar de Sousa, tem uma capela dedicada a
Nossa Senhora do Salto, reza a lenda um cavaleiro perseguindo um veado saltou do penhasco caindo no local da capela sem nenhum ferimento, no fundo de um caminho entre altas escarpas a paisagem é deslumbrante o rio Sousa com suas águas limpas serviam os moinhos no seu curso.
This place between Recarei and Aguiar de Sousa, has a chapel dedicated to
Nossa Senhora do Salto, according to legend a knight persecuted deer jumped a cliff fall at the site of the chapel with no injury, the bottom of a path between high cliffs, the landscape is gorgeous with the River Sousa clean waters served the mills in their course.» in http://www.flickr.com/photos/peregrino27/2841096448/
(Senhora Do Salto - 2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário