27/08/12

Arte Pintura - Uma equipa de especialistas em restauro vai visitar na segunda-feira o santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, em Saragoça, para avaliar o estado do restauro falhado da pintura Ecce Homo!



«Especialistas vão avaliar estado da pintura Ecce Homo restaurada por idosa 

Uma equipa de especialistas em restauro vai  visitar na segunda-feira o santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de  Borja, em Saragoça, para avaliar o estado do restauro falhado da pintura  Ecce Homo.   

A pintura, da autoria de Elías García Martínez, um artista do século  XIX, decorava uma parede do santuário, uma pequena igreja do século XVI  que foi alvo de um restauro por uma idosa da localidade, que confessou às  autoridades ter decidido reparar a obra. 

O episódio correu mundo, e tem sido alvo de petições nas redes sociais  para que a pintura restaurada por Cecilia Giménez, de 81 anos, se mantenha  tal como está. 

Em declarações à agência EFE, o alcalde de Borja, Francisco Miguel Arilla,  indicou que a autarquia ainda não tomou nenhuma decisão sobre o futuro do  restauro que a idosa fez, preferindo esperar pelo resultado da avaliação  dos especialistas. 

O grupo de peritos já colaborou anteriormente com o consistório da igreja  de Borja no restauro de outras obras. 

Durante a próxima semana deverá também chegar à localidade um outro  grupo de especialistas em restauro do Governo de Aragão, para fazer um estudo  da intervenção e oferecer possíveis soluções. 

O movimento surgido nas redes sociais em torno da preservação do restauro  falhado aumentou a expectativa do público, levando diariamente centenas  de pessoas a querer visitar o local para ver a pintura e tirar fotografias.

O autarca indicou que Cecilia Giménez "está muito mais calma", depois  de muitos amigos e vizinhos a terem visitado para lhe transmitir palavras  de apoio. 

Este episódio acontece numa altura em que se celebra uma romaria anual,  atraindo ao santuário milhares de pessoas. 

Hoje, a Associação de Vizinhos do Santuário da Misericórdia emitiu um  comunicado no qual oferece "todo o apoio e reconhecimento" à vizinha Cecilia  Giménez, e pede à autarquia que "mantenha a pintura do Ecce Humo no seu  estado atual", tendo em conta "a posição da maioria dos associados e de  inúmeros cidadãos que se manifestaram nas redes sociais". 

A associação manifestou ainda a intenção de propor iniciativas às autoridades  de Borja para encontrar uma solução positiva para o caso. 

Acrescenta ainda que se sentiria "muito honrada" que, no quadro das  atividades culturais do município, Cecilia Giménez pudesse expor a sua obra  pictórica.  

Lusa» in http://sicnoticias.sapo.pt/cultura/2012/08/27/especialistas-vao-avaliar-estado-da-pintura-ecce-homo-restauradapor-idosa






(Como se estraga tranquilamente uma obra de arte...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover