«Especialistas vão avaliar estado da pintura Ecce Homo restaurada por idosa
Uma equipa de especialistas em restauro vai visitar na segunda-feira o santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, em Saragoça, para avaliar o estado do restauro falhado da pintura Ecce Homo.
A pintura, da autoria de Elías García Martínez, um artista do século XIX, decorava uma parede do santuário, uma pequena igreja do século XVI que foi alvo de um restauro por uma idosa da localidade, que confessou às autoridades ter decidido reparar a obra.
O episódio correu mundo, e tem sido alvo de petições nas redes sociais para que a pintura restaurada por Cecilia Giménez, de 81 anos, se mantenha tal como está.
Em declarações à agência EFE, o alcalde de Borja, Francisco Miguel Arilla, indicou que a autarquia ainda não tomou nenhuma decisão sobre o futuro do restauro que a idosa fez, preferindo esperar pelo resultado da avaliação dos especialistas.
O grupo de peritos já colaborou anteriormente com o consistório da igreja de Borja no restauro de outras obras.
Durante a próxima semana deverá também chegar à localidade um outro grupo de especialistas em restauro do Governo de Aragão, para fazer um estudo da intervenção e oferecer possíveis soluções.
O movimento surgido nas redes sociais em torno da preservação do restauro falhado aumentou a expectativa do público, levando diariamente centenas de pessoas a querer visitar o local para ver a pintura e tirar fotografias.
O autarca indicou que Cecilia Giménez "está muito mais calma", depois de muitos amigos e vizinhos a terem visitado para lhe transmitir palavras de apoio.
Este episódio acontece numa altura em que se celebra uma romaria anual, atraindo ao santuário milhares de pessoas.
Hoje, a Associação de Vizinhos do Santuário da Misericórdia emitiu um comunicado no qual oferece "todo o apoio e reconhecimento" à vizinha Cecilia Giménez, e pede à autarquia que "mantenha a pintura do Ecce Humo no seu estado atual", tendo em conta "a posição da maioria dos associados e de inúmeros cidadãos que se manifestaram nas redes sociais".
A associação manifestou ainda a intenção de propor iniciativas às autoridades de Borja para encontrar uma solução positiva para o caso.
Acrescenta ainda que se sentiria "muito honrada" que, no quadro das atividades culturais do município, Cecilia Giménez pudesse expor a sua obra pictórica.
Lusa» in http://sicnoticias.sapo.pt/cultura/2012/08/27/especialistas-vao-avaliar-estado-da-pintura-ecce-homo-restauradapor-idosa
(Como se estraga tranquilamente uma obra de arte...)
Sem comentários:
Enviar um comentário