31/08/12

Ambiente e Ecologia - Um estudo recente indica que o derretimento da camada de gelo da Antártica poderá libertar biliões de toneladas de gás metano!



«Antártica pode estar a reter um vasto reservatório de metano

Um estudo recente indica que o derretimento da camada de gelo da Antártica poderá libertar biliões de toneladas de gás metano.

A camada de gelo da Antártica pode estar a prender um vasto reservatório de gás metano. Este potente gás de estufa pode ser liberto em grandes quantidades à medida que a camada de gelo vai derretendo, agravando o aquecimento global. 

O metano terá origem na matéria orgânica retida há cerca de 35 milhões de anos e convertida em metano por acção dos microorganismos em condições de baixas concentrações de oxigénio.

Um trabalho de modelação elaborado na Universidade da Califórnia, determinou que o carbono de 21000 biliões de toneladas de matéria orgânica sedimentada e retida pela camada de gelo que foi crescendo, foi sendo transformado, por micróbios ao longo de milhões de anos, em metano e também em dióxido de carbono. Neste estudo, estima-se que a camada de gelo pode estar a reter 4 biliões de toneladas de gás metano.

Fonte: Guardian» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Antartica-pode-estar-a-reter-um-vasto-reservatorio-de-metano?bl=1


(Seis graus podem mudar o Mundo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover