«Estudo: Ondas de calor recentes são provocadas pelas alterações climáticas
Segundo James Hansen, cientista da NASA, as ondas de calor que se têm sentido nos últimos anos só podem ser atribuídas às alterações climáticas.
As ondas de calor que se tem feito sentir nos últimos anos podem ser atribuídas às alterações climáticas, afirma James Hansen, diretor do Goddard Institute for Space Studies, da NASA.
Segundo o cientista, a onda de calor mortal que atingiu a Europa em 2003, a onda de calor que se sentiu na Rússia em 2010 e as secas catastróficas no Texas e Oklahoma no ano passado estão relacionadas com as alterações climáticas. Esta relação também se deve verificar com o verão extremamente quente pelo qual os Estados Unidos estão a passar.
Estas conclusões foram proferidas após a análise das temperaturas globais dos últimos 60 anos. Hansen escreveu no jornal Washington Post: “ A nossa análise mostra que o tempo extremamente quente do passado recente não tem outra explicação senão as alterações climáticas. Estes eventos climáticos não são simplesmente um exemplo do que as alterações climáticas podem trazer. São causados pelas alterações climáticas.”
“A probabilidade de ser a variabilidade natural a criar estes eventos extremos é minúscula, muito pequena. Para contar com esta probabilidade é como se deixássemos o emprego e jogássemos todas as manhãs na lotaria para pagar as contas.”
Este estudo, publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, salienta que enquanto a temperatura média global está a aumentar devido ao aquecimento global, os eventos extremos estão a tornar-se mais frequentes e mais intensos em todo o mundo.
Segundo o cientista, as ondas de calor eram muito raras, mas nos últimos 30 anos as temperaturas extremas subiram e agora cobrem cerca de um décimo do planeta. “Este é o mundo que mudámos e agora temos de viver nele.”
Para aceder ao artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences clique aqui.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Estudo-Ondas-de-calor-recentes-sao-provocadas-pelas-alteracoes-climaticas?bl=1
Década de 2000 é a mais quente em 160 anos, afirmam cientistas - (Jornal Nacional - Globo)
Sem comentários:
Enviar um comentário