29/08/12

Cidade da Lixa - A velhinha linha de caminho de ferro, que ligava Entre-os-Rios à então Vila da Lixa!




«Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios
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[Esconder]Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios

Legenda
15,91 Entre-Os-Rios

Torre

São Vicente

Calçada

Sete Pedras

Galegos

Ribeira

Ponte Nova

Mosqueiros

Bouça

Senradelas

0,0 Penafiel (Cidade)
L.ª Douro → Porto
Penafiel (estação antiga)
L.ª Douro → Pocinho

2, Lagoas

Costinha

Cárcere

Costinha

Gatão

Sequeiros

Bichas

8, Lousada-Lourido

12, Sta. Margarida

18, Longra

20, Varziela-Britelo

22, Felgueiras

26, Caramos

28, Seixoso

30,0 Lixa

O Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios era uma linha ferroviária que ligava, em via métrica, Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios, no noroeste de Portugal. Foi inaugurada a 11 de Novembro de 1912 e desativada nos finais dos anos 1920.

A linha era constituída por dois troços: de Lixa até Penafiel, e desta localidade até Entre-os-Rios.

Índice  [esconder] 

1 História
1.1 Planeamento, construção e inauguração
1.2 Fases da Construção do troço Penafiel à Lixa
1.3 Fases da Construção do troço Penafiel a Entre-os-Rios
1.4 Atualidade
2 Características técnicas
3 Ver também
4 Referências
5 Ligações externas

[editar]História

[editar]Planeamento, construção e inauguração

A história desta via férrea inicia-se em 1908 quando, não sendo contemplado pelo governo com uma linha ferroviária que tirasse do isolamento os concelhos diurenses, o Dr. Cerqueira Mago lança a ideia do caminho-de-ferro de Penafiel à Lixa, passando por Lousada e Felgueiras.[1]

A 13 de Dezembro se 1908, realizou-se, nos Paços do Conselho de Penafiel, uma reunião, presidida pelo Visconde de Lousada, tendo como objectivo analisar as vantagens da existência dum caminho de ferro que servisse a região duriense.[2] A ideia foi abraçada por toda a população, uma vez que representava uma grande melhoria para o comércio, indústria e população dos concelhos por onde se projectou passar.[1] A linha passaria por Penafiel, Lousada, Felgueiras, Lixa e Entre-os-Rios.

Em Fevereiro de 1909, começavam os primeiros trabalhos para a organização da planta dos terrenos por onde devia passar o caminho-de-ferro.[1] Em 17 de Julho de 1910 realizou-se o concurso para a construção e a 11 de Setembro desse ano constitui-se a companhia[2] a que foi atribuída a concessão, a Companhia do Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e a Entre os Rios, Sociedade Anonyma de Responsabilidade Limitada com um capital em acções de 252:000$00 e em Obrigações de 500:000$00.[3] Em Maio desse ano registava-se já uma grande lista de subscritores para as acções do Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios.[1]

Esta linha dita um facto inédito, à data, em Portugal: a primeira associação voluntária de municípios (Lousada, Penafiel e Felgueiras) que conseguiu construir uma linha férrea sem auxílio do Estado. Tal foi conseguido com a criação da Companhia do Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e a Entre os Rios cujo capital foi totalmente subscrito por accionistas privados da região.

A 11 de Novembro de 1912 começou a circular o primeiro comboio entre a cidade de Penafiel e Novelas, localidade onde se situa a Estação Ferroviária de Penafiel da Linha do Douro; o custo da viagem era de 40 réis.[2]

A 8 de Novembro de 1913, foi inaugurado o troço de Novelas/Penafiel a Lousada. O comboio, rebocado pela máquina "Lousada", chegou à Vila de Lousada por volta das 11 horas e o percurso fazia-se em 22 minutos.[1] Em Junho de 1914, o comboio chegava a Felgueiras e, em Setembro, à Lixa, numa extensão total de 30 Km.[2]

Por despacho do Ministro do Fomento, é autorizado, em Abril de 1914, o prolongamento da linha de Penafiel a Entre-os-Rios, numa extensão de 15,91 Km. Os trabalhos iniciaram-se em Maio de 1914, tendo-se inaugurado o primeiro troço, até Calçada, a 20 de Novembro do mesmo ano.[2]

Em Março de 1915 foi autorizado o alargamento das Pontes de São Vicente e das Ardias, permitindo que a linha chegasse à Torre em 13 de Abril e, finalmente, a Entre-os-Rios em 17 de Junho de 1915. A estação terminal situava-se junto da entrada da antiga Ponte Hintze Ribeiro.[2]

Em 1916, dada a crise da I Guerra Mundial, a Companhia do Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e a Entre os Rios começou a atravessar um período difícil que, a par dos frequentes acidentes na via-férrea, punham em risco a sua existência. A conjuntura política nacional e internacional, conjuntamente com a circulação rodoviária de pesados que se intensificara em meados de 1920, deram a machadada final no futuro da Companhia;[1] por outro lado, a exploração desta linha, como era normal com as ligações em bitola reduzida em Portugal, era bastante dispendiosa.[4]

Em 20 de Fevereiro de 1920, a Junta Consultiva de Caminhos de Ferro, órgão oficial do estado, emitiu um parecer, aonde recomendou que a exploração de todas as linhas ferroviárias com bitola de 1 metro, incluindo a de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios, fossem reunidas numa só empresa concessionária; devia-se, igualmente, ligar Lixa a Vizela, na Linha de Guimarães, de forma a unir ambas as redes.[5][6]

Em Março de 1923, realizou-se o governo para a gestão desta linha, que não teve, no entanto, interessados; assim, pouco antes de Agosto do mesmo ano, foi publicada uma portaria, que ordenou a realização de um novo concurso em cerca de 2 meses.[4]
Por decisão governamental, a linha foi encerrada e, por ordem do Ministério do Comércio, os carris começaram a ser levantados a partir do dia 2 de Março de 1931.[2]
[editar]Fases da Construção do troço Penafiel à Lixa
Penafiel a Novelas: 11 de Novembro de 1912;
Novelas a Lousada: 8 de Novembro de 1913;
Lousada a Felgueiras: Junho de 1914;
Felgueiras à Lixa: Setembro de 1914.
[editar]Fases da Construção do troço Penafiel a Entre-os-Rios
Penafiel a Calçada: 20 de Novembro de 1914;
Calçada à Torre: 13 de Abril de 1915;
Torre a Entre-os-Rios: 17 de Junho de 1915.

[editar]Atualidade

Atualmente são muito poucos, ou inexistentes, no terreno, quaisquer vestígios da existência desta linha.

[editar]Características técnicas

A linha (em via métrica) tinha carris com gola, assentando em estrada de terra batida. Este é o sistema de carris existente nas linhas de Eléctricos de Lisboa e do Porto que assentam, normalmente, em alcatrão ou empedrado.

[editar]Ver também

História do transporte ferroviário em Portugal

Referências

↑ a b c d e f Blog 'HistóriaN... Momentos' (6 de Janeiro de 2008). E o comboio não passava em Lousada. Página visitada em 30 de Outubro de 2009.
↑ a b c d e f g Silva, J.R. e Ribeiro, M. (2008). Os comboios de Portugal - Volume I. 3ª Edição.Terramar.Lisboa
↑ PB Pereira (28 de Fevereiro de 2009). Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios. Página visitada em 30 de Outubro de 2009.
↑ a b (1 de Agosto de 1926) "Linhas Portuguezas". Gazeta dos Caminhos de Ferro 39 (927): 239.
↑ (16 de Novembro de 1926) "Parte Oficial: Direcção Geral de Caminhos de Ferro". Gazeta dos Caminhos de Ferro 39 (934): 343.
↑ (16 de Dezembro de 1926) "Parte Oficial: Direcção Geral de Caminhos de Ferro". Gazeta dos Caminhos de Ferro 39 (936): 375.


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