18/02/22

Liga Europa: F.C. do Porto 2 vs Lazio 1 - FC Porto bateu a Lazio, com dois golos do espanhol no arranque da participação na Liga Europa.


«REVIRAVOLTA À BOLEIA DE TONI 
17 DE FEVEREIRO DE 2022 22:04

FC Porto bateu a Lazio por 2-1 com dois golos do espanhol no arranque da participação na Liga Europa.

O FC Porto entrou a ganhar na Liga Europa. Na primeira mão do play-off de apuramento para os oitavos de final da competição, os portistas receberam e venceram a Lazio por 2-1 muito graças à parceria entre João Mário e Toni Martínez. Depois de um arranque menos bom dos da Invicta, que rapidamente se traduziu na desvantagem mínima, o ala direito formado no clube e o dianteiro murciano combinaram na perfeição nos lances dos dois golos azuis e brancos e para que Sérgio Conceição pudesse festejar a centésima vitória enquanto treinador no Estádio do Dragão. 

Frente ao clube que mais vezes representou enquanto atleta, o mister operou três mudanças no onze que havia disputado o clássico da última jornada: Marko Grujic rendeu Vitinha, Pepê fez de Mehdi Taremi e Toni Martínez de Evanilson. E o Estádio do Dragão, que alcançou a marca dos 15 milhões de espetadores, chegou a festejar golo logo ao segundo minuto, após canto de Otávio sobre a direita que Pepe desviou para a malha lateral do primeiro poste dando a ilusão de que o esférico havia mesmo entrado. Mas os primeiros 25 minutos foram da Lazio, equipa de posse à imagem de Maurizio Sarri que se adiantou na sequência de uma bola parada estudada que Zaccagni só teve de encostar para o fundo das redes. Espicaçado e obrigado a deixar uma imagem altura dos seus pergaminhos europeus, o FC Porto melhorou substancialmente daí em diante. Toni Martínez deu o primeiro aviso, Pepê o segundo - pelo meio Diogo Costa ainda teve de mostrar toda a sua agilidade e reflexos para negar uma tentativa Milinkovic-Savic -, e foi a oito minutos do descanso que surgiu o empate. Cruzamento de João Mário sobre o corredor predileto e grande cabeçada de Toni para o poste mais distante a fazer o 1-1 e a justificar a aposta como titular.

No regresso para a etapa complementar, Vitinha e Galeno foram lançados para as vagas deixadas por Grujic e Fábio Vieira, mas a chave do sucesso já estava em campo. Novamente em parceria com João Mário e do flanco destro para o meio, Toni Martínez disparou de primeira para o fundo das redes italianas e operou a reviravolta no marcador. Fresco e veloz como se esperava, o melhor marcador da fase de grupos da Liga Europa conduziu um rápido contra-ataque que esteve perto de resultar em mais um golo do avançado espanhol, porém uma excelente intervenção de Strakosha impediu o 29 portista de fazer o hat-trick. Já para lá da hora de jogo, uma jogada de insistência do ataque da casa terminou num remate forte de Matheus Uribe desviado pela defesa laziali, numa altura em que a contenda começava a perder fulgor e em que Evanilson rendeu o homem da noite. Dentro dos derradeiros dez minutos, uma iniciativa individual de Zaccagni saiu a rasar o ferro azul e branco e foi esta a última verdadeira chance da noite. Até ao final, a dupla Bruno Costa/Eustaquio ainda substituiu os desgastados João Mário e Pepê.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220217-pt-reviravolta-a-boleia-de-toni

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover