28/02/22

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 36 vs Vitória de Setúbal - Os Dragões receberam e bateram neste domingo o Vitória de Setúbal, no Dragão Arena, na 19.ª jornada do Andebol 1.


«SEGUNDA PARTE FORTE GARANTE TRIUNFO FOLGADO 
27 DE FEVEREIRO DE 2022 18:31

FC Porto venceu o Vitória de Setúbal (36-21), no Dragão Arena, na 19.ª jornada do campeonato.

O FC Porto recebeu e bateu neste domingo o Vitória de Setúbal (36-21), no Dragão Arena, na 19.ª jornada do Andebol 1. Os azuis e brancos passam assim a contabilizar 52 pontos, menos três do que o Sporting, que tem mais um encontro disputado.

A primeira parte deste FC Porto-Vitória de Setúbal esteve longe de ser um grande espetáculo de andebol, mas os campeões nacionais aproveitaram a boleia da inspiração de Daymaro Salina (5 golos) para chegarem ao intervalo a vencer por 12-8. A etapa complementar foi francamente diferente e mostrou um FC Porto muito superior aos sadinos, como demonstra a diferença final: 36-21.

“Foi bom ganhar depois daquele jogo com o Dínamo de Bucareste, que nos tirou muita energia. A nossa equipa fez um bom jogo hoje, apesar de ser difícil para os jogadores mudar o chip em poucos dias, mas estiveram bem. Na primeira parte o Sebastian Frandsen esteve bem na baliza, mas no ataque não estivemos muito bem. Na segunda parte entrámos muito forte e resolvemos o jogo em 10 minutos”, afirmou Magnus Andersson após a partida.

O FC Porto volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (2 de março), às 19h45 (EHF TV), na Flens-Arena, frente ao SG Flensburg-Handewitt, em jogo da 13.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-VITÓRIA DE SETÚBAL, 36-21

Andebol 1, 19.ª jornada

27 de fevereiro de 2022

Dragão Arena

Árbitros: Fernando Costa e Diogo Teixeira

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés (5), Victor Iturriza, Pedro Cruz (3), Diogo Oliveira (4), Djibril M’Bengue (4), Rui Silva, Daymaro Salina (6), Ricardo Brandão (1), Leonel Fernandes (5), Diogo Branquinho (1), António Areia (4), Miguel Alves, Jesus Hurtado (2) e Fábio Magalhães (1)

Treinador: Magnus Andersson

VITÓRIA DE SETÚBAL: Pedro Tonicher e Craig McClelland (g.r.); Duarte Pereira (2), Rodrigo Alcácer, Artur Pereira (2), Pedro Spínola (3), José Rebelo (3), Nuno Gonçalves (2), João Moura, Guilherme Tavares, Nuno Roque (1), Rúben Santos (1), Pedro Martins (4), Lucas Barros e Gonçalo Grácio (3)

Treinador: Luís Monteiro

Ao intervalo: 12-8» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220227-pt-segunda-parte-forte-garante-triunfo-folgado

F.C. do Porto Ciclismo - Velocista da W52-FC Porto fez o sexto tempo no contrarrelógio final e foi o melhor português no Gran Camiño.


«JOSÉ NEVES JUNTO DA ELITE NA GALIZA 
27 DE FEVEREIRO DE 2022 17:44

Velocista da W52-FC Porto fez o sexto tempo no contrarrelógio final e foi o melhor português no Gran Camiño.

O campeão nacional de estrada e de rampa mostrou que é também um excelente contrarrelogista. No quarto e último dia da Volta à Galiza, que teve 15,8 quilómetros de estrada com partida e chegada em Sarria, José Neves fez um tempo canhão -16 segundos atrás de Mark Padun, da Education First -, cruzou a meta em sexto lugar e consagrou-se como o melhor atleta da W52-FC Porto e o melhor representante português na edição inaugural do Gran Camiño, conquistada por Alejandro Valverde.

Atrás do eborense, 12.º na luta pela amarela, chegaram José Gonçalves (37.º no CRI e 64.º na geral), Ricardo Vilela (41.º e 43.º), Amaro Antunes (84.º e 65.º), Jóni Brandão (91.º e 89-º), Guilherme Mota (94.º e 93.º) e Rui Vinhas (99.º e 48.º). Na classificação coletiva, liderada pela Movistar, a formação azul e branca terminou no 11.º lugar.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220227-pt-jose-neves-junto-da-elite-na-galiza

Liga Portugal BWIN: F.C. do Porto 1 vs Gil Vicente 1 - Com a hipótese de alargar para oito a vantagem pontual na liderança da Liga, o FC Porto repetiu o resultado do mais direto perseguidor na Madeira e empatou a uma bola na jornada caseira diante do Gil Vicente.


«EMPATE COM SABOR A DERROTA 
27 DE FEVEREIRO DE 2022 22:55

FC Porto não foi além da igualdade um na receção ao Gil Vicente.

Tudo na mesma na frente do campeonato. Com a hipótese de alargar para oito a vantagem pontual na liderança da Liga, o FC Porto repetiu o resultado do mais direto perseguidor na Madeira e empatou a uma bola na jornada caseira diante do Gil Vicente. Num encontro que opôs o comandante ao quinto classificado, os visitantes marcaram primeiro e contaram com uma boa dose de sorte para saírem do Estádio do Dragão com um ponto.

Sérgio Conceição promoveu quatro alterações no onze que havia apresentado em Roma e a partida começou com os da casa apostados numa pressão alta que rapidamente deu frutos, já que, após recuperação da posse, Evanilson foi derrubado à entrada da área pelo último homem gilista que acabou expulso. Em superioridade numérica, mas visivelmente desgastado, o FC Porto foi perdendo fôlego no decorrer de uma primeira parte algo apática que, excetuando a entrada de Galeno para o lugar de Eustaquio, teve poucas ocorrências dignos de registo. 

Do balneário regressou uma equipa renovada e azarada, como comprova o remate rente ao solo de Pepê que só o poste mais distante travou. Aos 50 minutos, e após defesa incompleta do guardião barcelense, Taremi teve a baliza aberta para inaugurar o marcador, mas atirou ao lado. Em cima da hora de jogo, um bom remate de Vitinha forçou o guarda-redes forasteiro a fazer uma excelente estirada momentos antes de Navarro receber na área contrária, rodar sobre Fábio Cardoso, empurrar para o fundo das redes de Diogo Costa e fazer o 0-1. A resposta portista foi na mesma moeda e não se fez esperar: Otávio levantou para Mehdi Taremi, o iraniano amorteceu de cabeça e Evanilson só teve de encostar para repor a igualdade. Já com Francisco Conceição e Fábio Vieira nos lugares de Galeno e de João Mário, Taremi tornou a vacilar em posição privilegiada num cabeceamento que saiu fraco e à figura. 

Reduzido a dez desde cedo, o Gil Vicente ia-se socorrendo de todas as armas para tentar esfriar a chama do Dragão e, à entrada para os derradeiros dez minutos, só o árbitro Manuel Mota travou um contra-ataque promissor dos azuis e brancos para tentar conter a excitação no banco gilista. Entre as inúmeras entradas em campo da equipa médica vinda de Barcelos e os problemas no intercomunicador do juiz vindo de Braga, o jogo arrefeceu mesmo. Instalado há muito no terreno adversário, o FC Porto ia tentando tudo por tudo em busca da vitória, mas sem sorte - conforme demonstrou o cabeceamento de Francisco Conceição a passe de Wendell que morreu na barra. Não satisfeito, esse mesmo travessão ainda viria a negar o golo a Taremi no oitavo e último minuto de compensação, para desespero das bancadas ávidas por um triunfo que seria inteiramente merecido. O empate não o foi, todavia o tempo não é para lamentos e há que virar o foco para a Taça de Portugal.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220227-pt-empate-com-sabor-a-derrota

Highlights | Resumo: FC Porto 1-1 Gil Vicente - (Liga 21/22 #24)

Política Energética - Nos últimos 12 meses, a gasolina ficou mais cara 24% e o diesel 27%, o que significa que para encher o depósito do carro tem de pagar mais entre 15 e 20 euros do que há um ano.


«O segredo dos postos de gasolina ‘low cost’ para oferecer combustível mais barato

Antes da pandemia da Covid-19, a União Europeia pagava mais de 300 mil milhões de euros em importações de gás natural, petróleo e outros combustíveis – atualmente, os efeitos da pandemia, assim como a guerra em solo ucraniano, podem tornar-se fatores para elevar o preço do gás e do combustível do Leste Europeu para níveis máximos. Nos últimos 12 meses, a gasolina ficou mais cara 24% e o diesel 27%, o que significa que para encher o depósito do carro tem de pagar mais entre 15 e 20 euros do que há um ano.

A guerra previsivelmente terá as suas consequências nos preços da gasolina e do gasóleo, já em máximos históricos. Essas circunstâncias fizeram com que muitos consumidores procurassem nos postos de gasolina ‘low cost’ uma alternativa ao reabastecer. Na vizinha Espanha, por exemplo, a Petropix, a maior operadora independente de combustíveis sem franquia, garantiu que gerou uma economia de mais de 8 milhões de euros para os motoristas espanhóis em 2021. Atualmente, são quase 1.300 postos de gasolina automáticos, que atingem 13% de quota de mercado. Apenas as três grandes empresas deste sector, Petroprix, Ballenoil e Plenoil, venderam um total de mais de mil milhões de litros de gasolina e gasóleo no ano passado, com uma redução entre 10 e 15 cêntimos de euro face aos preços médios de outros operadores.

Abastecer num posto de gasolina de marca bem estabelecida em vez de uma de baixo custo pode significar um gasto extra de até 20 cêntimos por litro. Um diferencial importante cuja origem não está na matéria-prima, mas nos aditivos que as grandes petrolíferas decidem adicionar para aumentar o desempenho.

A composição dessas gasolinas é alterada pela introdução de aditivos especiais. Essas substâncias adicionadas à gasolina têm diferentes funções, como lubrificar, atuar como anticongelante ou estabilizante. Antes da companhia petrolífera adicionar esses compostos, as gasolinas são exatamente as mesmas. Cada empresa petrolífera tem a sua fórmula, o que lhes permite diferenciar-se das restantes. Os compostos adicionados que carregam a gasolina mais cara, assim como a sua proporção, são mantidos no mais estrito sigilo pelas marcas.

Outra diferença que pode ser encontrada nos custos mais baixos dos postos de abastecimento ‘low cost’ prende-se com os poucos funcionários e sem necessidade de publicidade. “O segredo é a margem de lucro menor que queremos ter”, revelou Francisco Fernández, responsável pela marca espanhola Ballenoil. Da mesma forma, grande parte dos postos de gasolina low cost estão associados a supermercados, de modo a que seu preço baixo seja um atrativo para o cliente ir realizar compras nas suas instalações, o que permite uma margem de lucro maior.

As diferenças nos combustíveis podem causar avarias no veículos? No caso do gasóleo ‘normal’ ou do gasóleo ‘low cost’, o que diferencia um do outro é o cetano – este índice está relacionado ao intervalo de ignição, ou seja, o tempo entre a injeção do combustível e o início da combustão. Quanto mais alto, mais demora a ignição do combustível, causando uma melhoria na qualidade da combustão, o que pode reduzir as emissões poluentes e até mesmo o ruído e a vibração do motor.

Assim, o combustível conhecido como ‘low cost’ mantém uma série de propriedades mínimas (exigidas a nível nacional e europeu) que garantem a sua qualidade.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/o-segredo-dos-postos-de-gasolina-low-cost-para-oferecer-combustivel-mais-barato/

27/02/22

F.C. do Porto Voleibol: Cliube K 2 vs F.C. do Porto 3 - A AJM/FC Porto triunfou em casa do Clube K, na 12.ª jornada da segunda fase do campeonato.


«VITÓRIA DIFÍCIL E SABOROSA NOS AÇORES 
27 DE FEVEREIRO DE 2022 16:14

A AJM/FC Porto triunfou em casa do Clube K, por 3-2, na 12.ª jornada da segunda fase do campeonato.

A AJM/FC Porto venceu neste domingo o Clube K (3-2), nos Açores, em partida a contar para a 12.ª jornada da segunda fase do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina. As campeãs nacionais triunfaram com os parciais de 16-25, 25-19, 26-24, 19-25 e 8-15. Com este resultado, o coletivo portista passa a somar 25 pontos, menos três do que o Sporting, primeiro classificado.

A AJM/FC Porto volta a entrar em campo no dia 6 de março (domingo, 15h00), no Pavilhão da Unidade Vimaranense, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo da 13.ª e penúltima jornada da segunda fase do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina.

FICHA DE JOGO

CLUBE K-AJM/FC PORTO, 2-3

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 2.ª fase, 12.ª jornada

27 de fevereiro de 2022

Pavilhão do Clube K, em Ponta Delgada (Açores)

Árbitros: Michelle Ferreira e Bruno Noronha

CLUBE K: Evelyn Delogú e Madalena Melo (líberos); Sara Santos, Sara Cortez, Beatriz Juromito, Daniele Batista, Milla Camurça, Rita Medeiros, Maria Amaral, Kátia Silva, Sarah Evaristo, Beatriz Viola e Naiara Félix

Treinador: João Carronha

AJM/FC PORTO: Joana Resende (líberos); Aline Delsin, Adriani Vilvert, Ana Couto, Ana Gamboa, Fernanda Isis, Janaina Vieira, Bruna Gianlorenço, Graziele Souza, Juliana Souza e Renatinha

Treinador: Carlos Carreño

Parciais: 16-25; 25-19; 26-24; 19-25 e 8-15» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220227-pt-vitoria-dificil-e-saborosa-nos-acores

Amarante Fregim - Em Amarante, Fregim, Cerquidos, na Tapada da Fonte Seca, bem na partilha, com Mancelos a noroeste, marco de Freguesia, com o "M" de Mancelos e o "F" de Fregim nas costas...




(Amarante, Fregim, Cerquidos, Tapada da Fonte Seca, marco de freguesia).

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 1 vs Famalicão 0 - A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e venceu neste domingo o Famalicão, no Estádio de Pedroso, em jogo a contar para a ronda 12 da Segunda Fase do Campeonato do Nacional de Juniores B..


«SUB-17 SÃO LÍDERES ISOLADOS 
27 DE FEVEREIRO DE 2022 13:19

12.ª jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores B terminou com triunfo portista por 1-0.

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e venceu neste domingo o Famalicão, no Estádio de Pedroso, em jogo a contar para a ronda 12 da Segunda Fase do Campeonato do Nacional de Juniores B. O triunfo dos Dragões, que somam 28 pontos e ganham três de avanço sobre o SC Braga, foi construído com um golo solitário de Carlos Durães (47m).

Os Sub-17 portistas, orientados por Ricardo Malafaia, alinharam com  Diogo Fernandes, Duarte Oliveira, Luis Gomes, Bernardo Rodrigues, Serif Nhaga, Mariano Regal, Jeremy Agbonifo (Martim Silva, 72m), Guilherme Belinha, Rodrigo Malheiros (Carlos Durães, 45m), Gil Martins (Dinis Rodrigues, 72m) e Afonso Leite (Tiago Andrade, 45m).

No próximo domingo o FC Porto desloca-se ao Parque Desportivo de Ramalde para defrontar o Boavista (11h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220227-pt-sub-17-sao-lideres-isolados

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto 6 vs Parede 0 - O FC Porto venceu o Parede por meia dúzia de bolas sem resposta, na 19.ª jornada do campeonato nacional e reforçou o estatuto de líder.


«GOLEADA PORTISTA COM CARIMBO DE DI BENEDETTO 
26 DE FEVEREIRO DE 2022 19:27

19 portista assinou um hat-trick na vitória (6-0) frente ao Parede.

O FC Porto venceu o Parede (6-0) na 19.ª jornada do campeonato nacional e reforçou o estatuto de líder. Carlo Di Benedetto, que assinou um hat-trick, foi o homem em destaque na partida.

Depois de um quarto de hora inicial de grande equilíbrio, em que o Parede conseguiu encaixar no FC Porto e não concedeu muitas oportunidades aos Dragões, Ezequiel Mena desbloqueou o nulo no placar com um desvio à porta da baliza (16m). Até ao intervalo, houve ainda tempo para o capitão, Reinaldo García, assinar o segundo golo azul e branco (23m), tornando o jogo mais confortável ao intervalo (2-0).

A entrada no segundo tempo foi idêntica à saída da etapa inaugural, com mais um golo do FC Porto a ser celebrado no Dragão Arena: Xavi Barroso conduziu pela esquerda e entregou a Telmo Pinto que, ao segundo poste, desviou para o fundo das redes do Parede (31m). Oito minutos depois, foi Reinaldo García a fazer o papel de Xavi Barroso e a dar para Carlo Di Benedetto que encostou para o quarto da equipa no encontro. O 19 portista viria a bisar no encontro ao 43.º minuto após um trabalho individual de grande qualidade e a assinar o hat-trick no minuto seguinte depois de combinar com Carlitos Ramos.

“Sabíamos que era uma equipa que no outro jogo nos custou muito a ganhar-lhes. Hoje, foi o mesmo. Não fizemos uma boa exibição, o importante são os três pontos , mas às vezes é bom que aconteçam jogos assim para melhorarmos. O ritmo de jogo, a disciplina não apareceram, o Parede teve oportunidades, mas temos que olhar para isto e melhorar. Em cada semana, temos de continuar a trabalhar, ainda por cima porque vamos ter um clássico no fim de semana frente ao Benfica”, afirmou Ricardo Ares no final do encontro.

No próximo domingo (15h00, FC Porto TV), os hoquistas azuis e brancos vão a Lisboa defrontar o Benfica, num jogo referente à 20.ª jornada do campeonato.

FICHA DE JOGO

FC PORTO- PAREDE, 6-0

Campeonato Nacional, 19.ª jornada

26 de fevereiro de 2022

Dragão Arena

Árbitros: Rui Torres e Fernando Vasconcelos

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Reinaldo García (cap.), Rafa, Xavier Barroso e Carlo Di Benedetto

Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Carlos Ramos e Gonçalo Alves

Treinador: Ricardo Ares

PAREDE FC: Guilherme Pereira (g.r.), Bernardo Pinto, João Alves, André Gaspar e Rodrigo Machado

Suplentes: António Mendonça (g.r.), Rafael Lourenço, Manuel Coimbra, José Costa e Ricardo Lopes

Treinador: Pedro Gonçalves

Ao intervalo: 2-0

Marcadores: Ezequiel Mena (16m), Reinaldo García (23m), Telmo Pinto (31m) e Carlo Di Benedetto (39m, 43m, 44m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220226-pt-goleada-portista-com-carimbo-de-di-benedetto

26/02/22

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: F.C. do Porto 1 vs S.C. Braga 1 - FC Porto recebeu e empatou frente ao SC Braga na décima jornada da série Norte da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores C.


«SUB-15 ARRANCAM EMPATE AO CAIR DO PANO EM PEDROSO 
26 DE FEVEREIRO DE 2022 17:48

FC Porto recebeu e empatou frente ao SC Braga (1-1) na décima jornada da série Norte da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores C.

Num jogo em que o equilíbrio perdurou até final, o SC Braga conseguiu adiantar-se no placar a quatro minutos do término da partida, mas, já em tempo de compensação, Rodrigo Mora marcou o golo que valeu um ponto aos portistas (83m). Com este resultado, os jovens portistas mantêm o terceiro lugar e a diferença de um ponto para o segundo posto, ocupado precisamente pelo adversário desta tarde.

Os Sub-15 portistas, orientados por Nuno Pimentel, alinharam com Martim Pereira, Rodrigo Pinto, Duarte Nogueira, Filipe Sousa, Pedro Ribeiro (Alassana Baldé, 40m), Gonçalo Pinto, Rodrigo Moreira, Salvador Cardoso (Rodrigo Mora, 40m), Manuel Miranda (Mateus Mide, 77m), Martim Cunha (Edgar Antunes, 77m) e Leonardo Fajardo.

Na 11.ª jornada da série Norte da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores C, o FC Porto desloca-se a Santa Maria da Feira para defrontar o Feirense (domingo, 6 de março, 11h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220226-pt-sub-15-arrancam-empate-ao-cair-do-pano-em-pedroso

F.C. do Porto Ciclismo - José Neves voltou a ser o Dragão mais rápido a cumprir o percurso de 148,4 quilómetros da terceira etapa da Volta à Galiza, que ligou Maceda a Luintra.


«JOSÉ NEVES NO TOP-15 À CHEGADA A LUINTRA 
26 DE FEVEREIRO DE 2022 17:23

Campeão nacional é o 13.º posicionado e o melhor portista na geral individual da Volta à Galiza.

José Neves voltou a ser o Dragão mais rápido a cumprir o percurso de 148,4 quilómetros da terceira etapa da Volta à Galiza, que ligou Maceda a Luintra. O campeão nacional de estrada e de fundo percorreu este caminho em 3h45m12s, mais 2m30s que o vencedor da tirada, Alejandro Valverde (Movistar), tendo terminado no 13.º posto da classificação. É também essa posição que ocupa agora na geral individual à entrada para o último dia da competição, a 3m32s de Michael Woods (Israel- Premier Tech), que veste de amarelo.

Rui Vinhas (42.º, a 12m34s do vencedor) e Ricardo Vilela (48.º, mesmo tempo) estiveram entre os primeiros 50 atletas a cortarem a meta. Joni Brandão (69.º), Amaro Antunes (70.º) e José Gonçalves chegaram a 18m01s do líder da etapa e Guilherme Mota (86.º) a 20m36s.

Neste domingo, cumpre-se o contrarrelógio individual que vai marcar o final da prova. Os atletas vão cumprir 15,8 quilómetros que iniciam e terminam em Sarria.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220226-pt-jose-neves-no-top-15-a-chegada-a-luintra

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: Vitória de Guimarães 1 vs F.C. do Porto 2 - Os jovens portistas impuseram-se em Guimarães e venceram na terceira jornada da fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores A.


«GOLOS DE FRANCISCO GUEDES E RUI MONTEIRO GARANTEM TRÊS PONTOS EM GUIMARÃES 
26 DE FEVEREIRO DE 2022 16:59

FC Porto venceu o Vitória de Guimarães (2-1) na terceira jornada da fase de Apuramento de Campeão.

Os jovens portistas impuseram-se em Guimarães e venceram por 2-1 na terceira jornada da fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores A. Francisco Guedes (23m) adiantou os portistas no marcador, Rui Monteiro (57m) dobrou a vantagem azul e branca, mas o Vitória de Guimarães ainda reduziu (69m). Com esta vitória, os Dragões sobem ao segundo lugar da classificação, somando agora 6 pontos.

Os Sub-19 portistas, orientados por José Tavares, alinharam com Ángel González, Martim Fernandes, Tiago Carvalho, Gabriel Brás, Leandro Dias, António Ribeiro, Diar Halili (Tiago Antunes, 45m), Francisco Guedes (Bruno Pires, 54m), Rui Monteiro (José Macedo, 86m), Umaro Candé (Giorgi Abuashvili, 73m)  e Doro Dabó (Jorge Meireles, 73m).

Na quarta jornada da fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Juniores A, o FC Porto recebe o Rio Ave em Pedroso (sábado, 5 de março, 15h00, Porto Canal/FC Porto TV).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220226-pt-golos-de-francisco-guedes-e-rui-monteiro-garantem-tres-pontos-em-guimaraes

História e Arqueologia - O procedimento para classificar como conjunto de interesse nacional mais de dois mil monumentos megalíticos do Alentejo foi ontem aberto, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DR).



«Aberto procedimento para classificar 2.049 monumentos megalíticos do Alentejo

O procedimento para classificar como conjunto de interesse nacional mais de dois mil monumentos megalíticos do Alentejo foi ontem aberto, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DR).

Segundo o anúncio, assinado pelo diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, o processo envolve 2.049 monumentos do Megalitismo Alentejano, incluindo antas e menires.

O processo de classificação foi desencadeado, em outubro de 2020, pela diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, lembrou a DRCAlen, em comunicado.

A responsável requereu, na altura, junto da Direção-Geral do Património Cultural e do Conselho Nacional de Cultura, a “classificação urgente e excecional de todo o conjunto do património megalítico da região do Alentejo como conjunto de interesse nacional”.

“A urgência da salvaguarda deste conjunto surge perante as várias destruições de património arqueológico resultantes do modelo de agricultura superintensiva que tem vindo a ser implementado no Alentejo, numa situação dramática e de crescente e sistemático desaparecimento da sua paisagem cultural”, justificou a DRCAlen.

Ana Paula Amendoeira revelou à Lusa que, com a publicação em DR, o processo entrou em consulta pública, resultando de um trabalho “muito complexo” no terreno.

“Agora, conseguimos, de facto, concluir esta etapa e o nosso objetivo último é ter este património classificado como património de interesse nacional”, disse.

O conjunto em classificação é “inédito na sua dimensão”, salientou a responsável, indicando que os 2.049 exemplares identificados correspondem à área de maior concentração de monumentos megalíticos da Península Ibérica e “uma das mais relevantes” à escala europeia.

O conjunto é formado por exemplares “espalhados um pouco por todo o Alentejo”, com o distrito de Évora a concentrar o maior número, 1.252, mas também abrange o distrito de Santarém, com 37 monumentos situados no concelho de Coruche.

Évora (283), Montemor-o-Novo (234), Mora (179), Reguengos de Monsaraz (171) e Arraiolos (137), todos no distrito de Évora, são os concelhos alentejanos que têm mais concentração destas estruturas megalíticas, de acordo com o documento publicado no DR.

Ana Paula Amendoeira destacou que, com a classificação, “o objetivo primeiro é a salvaguarda deste património, que tem um valor em si mesmo, independentemente do interesse que possa ter a nível turístico”.

Muitos destes monumentos “não tinham classificação” e, nesse sentido, a direção regional apresentou esta “proposta histórica” para que “um conjunto forte e numeroso” de monumentos possa ser património de interesse nacional.

É preciso salvaguardar um tipo de património que, “em muitos casos, não tem qualquer tipo de proteção particular”, pelo que está “exposto e vulnerável, sobretudo pelo histórico dos últimos tempos, de destruição de património arqueológico em contexto de práticas agrícolas”, explicou.

Em comunicado, a DRCAlen indicou que o processo para a classificação contou, “desde a primeira hora”, com a colaboração científica da equipa coordenada por Ana Catarina Sousa e Victor Gonçalves, do UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

O megalitismo “corresponde ao fenómeno identitário de maior projeção na história das primeiras sociedades camponesas, do 4º e do 3º milénio antes da nossa Era (a.n.e.), no Alentejo”.

“As antas e os menires representam, além disso, um dos únicos vestígios pré-históricos que permaneceram visíveis à superfície, tendo constituído, junto das populações, um referencial identitário na paisagem durante quase seis mil anos, até aos dias de hoje”, acrescentou a direção regional.» in https://odigital.sapo.pt/aberto-procedimento-para-classificar-2-049-monumentos-megaliticos-do-alentejo/

(Gente que nunca mais existiu - O Megalitismo em Montemor-o-Novo)


25/02/22

Amarante Fotografia - Exposição de fotografia Camiño de Yasuhiro Yotsumoto, será inaugurada de 5 de março, na Casa da Granja em Amarante!

Arte e Cultura - Le Violon d’Ingres, de Man Ray, pode estar prestes a fazer história como a fotografia mais cara alguma vez vendida em leilão.




«Le Violon d’Ingres, “uma das obras mais icónicas do século XX”, está prestes a fazer história

Le Violon d’Ingres, de Man Ray, pode estar prestes a fazer história como a fotografia mais cara alguma vez vendida em leilão.

A imagem a preto e branco, tirada em 1924 pelo artista surrealista norte-americano Man Ray, transforma o corpo nu de uma mulher num violino, sobrepondo a imagem das suas costas com orifícios.

De acordo com a CNN, a obra deverá arrecadar entre 5 e 7 milhões de dólares no leilão da Christie’s, marcado para o próximo mês de maio.  O valor corresponde à estimativa mais alta para uma única fotografia na história dos leilões.

Darius Himes, chefe internacional de fotografia da Christie’s, considera a fotografia “uma das obras mais icónicas do século XX“. “Esta imagem surrealista sedutora é o resultado de um processo de câmara escura único e manipulado à mão.”

“O alcance e a influência da imagem, ao mesmo tempo romântica, misteriosa, maliciosa e divertida, capturou as mentes de todos por quase 100 anos. Como um trabalho fotográfico, é sem precedentes no mercado”, acrescentou.

Man Ray, ou Emmanuel Radnitzky, viveu entre 1890 e 1976 e foi um membro chave do Dadaísmo e do Surrealismo. A cadeira norte-americana escreve que “Le Violon d’Ingres” é o melhor lote da coleção de Rosalind Gersten Jacobs e Melvin Jacobs, dois colecionadores de arte que tinham laços com círculos surrealistas.

O casal de Nova Iorque adquiriu a peça em 1962. Agora, será vendida ao lado de outras obras de arte – entre fotografias, joias e pósteres – da sua coleção de arte acumulada ao longo de décadas.

Em comunicado, a filha do casal, Peggy Jacobs Bader, disse que cada peça da coleção “tem uma história única e íntima por trás” e reflete o “espírito alegre do relacionamento” dos seus pais.» in https://zap.aeiou.pt/le-violon-dingres-prestes-fazer-historia-464169

(Man Ray - Le violon d'Ingres)

F.C. do Porto Andebol - F.C. Porto 31 vs Dínamo Bucareste 32 - FC Porto não conseguiu ultrapassar o Dínamo de Bucareste no Dragão Arena.


«GOLO FENOMENAL DE AREIA ELEITO O MELHOR DA RONDA 12 DA LIGA DOS CAMPEÕES 
25 DE FEVEREIRO DE 2022 16:11

FC Porto não conseguiu ultrapassar o Dínamo de Bucareste (32-31) no Dragão Arena.

António Areia marcou o melhor golo da ronda 12 da Liga dos Campeões de andebol. O ponta direita luso, com pouco ângulo, colocou a bola enrolada sobre a cabeça de Khalifa Ghedbane aos 28 minutos do jogo frente ao Dínamo de Bucareste, que os portistas perderam por 32-31.

O 25 portista ultrapassou, com este golo, a concorrência de Yahia Omar (Veszprém), Luc Steins (PSG), Yoel Cuni Morales (Vardar) e Aleix Gómez (Barcelona).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220225-pt-golo-fenomenal-de-areia-eleito-o-melhor-da-ronda-12-da-liga-dos-campeoes

(HIGHLIGHTS | FC Porto vs C.S. Dinamo Bucuresti | Round 12 | EHF Champions League 2021/22) 

Veja o golo aqui neste link: 

F.C. do Porto Ciclismo - José Neves foi o oitavo a cortar a meta na exigente subida ao Miradouro do Ézaro que selou a segunda etapa da Volta à Galiza – O Gran Caminho 2022, que nesta sexta-feira arrancou de Bertamiráns.


«JOSÉ NEVES FOI O OITAVO A CHEGAR AO MIRADOURO DO ÉZARO 
25 DE FEVEREIRO DE 2022 15:45

Ciclista da W52-FC Porto terminou a segunda etapa da Volta à Galiza no top-10.

José Neves foi o oitavo a cortar a meta na exigente subida ao Miradouro do Ézaro que selou a segunda etapa da Volta à Galiza – O Gran Caminho 2022, que nesta sexta-feira arrancou de Bertamiráns. O ciclista da W52-FC Porto cumpriu os 177,6 quilómetros da tirada em 4h36m37s, mais 45 segundos do que o vencedor, o canadiano Michael Woods (Israel-Premier Tech).

Ricardo Vilela (40.º), Rui Vinhas (49.º), José Gonçalves (50.º), Amaro Antunes (51.º), Guilherme Mota (94.º) e Joni Brandão (107.º) foram os restantes Dragões que estiveram na estrada nesta sexta-feira. Na geral individual, José Neves também é o ciclista portista melhor posicionado, ocupando o oitavo lugar com 45 segundos de desvantagem para o líder, que é o já referido Michael Woods.

Depois de José Neves surgem Ricardo Vilela (40.º, a 1m39s), Rui Vinhas (49.º, a 2m01s), José Gonçalves (50.º, a 2m01s), Amaro Antunes (51.º, a 2m01s), Guilherme Mota (94.º, a 5m46s) e Joni Brandão (107.º, a 7m42s) na geral individual, enquanto na geral por equipas a W52-FC Porto segue na 12.ª posição, a 2m38s da Israel-Premier Tech. Este sábado corre-se a terceira etapa da Volta à Galiza – O Gran Caminho 2022, entre Maceda e Luintra (148,4 quilómetros).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220225-pt-jose-neves-foi-o-oitavo-a-chegar-ao-miradouro-do-ezaro

Ambiente e Ecologia - Os trabalhos de remoção dos resíduos perigosos depositados nas antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, vão ser prolongados, por terem sido identificadas mais 17 mil toneladas, foi hoje anunciado.


«Descoberta de mais 17 mil toneladas de resíduos prolonga remoção em S. Pedro da Cova

Os trabalhos de remoção dos resíduos perigosos depositados nas antigas minas de São Pedro da Cova, em Gondomar, vão ser prolongados, por terem sido identificadas mais 17 mil toneladas, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) adianta que a proposta de extensão de trabalhos visa a "conclusão em definitivo" da operação de remoção dos resíduos, e a retoma dos trabalhos no local sucederá após visto do Tribunal de Contas.

Esta extensão de trabalhos, cuja conclusão estava prevista para a primavera, resulta da "recente" identificação de mais 17 mil toneladas de resíduos no local.

Os resíduos perigosos agora identificados estão situados "em depressões do terreno com área e profundidade apreciáveis ou relativas a vários maciços ferrosos (também contaminados), com densidade cerca de cinco vezes superior à densidade média da massa dos resíduos", especificou a CCDR-N.

Para levar a cabo a extensão da empreitada, o Governo, através de uma resolução do Conselho de Ministros publicada a 27 de janeiro no Diário da República, autorizou a dotação de dois milhões de euros.

Os trabalhos deverão demorar quatro meses, isto após a obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas.

A CCDR-N garante que "até à retoma dos trabalhos no local, manterá toda a área da intervenção devidamente vedada, assim como as vias de acesso e as infraestruturas de betão".

Também foi solicitada a colaboração da Câmara de Gondomar e da GNR "na sensibilização da população e na melhor e mais frequente vigilância do espaço envolvente até que estejam reunidas as condições de retoma plena dos trabalhos complementares previstos".

Até à data, foram removidos das antigas minas de São Pedro da Cova 275.300 toneladas de resíduos perigosos, num investimento superior de 27 milhões de euros, financiados pelo Fundo Ambiental e por fundos comunitários.

"Esta é a maior operação de sempre de recuperação de um passivo ambiental na região Norte. Só daremos por concluída esta operação quando sair de São Pedro [da Cova] o último camião de resíduos", refere o presidente da CCDR-N, António Cunha, citado na informação enviada à Lusa.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) é a entidade responsável pelos estudos de medição e caracterização dos resíduos perigosos.

A remoção destes resíduos naquela freguesia do concelho de Gondomar, distrito do Porto, começou em outubro de 2014, mais de 10 anos depois do depósito, numa fase inicial que terminou em maio do ano seguinte, com a retirada das primeiras 105.600 toneladas.

Ao longo dos anos, esta situação motivou perguntas e requerimentos de partidos políticos, bem como iniciativas locais como vigílias, concentrações e protestos, e o envio ao primeiro-ministro, António Costa, de milhares de postais com a frase "Remoção total dos resíduos perigosos em São Pedro da Cova já", acompanhada de imagens a simbolizar sinais de perigo.

A 26 de novembro do ano passado, em visita ao terreno, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, garantiu que a operação de remoção dos resíduos perigosos só terminará assim que tudo for retirado.

"Vai sair tudo deste local. São 160 mil toneladas. Só sairemos daqui quanto tiver saído tudo. Já vimos no mapa, num só lote havia seis parcelas onde havia esses resíduos. Em cinco, eles já estão completamente removidos e esta, atrás de nós onde estão as máquinas a trabalhar, é mesmo a última", garantia, à data, o governante.» in https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/descoberta-de-mais-17-mil-toneladas-de_6218c13586f9ff5f05d97312

(Minas de S. Pedro da Cova com resíduos perigosos)

24/02/22

Liga Europa: Lazio 2 vs F.C. do Porto 2 - O FC Porto saiu do Olímpico de Roma com um empate e com a passagem aos oitavos de final da Liga Europa na bagagem.


«CHAMA DE TAREMI INCENDEIA O OLÍMPICO 
24 DE FEVEREIRO DE 2022 19:44

FC Porto empatou frente à Lazio (2-2) com um golo e uma assistência do avançado iraniano.

O FC Porto saiu do Olímpico de Roma com um empate (2-2) e com a passagem aos oitavos de final da Liga Europa na bagagem. Mehdi Taremi esteve em grande plano ao sofrer a grande penalidade e cobrar o castigo máximo que resultou no primeiro golo portista e ao assistir, com um pormenor delicioso, Uribe para o segundo dos azuis e brancos.

No Estádio Olímpico de Roma, os Dragões entraram melhor e até conseguiram ter mais posse nos dez minutos inaugurais, mas o aumento da agressividade “laziali” na pressão resultou em grandes dificuldades na construção a partir de trás e em alguns erros, um dos quais resultou no golo da formação caseira. Aos 16 minutos, o atraso incorreto de Vitinha (agravado pela mão de Felipe Anderson) resultou numa investida individual de Immobile em velocidade, mas o avançado italiano não conseguiu melhor do que um remate com pouca potência ao lado da baliza de Diogo Costa. No instante seguinte, o 17 transalpino foi isolado por Luis Alberto e faturou, mas o árbitro assistente prontamente levantou a bandeirola assinalando fora de jogo. Ao terceiro erro no terceiro minuto consecutivo, a Lazio chegou mesmo à vantagem: Pepe falhou o primeiro passe na saída de bola, Milinkovic-Savic isolou o capitão biancoceleste que, no frente a frente com Diogo Costa, não perdoou.

As dificuldades portistas mantinham-se perante a pressão caseira e, numa saída rápida (21m), Felipe Anderson assistiu Immobile (quem mais?) para o italiano, em fora de jogo que foi novamente assinalado pela equipa de arbitragem, colocar a bolas nas redes azuis e brancas. A reação dos portistas não tardou e Mehdi Taremi foi o protagonista da jogada e do golo portista que empatou o jogo e deu nova vantagem na eliminatória. O iraniano foi pisado por Milinkovic-Savic na área, Deniz Aytekin entendeu, numa primeira instância que tinha sido simulação e admoestou o 9 do FC Porto com um cartão amarelo, mas o VAR chamou o árbitro alemão à atenção e este, depois de consultar no monitor o lance, apontou para a marca dos onze metros. Frente a Strakosha, Taremi mostrou frieza e não desperdiçou para grande regozijo do milhar de adeptos portistas presentes em Itália.

No regresso dos balneários, os Dragões criaram perigo desde cedo. Toni Martínez, lançado em profundidade à direita, cruzou para o segundo poste onde apareceu Pepê a cabecear, mas a bola saiu a escassos centímetros do poste. Na resposta, Milinkovic-Savic recebeu uma bola bombeada já dentro da área, tocou de cabeça para Luis Alberto, mas o espanhol, depois de tentar tirar Mbemba do caminho, atirou ao lado da baliza de Diogo Costa. As oportunidades na segunda parte iam-se sucedendo e, aos 54 minutos, Otávio e Vitinha viram Strakosha impedir-lhes o golo com duas grandes estiradas a dois fortes pontapés à entrada da área.

A superioridade azul e branca vinha-se evidenciando cada vez mais à medida que os minutos iam passando em Roma e aos 67, perante uma pressão sufocante dos Dragões, os Laziali cederam. Primeiro, Galeno recuperou e rematou forte e colocado para uma grande intervenção do guarda-redes da casa e depois, na sequência da jogada, Otávio deu para Taremi que, à entrada da área, picou para Uribe num pormenor mágico que o colombiano culminou com o segundo golo do FC Porto.

Apesar da tentativa de resposta dos italianos, que após alguns lances de perigo acabaram por chegar ao golo do empate por Cataldi em tempo de compensação, o FC Porto terminou a segunda batalha frente à Lazio em vantagem e carimbou a passagem aos oitavos de final. Nesta sexta-feira, às 11h00, os azuis e brancos vão conhecer o próximo alvo a derrubar na Liga Europa.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220224-pt-chama-de-taremi-incendeia-o-olimpico

(Lazio vs FC Porto 2-2 RESUMO & Highlights | Ligue Europa - 2021/2022)


F.C. do Porto Ciclismo - José Gonçalves, Ciclista da W52-FC Porto, ocupa o quarto posto da geral no arranque do Gran Camiño.


«JOSÉ GONÇALVES À PORTA DO PÓDIO NA GALIZA
24 DE FEVEREIRO DE 2022 15:35 

Ciclista da W52-FC Porto ocupa o quarto posto da geral no arranque do Gran Camiño.

A edição de 2022 da Volta à Galiza em bicicleta teve início esta quinta-feira e contou com a presença de sete representantes da W52-FC Porto. Ao cabo dos 165 quilómetros com partida em O Porriño e chegada a Vigo, Amaro Antunes cruzou a meta na 41.ª posição (45.º à geral) e foi o melhor representante azul e branco na tirada inaugural, que terminou com vitória ao sprint do dinamarquês Magnus Cort (Education First).

Depois do bicampeão em título da Volta a Portugal chegaram José Gonçalves (50.º na etapa e 4.º à geral), José Neves (55.º e 58.º), Ricardo Vilela (61.º e 64.º), Jóni Brandão (85.º e 86.º), Rui Vinhas (88.º e 89.º) e Guilherme Mota (109.º). Na classificação por equipas, liderada pela Movistar, os Dragões fecham o top-15 à frente da Efapel, a única rival portuguesa em prova.

Fruto das bonificações recolhidas na meta volante de Ponteareas, José Gonçalves ascendeu ao quarto lugar na luta pela amarela - apenas atrás do vencedor do dia, de Giovanni Lonardi (Eolo-Kometa) e do veterano Alejandro Valverde (Movistar).

O pelotão volta à estrada esta sexta-feira para percorrer 177,6 quilómetros entre Bertamiráns e o prémio de montanha de segunda categoria instalado no Mirador do Ézaro.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220224-pt-jose-goncalves-a-porta-do-podio-na-galiza

23/02/22

F.C. do Porto Atletas Internacionais - A nossa atleta Dragona, Joana Resende, está hoje a comemorar 31 anos de idade, Muitas Felicidades!

 
(A 23 de fevereiro de 1991, nascia em Matosinhos, Joana Raquel Martins Resende, a nossa campeã Dragona, Joana Resende)

(Side Out - Joana Resende)

"Azul Porto" - Joana Resende - (AJM FC Porto)

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: Tondela 0 vs F.C. do Porto 12 - A equipa de Sub-17 do FC Porto bateu neste domingo o Tondela (12-0), no Campo de Futebol da Corte, num encontro em atraso relativo à sétima ronda da série Norte da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores B.


«SUB-17 GOLEIAM EM TONDELA 
23 DE FEVEREIRO DE 2022 16:50

Jogo em atraso da 7.ª jornada da 2.ª fase do Nacional de Juniores B terminou com vitória portista por 12-0.

A equipa de Sub-17 do FC Porto bateu neste domingo o Tondela (12-0), no Campo de Futebol da Corte, num encontro em atraso relativo à sétima ronda da série Norte da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores B. O triunfo dos Dragões, que somam 25 pontos e igualam o SC Braga no topo da tabela classificativa, foi construído com golos de Jeremy Agbonifo (15m e 28m), Rodrigo Malheiros (17m), Tiago Andrade (22m e 43m), Serif (30m), Carlos Durães (47m, 67m e 87m), Mariano Regal (57m), Kristofer Kait (73m) e Dinis Rodrigues (77m).

Os Sub-17 portistas, orientados por Ricardo Malafaia, alinharam com Diogo Fernandes, Gonçalo Liça, Luís Gomes (Kristofer Kait, 45m), Bernardo Rodrigues, Serif (Daniel Carrasco, 54m), Mariano Regal, Jeremy Agbonifo (Carlos Durães, 45m), João Teixeira, Rodrigo Malheiros (Dinis Rodrigues, 45m), Martim Silva e Tiago Andrade.

Na 12.ª jornada da série Norte da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores B, o FC Porto desloca-se ao terreno do Famalicão (domingo, 27 de fevereiro, 11h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220223-pt-sub-17-goleiam-em-tondela

Ciência - Um homem de 87 anos estava a realizar um tratamento para a epilepsia e, por isso, os médicos tinham-no ligado a um eletroencefalograma, o que lhes permitiu obter informações preciosas sobre a atividade cerebral de uma pessoa nos momentos antes e depois de morrer.


«Acidentalmente, foi registada a atividade cerebral de um homem nos seus minutos finais de vida e isso deu uma oportunidade única aos cientistas

Um homem de 87 anos estava a realizar um tratamento para a epilepsia e, por isso, os médicos tinham-no ligado a um eletroencefalograma, o que lhes permitiu obter informações preciosas sobre a atividade cerebral de uma pessoa nos momentos antes e depois de morrer.

O caso aconteceu acidentalmente, mas permitiu aos cientistas a oportunidade de perceberem como é que o cérebro funciona nos minutos finais de vida de uma pessoa. Um homem de 87 anos estava a realizar um tratamento para a epilepsia e, por isso, os médicos tinham-no ligado a um eletroencefalograma (EEG), que regista e avalia a atividade elétrica do cérebro.

No momento em que realizava o exame, o homem sofreu um ataque cardíaco e morreu. Contudo, o EEG continuou a registar a sua atividade cerebral elétrica durante, pelo menos, 15 minutos, o que deu informações preciosas aos cientistas, que foram publicadas em estudo na Frontiers In Aging Neuroscience.

Os especialistas deram conta de que, nos últimos 30 segundos de vida do homem, antes do batimento cardíaco final, houve um aumento da atividade das ondas cerebrais gamma, definidas por frequências entre os 30Hz e os 70Hz, e relacionadas com o processamento de estímulos visuais, táteis e auditivos.

Estas ondas estão sempre presentes e em atividade, mesmo quando se está a dormir, e têm sido estudadas mais recentemente devido à sua especial atividade quando se faz meditação. São ondas que estão ainda mais ativas quando estamos concentrados ou a sonhar e permitem-nos, também, recuperar memórias.

Esta atividade cerebral registada no homem permitiu aos cientistas concluir que o ser humano, ao morrer, regista a mesma atividade cerebral que experimenta durante uma meditação, um sonho ou quando recupera alguma memória. Isto significa, de acordo com os investigadores, que, de facto, enquanto morremos, podemos ter flashbacks da nossa vida a “passar-nos à frente”, embora seja preciso ter em conta que a análise foi feita numa pessoa que sofria de epilepsia e que, portanto, o seu cérebro já estava afetado em algumas regiões.

A equipa afirma, contudo, que este estudo pode abrir portas a novas investigações. “Uma coisa que podemos aprender com este estudo é que, embora os nossos entes queridos tenham os olhos fechados e estejam prontos para nos deixarem para descansar, os cérebros podem estar a reviver alguns dos melhores momentos que vivenciaram”, referiu Ajmal Zemmar, neurocirurgião da Universidade de Louisville, e autor principal do estudo, à ZME Science.» in https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2022-02-23-acidentalmente-foi-registada-a-atividade-cerebral-de-um-homem-nos-seus-minutos-finais-de-vida-e-isso-deu-uma-oportunidade-unica-aos-cientistas/

Amarante Fregim - Alvorada envergonhada, o sol tenta espreitar entre um céu cinzento e carregado de nuvens...

(Amarante, Fregim, alvorada, envergonhada e cinzenta, com laivos de sol...)

22/02/22

Geologia - Uma pesquisa dá uma nova perspetiva sobre a formação do deserto Channeled Scablands em Washington, que foi criado pelas enormes inundações de Missoula no fim da última Idade do Gelo.


«As mega inundações depois da Idade do Gelo inclinaram a crosta da Terra

Uma pesquisa dá uma nova perspetiva sobre a formação do deserto Channeled Scablands em Washington, que foi criado pelas enormes inundações de Missoula no fim da última Idade do Gelo.

Um novo estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences resolveu um mistério que intrigava os geólogos há décadas. Na última Idade do Gelo, enormes quantidades de água da Terra transformaram-se em glaciares gigantes, que derreteram e inundaram o planeta.

Os vestígios de um dos maiores destes dilúvios ainda é visível no leste do estado de Washington, num deserto conhecido como Channeled Scablands. Há muito que os cientistas procuravam entender as dinâmicas destas cheias e a pesquisa dá um pista.

Estes glaciares antigos eram tão grandes e pesados que inclinaram a crosta da Terra e quando o peso foi libertado devido ao seu derretimento, o solo mexeu-se também, mudando o curso destas mega inundações, escreve o Science Alert.

Os investigadores usaram modelos das inundações antigas e testaram se o ajuste isostático glacial — deflexões na crosta causadas com a formação e o derretimento de pedaços pesados de gelo — afetaria o fluxo da rota e a erosão dos trilhos proeminentes no Scabland. O objetivo é reconstruir a topografia do deserto em diferentes fases da Idade do Gelo.

Até agora, as reconstruções das rotas das inundações tinham-se focado em como outras variáveis as influenciariam — como a erosão e o movimento dos sedimentos, as mecânicas tridimensionais do ambiente ou como as barragens de gelo se partem.

Estes estudos anteriores também se baseavam em reconstruções da topografia atual, aproximando-as às paisagens passadas. Os geólogos repararam que os efeitos dos derretimento dos glaciares na crosta da Terra também estariam a influenciar a rota e o comportamento destas inundações.

Os glaciares cobriram uma área vasta da América do Norte durante a última Idade do Gelo, mas começaram a derreter há cerca de 20 mil anos. As mega inundações de Missoula ocorreram entre há 18 mil e 15 500 anos. O lago Missoula formou-se quando uma grande parte do glaciar Cordilleran represou o Vale do rio Clark Fork, com a água a acumular-se. Eventualmente, a barragem quebrou-se, dando início à inundação.

Quando a água suficiente tinha corrido, a barragem de gelo voltou a formar-se e a água começou a acumular-se novamente. É provável que este processo tenha ocorrido várias vezes nos milhares de anos seguintes.

A deformação da crosta da Terra devido à expansão e ao contacto dos glaciares teria alterado a elevação da paisagem em centenas de metros durante este período. A pesquisa lembra quão dinâmica a paisagem era, com desfiladeiros íngremes.

Em pesquisas futuras, a equipa quer simular as grandes inundações passadas e ter em conta fatores múltiplos que determinam a sua rota.» in https://zap.aeiou.pt/mega-inundacoes-inclinaram-crosta-terra-463753

(THE CHANNELED SCABLANDS, 2013)

F.C. do Porto Atletas Internacionais - As quatro assistências feitas em igual número de jogos disputados em janeiro fizeram do portista Fábio Vieira o melhor jovem da Liga em janeiro, distinção atribuída pelo Sindicato do Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).


«Fábio Vieira eleito o melhor jovem da Liga em janeiro pelo Sindicato de Jogadores

Médio do F. C. Porto sucede ao companheiro de balneário, Vitinha, na distinção. Pódio do último mês fica completo com Ricardinho, do Santa Clara, e André Franco, do Estoril.

As quatro assistências feitas em igual número de jogos disputados em janeiro fizeram do portista Fábio Vieira o melhor jovem da Liga em janeiro, distinção atribuída pelo Sindicato do Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

O médio do F. C. Porto, de 21 anos, recebeu 17,03% dos votos, ficando à frente de Ricardinho (Santa Clara), que se ficou pelos 14,03%, e André Franco (Estoril), que obteve 10,89% dos votos recolhidos.

A cada mês, os jogadores com 23 ou menos anos de idade, que tenham nacionalidade portuguesa, são elegíveis para o prémio de melhor jovem da Liga.

Matheus Nunes (Sporting), André Franco (Estoril), Gonçalo Inácio (Sporting) e Vitinha (F. C. Porto) foram os futebolistas distinguidos nos meses anteriores.» in https://www.jn.pt/desporto/fabio-vieira-eleito-o-melhor-jovem-da-liga-em-janeiro-pelo-sindicato-de-jogadores-14613334.html

(FÁBIO VIEIRA ► Amazing Goals & Skills - (Futebol Clube do Porto B))

21/02/22

F.C. do Porto Basquetebol - Rubricado um vínculo válido até ao término da presente temporada, Mike Morrison é a mais recente cara nova da equipa de basquetebol do FC Porto.


«MIKE MORRISON REFORÇA O PLANTEL DE BASQUETEBOL 
21 DE FEVEREIRO DE 2022 16:30

Poste norte-americano jogava no Keravnos e assina pelo FC Porto até ao final da época.

Rubricado um vínculo válido até ao término da presente temporada, Mike Morrison é a mais recente cara nova da equipa de basquetebol do FC Porto. Aos 32 anos, o poste natural do estado norte-americano da Florida passa a integrar o grupo de trabalho liderado por Moncho López depois de ter representado os cipriotas do Keravnos e de ter sido adversário dos portistas nas rondas de qualificação da FIBA Europe Cup. 

Com 2,07 metros de altura, o atleta formado na Universidade George Mason - tal como o antigo e agora novo companheiro Jonathan Arledge - atuou ao serviço de emblemas belgas, finlandeses, lituanos, alemães e gregos antes de se mudar para Portugal. Nas primeiras palavras de azul e branco, o novo número 22 mostrou-se “muito entusiasmado” e “ansioso por jogar” ao serviço de um clube com “adeptos memoráveis” ao serviço do qual só tem um objetivo: “Ganhar títulos”.

Desejo tornado realidade

“Estou muito entusiasmado. Defrontei o FC Porto no início desta época e gostei muito do que vi da equipa. Estava a tentar vir para cá há algum tempo, agora finalmente consegui. Gosto do clube, da cidade, os meus colegas são porreiros, os treinadores também e estou ansioso por jogar.”

O famoso Dragão Arena

“Trago muita vontade comigo. Joguei no Dragão Arena em 2015, com as cores do Frankfurt, e os adeptos foram memoráveis. Espero devolver-lhes essa energia toda.”

A camisola 22

“Usei sempre um número entre o 22 e o 24. O 24 por causa do Kobe Bryant e o 22 por causa de um amigo do secundário que faleceu e usava esse número. É uma homenagem que ficou sempre comigo.”

O amigo Arledge

“O FC Porto tem muitos bons jogadores. O Jon Arledge foi meu colega de faculdade, conheço-o pessoalmente e ele disse-me coisas muito boas do resto da equipa fora de campo. Dentro dele são muito difíceis de parar, porque existem muitos jogadores com qualidades distintas e, se retirarmos algum, outro aparecerá para preencher esse espaço. Adoro essa profundidade do plantel.”

Erguer troféus é a grande meta

“Vim para ganhar títulos. É sempre esse o objetivo, por isso assinei pela equipa que me melhor me ajudaria a consegui-lo.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220221-pt-mike-morrison-reforca-o-plantel-de-basquetebol

(Michael Morrison (35 Pts / 7 Reb) shows all his class against Pinar Karsiyaka)

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Mehdi Taremi, o assistente de serviço na vitória do FC Porto frente ao Moreirense (1-0), em Moreira de Cónegos, na 23.ª jornada do campeonato, foi eleito o MVP Liga Portugal, enquanto Evanilson, o autor do golo, é distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).


«MEHDI TAREMI E EVANILSON EM DESTAQUE NO MOREIRENSE-FC PORTO 
20 DE FEVEREIRO DE 2022 22:22

O iraniano foi o MVP Liga Portugal, enquanto o brasileiro recebe o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).

Mehdi Taremi, o assistente de serviço na vitória do FC Porto frente ao Moreirense (1-0), em Moreira de Cónegos, na 23.ª jornada do campeonato, foi eleito o MVP Liga Portugal, enquanto Evanilson, o autor do golo, é distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220220-pt-mehdi-taremi-e-evanilson-em-destaque-no-moreirense-fc-porto

Goal | Golo Evanilson: Moreirense 0-(1) FC Porto - (Liga 21/22 #23)

F.C. do Porto Ciclismo - Guiada por Ricardo Vilela, 22.º à geral final e o primeiro português a surgir na tabela das classificações, a W52-FC Porto foi a melhor representante nacional na Volta ao Algarve.


«W52-FC PORTO LIDEROU O PELOTÃO LUSO NO ALGARVE 
20 DE FEVEREIRO DE 2022 18:57

Equipa portista foi a primeira formação portuguesa na geral coletiva.

Guiada por Ricardo Vilela, 22.º à geral final e o primeiro português a surgir na tabela das classificações, a W52-FC Porto foi a melhor representante nacional na Volta ao Algarve. A 48.ª edição da prova portuguesa com melhor cartaz terminou este domingo e coroou o superfavorito Remco Evenepoel como o grande vencedor do troféu  e sucessor do portista João Rodrigues, camisola amarela final em 2021.

Na derradeira etapa da prova, que ligou Lagoa ao Alto do Malhão numa extensão de 173 quilómetros, a vitória sorriu a Sérgio Higuita - ciclista colombiano da Bora-Hansgrohe que bateu o compatriota Daniel Martínez ao sprint na chegada a um prémio de montanha de segunda categoria.

Ao quinto e último dia de competição, os Dragões fizeram-se representar por Ricardo Vilela (16.º), Daniel Mestre (39.º) Amaro Antunes (53.º), José Neves (80.º), José Gonçalves (93.º) e Samuel Caldeira (114.º).

Na geral individual, Vilela ficou à porta do top-20 (22.º), Amaro em 43.º, o campeão nacional de estrada em 46.º, Mestre em 55.º, Gonçalves em 65.º e o sprinter farense terminou na posição 120. 

Na classificação por equipas, conquistada pela britânica INEOS, a W52-FC Porto fechou a participação no oitavo posto, bem à frente da concorrência interna comandada pela Efapel (14.º).

Entre os próximos dias 24 e 27 de fevereiro a formação portista irá participar na Volta à Galiza.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220220-pt-w52-fc-porto-liderou-o-pelotao-luso-no-algarve 

Liga Portugal Bwin: Moreirense 0 vs F.C. do Porto 1 - O FC Porto venceu neste domingo o Moreirense (1-0), em Moreira de Cónegos, na 23.ª jornada da Liga Portugal Bwin.


«QUALIDADE E UNIÃO PARA SUPERAR AS DIFICULDADES 
20 DE FEVEREIRO DE 2022 22:12

Evanilson fez o golo que deu a vitória ao FC Porto em casa do Moreirense (1-0).

O FC Porto venceu neste domingo o Moreirense (1-0), em Moreira de Cónegos, na 23.ª jornada da Liga Portugal Bwin. Evanilson, aos 40 minutos, apontou o único golo dos Dragões, que assim mantêm a liderança do campeonato com seis pontos de vantagem sobre o Sporting, segundo classificado.

O FC Porto apresentou-se em Moreira de Cónegos na sua melhor versão e protagonizou uma primeira parte de altíssimo nível, em que pouco ou nada consentiu ao Moreirense. A cadência ofensiva dos Dragões foi muito fluída durante a etapa inicial e Mehdi Taremi teve tudo para mexer com o marcador em dois lances consecutivos, mas no primeiro viu Mateus Pasinato defender com categoria (16m) e no segundo cabeceou ligeiramente por cima (17m). Pouco depois, num livre brilhantemente estudado, Vitinha deixou Fábio Vieira com tudo para abrir a contagem, mas o médio, em pleno coração da área, rematou a rasar o poste (19m).

O mesmo Fábio Vieira voltaria a evidenciar-se com um passe magistral para Evanilson, que só não deu golo porque o avançado portista, importunado por um defesa, rematou contra o corpo do guarda-redes brasileiro do Moreirense (32m). A persistência do FC Porto seria recompensada ainda antes do intervalo, muito por culpa de Mehdi Taremi: o avançado iraniano partiu para cima de Artur Jorge e invadiu a área dos cónegos até oferecer o golo a Evanilson, que não se fez rogado e conferiu justiça ao marcador (40m). O descanso não chegaria sem que Luís Godinho tivesse de ser alertado pelo VAR para a decisão errada que tomou em marcar penálti de Matheus Uribe sobre Yan Matheus, pois o extremo do Moreirense fez falta sobre Fábio Cardoso antes de ser derrubado pelo médio colombiano (42m). E assim chegámos ao intervalo.

A etapa complementar foi mais fértil em ações disciplinares do que propriamente em grandes oportunidades de golo, mas o FC Porto esteve sempre mais perto do 2-0 do que o Moreirense do 1-1. Já depois de Mehdi Taremi ter desperdiçado uma assistência primorosa de Otávio para aumentar a vantagem portista (71m), Marko Grujic viu dois cartões amarelos no espaço de oito minutos e deixou os Dragões em inferioridade numérica, mas o mesmo viria a acontecer aos cónegos com a expulsão de Steven Vitória, também por acumulação de amarelos (84m). Pelo meio, André Luís fez estremecer a baliza portista ao acertar em cheio na trave na cobrança de um livre direto (81m). Já em período de compensação, Diogo Costa negou o empate a Derik Lacerda (90m+1), mas seria uma injustiça tremenda o FC Porto regressar a casa sem os três pontos.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220220-pt-qualidade-e-uniao-para-superar-as-dificuldades

Highlights | Resumo: Moreirense 0-1 FC Porto - (Liga 21/22 #23)

20/02/22

Liga Portugal - Série B: Amarante F.C. 2 vs S.C. Mirandela 1 . Alvinegros vencem homens de Mirandela no Estádio Municipal de Amarante.

Liga Portugal2: F.C. do Porto B 0 vs Chaves 0 - O FC Porto B empatou neste domingo diante do Chaves, na Olival, em jogo a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal 2.


«NULO POR DESFAZER NO OLIVAL 
20 DE FEVEREIRO DE 2022 17:41

Jogo entre FC Porto B e Chaves terminou com um ponto para cada lado.

O FC Porto B empatou neste domingo diante do Chaves (0-0), na Olival, em jogo a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal 2. Após este resultado, os Dragões ocupam a sétima posição na tabela com 32 pontos somados.

A equipa flaviense chegava ao Olival com nove vitórias e um empate nos últimos 10 jogos, mas a verdade é que o FC Porto B deu muito boa conta de si nos 45 minutos iniciais e dispôs das melhores oportunidades para desfazer o nulo. O ligeiro ascendente portista frente a um claro candidato à subida não se traduziu no marcador até Hugo Silva apitar para o intervalo.

A etapa complementar não proporcionou tantas oportunidades de golo e mostrou duas equipas muito encaixadas uma na outra, mas Gonçalo Borges podia ter visado a baliza de Paulo Vítor com muito perigo (82m) já depois de Hugo Silva ter decidido não marcar penálti após uma bola que foi ao braço de Luís Rocha na área flaviense (80m). Num jogo que terminou sem golos, importa sublinhar que Rúben Semedo, em estreia absoluta de Dragão ao peito, esteve em excelente plano no eixo da defensiva azul e branca.

“Primeiramente, quero desejar as melhoras ao Filipe Martins, treinador do Casa Pia, que passa por um momento difícil. Espero que recupere rapidamente. Depois, dizer que foi um jogo muito bem disputado entre duas equipas que se bateram bem. Fomos melhores na primeira parte, mas o Chaves tem um excelente plantel e tinha gente com muita qualidade no banco para mexer com o jogo na segunda parte. Os meus jogadores foram bravos e tiveram um comportamento exemplar daquilo que é ser Porto e lutar até ao fim. O empate ajusta-se ao que as duas equipas fizeram em campo. Eles têm feito coisas muito boas e este grupo é extraordinário na como treina, mas claro que nunca estamos satisfeitos”, afirmou o treinador António Folha após a partida.

O FC Porto B volta a entrar em campo no dia 27 de fevereiro (domingo, 14h00, Sport TV+), frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, em jogo da 24.ª jornada da Liga Portugal 2.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-CHAVES, 0-0

Liga Portugal 2, 23.ª jornada

20 de fevereiro de 2022

CTFD PortoGaia, no Olival

Árbitro: Hugo Silva

Assistentes: José Luzia e Hugo Coimbra

Quarto árbitro: Humberto Teixeira

FC PORTO B: Ricardo Silva; Rodrigo Pinheiro, João Marcelo, Rúben Semedo, João Mendes, Mor Ndiaye, Rodrigo Fernandes, Bernardo Folha, Silvestre Varela (cap.), Gonçalo Borges e Danny Namaso

Substituições: Mor Ndiaye por Sidnei Tavares (46m), Silvestre Varela por João Peglow (70m) e Gonçalo Borges por Léo Borges (88m)

Não utilizados: Ivan Cardoso, Wesley, Levi Faustino, Romain Correia e Diogo Ressurreição

Treinador: António Folha

CHAVES: Paulo Vítor; Nuno Campos, Alexsandro, Luís Rocha (cap.), Bruno Langa, Kevin Pina, Obiora, João Teixeira, Wellington, Juninho e Platiny

Substituições: Platiny por Jô (68m), Juninho por Adriano (76m), Wellington por Batxi (76m) e Obiora por Guima (84m)

Não utilizados: Samu, João Correia, Queirós, Paulinho e Patrick

Treinador: Vítor Campelos

Disciplina: cartão amarelo a Wellington (6m), Mor Ndiaye (27m), João Marcelo (79m), Sidnei Tavares (83m) e Guima (90m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220220-pt-nulo-por-desfazer-no-olival

F.C. do Porto Voleibol: AJM/F.C. do Porto 3 vs Porto Vólei 0 - Azuis e brancas tornaram a vencer o Porto Vólei, desta feita para o campeonato.


«DOIS EM DOIS PARA A AJM/FC PORTO 
20 DE FEVEREIRO DE 2022 14:23

Azuis e brancas tornaram a vencer o Porto Vólei (3-0), desta feita para o campeonato.

Dois jogos, duas vitórias e um fim de semana perfeito para a AJM/FC Porto. No segundo embate em dias consecutivos diante do Porto Vólei, as azuis e brancas impuseram-se por três parciais sem resposta e regressaram às vitórias no nacional de voleibol feminino. Menos de vinte horas volvidas desde o 3-1 para a Taça de Portugal ante o mesmo adversário, o Centro Luso-Venezolano voltou a ser palco de novo triunfo portista no dérbi da cidade Invicta.

O embate que colocava frente a frente as detentoras do título e o conjunto sexto classificado da fase de apuramento do campeão começou por ser pautado pelo equilíbrio, conforme demonstra o 25-20 inaugural, mas, no segundo set, a equipa de Carlos Carreño começou a carburar e venceu por 25-15. O resultado final ficou estabelecido com um claro 25-12 no derradeiro parcial. 

Findo um ciclo infernal de cinco jogos em onze dias, segue-se uma semana limpa antes da deslocação aos Açores para defrontar o Clube Kairós (domingo, 27 de fevereiro, 16h00).

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-PORTO VÓLEI, 3-0

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 2.ª fase, 11.ª jornada

20 de fevereiro de 2022

Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venezolano, em Santa Maria da Feira

Árbitros: Teresa Ferreira e Ricardo Miranda

AJM/FC PORTO: Joana Resende e Mafalda Morais (líberos); Aline Delsin, Adriani Vilvert, Ana Couto, Ana Gamboa, Fernanda Isis, Janaina Vieira, Bruna Gianlorenço, Graziele Souza, Juliana Souza, Magda Conceição e Renatinha

Treinador: Carlos Carreño

PORTO VÓLEI: Matilde Rodrigues e Maria Gaspar (líberos); Anna Kobrock, Simone Scherer, Ana Monteiro, Luciana Bezerra, Tânia Oliveira, Carolina Ferreira, Bruna Correia, Ana Gouveia, Catarina Carneiro e Maria Lopes

Treinador: João Macedo

Parciais: 25-20, 25-15 e 25-12» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220220-pt-dois-em-dois-para-a-ajm-fc-porto

F.C. do Porto Andebol: Xico Andebol 26 vs F.C. do Porto 47 - O FC Porto regressou às vitórias no Andebol 1 ao bater o Xico Andebol, em Guimarães, na 18.ª jornada da prova.


«DE VOLTA À NORMALIDADE NO ANDEBOL 1 
19 DE FEVEREIRO DE 2022 20:30

FC Porto venceu em casa do Xico Andebol, por 47-26, na 18.ª jornada do campeonato.

O FC Porto regressou às vitórias no Andebol 1 ao bater o Xico Andebol (47-26), em Guimarães, na 18.ª jornada da prova. Os azuis e brancos passam assim a contabilizar 49 pontos, menos três do que o Sporting, que tem mais um encontro disputado.

Os campeões nacionais entraram com tudo e não deram o mais pequeno espaço a surpresas em Guimarães, como comprova o 25-14 favorável à equipa comandada por Magnus Andersson que se registava ao intervalo. A etapa complementar apenas serviu para engordar o triunfo portista, no qual António Areia (9 golos), Pedro Valdés (7), Diogo Oliveira (7) e Pedro Cruz (6) estiveram em plano de destaque.

O FC Porto volta a entrar em campo na próxima quinta-feira (24 de fevereiro), às 19h45 (FC Porto TV/Porto Canal), no Dragão Arena, frente ao Dínamo de Bucareste, em jogo da 12.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

FICHA DE JOGO

XICO ANDEBOL-FC PORTO, 26-47

Andebol 1, 18.ª jornada

19 de fevereiro de 2022

Pavilhão Desportivo Francisco de Holanda, em Guimarães

Árbitros: Alberto Alves e César Carvalho

XICO ANDEBOL: Fábio Macedo e Raúl Nunes (g.r.); Francisco Ribeiro (3), Raúl Roque (1), Eduardo Leite, Cláudio Mota (1), João Leite (1), José Santos (3), José Silva, Paulo Abreu (1), Alexandre Roque (2), José Pinto (3), Diogo Silva (3), João Torres (2), José Araújo (1) e Diogo Quintas (5)

Treinador: Pedro Correia

FC PORTO: Nikola Mitrevski (2) e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (7), Pedro Cruz (6), Diogo Oliveira (7), Djibril M’Bengue (2), Rui Silva (1), Daymaro Salina (2), Ricardo Brandão (1), Leonel Fernandes (4), Diogo Branquinho (4), António Areia (9), Jesus Hurtado (1) e Fábio Magalhães (1)

Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 14-25» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220219-pt-de-volta-a-normalidade-no-andebol-1