18/11/19

Ambiente e Ecologia - O arquipélago dinamarquês encontrou uma solução para o problema do turismo de massa: fechar o acesso aos visitantes e receber apenas voluntários que participem em projetos de preservação do meio ambiente.



«Ilhas Faroé estarão “fechadas para manutenção” num fim de semana em 2020

O arquipélago dinamarquês encontrou uma solução para o problema do turismo de massa: fechar o acesso aos visitantes e receber apenas voluntários que participem em projetos de preservação do meio ambiente. A iniciativa, com duração de dois dias, será realizada anualmente.

As ilhas Faróe decidiram fechar as portas ao turismo como o conhecemos hoje em dia e juntar o útil ao agradável. No site oficial já foi deixado o aviso: “fechado para manutenção, aberto ao voluntariado”.

Após um programa piloto bem-sucedido este ano, o país tomou a decisão de “fechar” as suas principais atrações turísticas e atrações durante um fim de semana no próximo ano. O objetivo é que naquele fim de semana, as pessoas de todo o arquipélago da ilha (turistas e locais) trabalhem em projetos de conservação ambiental. Ao todo, a administração de turismo da ilha está à procura de 100 voluntários para a limpeza e conservação de algumas zonas na ilha.

De acordo com as informações no site, a iniciativa fechou as inscrições no passado dia 14 de novembro depois de terem conseguido angariar um número recorde de voluntários. O primeiro lote de voluntários são turistas do México, Israel, Austrália, China e Estados Unidos. Os responsáveis pela iniciativa adiantam ainda que, devido à grande adesão ao fim de semana de voluntariado deste ano, as Ilhas Faroé farão o evento anualmente.

Em 2019, no fim de semana de 26 a 28 de abril, apenas voluntários foram autorizados a viajar para o arquipélago por um período de dois dias, quando foi oficialmente “fechado para manutenção e aberto ao voluntariado”. 100 pessoas de 25 países participaram no projeto, que consistia em marcar trilhas nos locais mais movimentados e montar observatórios para as vistas mais populares.

Após o sucesso da primeira edição, as ilhas devem fechar para manutenção pela segunda vez em 16 e 17 de abril de 2020. Os voluntários não terão que pagar alimentação, alojamento nem transporte, mas terão que pagar pelas passagens aéreas de ida e volta.

“Para nós, o turismo não se resume a números”, afirmou Gu CNrið Højgaard, diretor do ‘Visit Faroe Islands’, à “CNN Travel” no início deste ano. “Damos as boas-vindas aos visitantes das ilhas todos os anos, mas também temos uma responsabilidade para com a nossa comunidade e com o nosso belo ambiente, e nosso objetivo é preservar e proteger as ilhas, garantindo um crescimento sustentável e responsável”.

Localizada entre a Islândia e o norte da Escócia, as Ilhas Faroé ainda não foram vítimas do turismo de massa. No entanto, os feroeses estão bem cientes dos encantos das suas paisagens verdes e nevadas. A admnistração do ‘Visit Faroe Islands’ relata que 111 mil pessoas viajaram para o arquipélago no ano passado, e que o número de turistas que visitam algumas das atrações das Ilhas aumentou 10% nos últimos anos.

A capital das Ilhas Faroé, Tórshavn, tem uma população de cerca de 13 mil habitantes, segundo os dados das Nações Unidas.» in https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/ilhas-faroe-estarao-fechadas-para-manutencao-num-fim-de-semana-em-2020-514579

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover