13/11/19

Arquitetura - Um edifício impressionante, conhecido como The Whale, será a próxima atração turística da Noruega e permitirá que os visitantes de Andenes, na ilha de Andøya, observem de perto as baleias migratórias.



«THE WHALE: O OBSERVATÓRIO DE BALEIAS QUE SE CAMUFLA NA PAISAGEM SERÁ A PRÓXIMA ATRAÇÃO TURÍSTICA DA NORUEGA

Um edifício impressionante, conhecido como The Whale, será a próxima atração turística da Noruega e permitirá que os visitantes de Andenes, na ilha de Andøya, observem de perto as baleias migratórias.

O escritório de arquitetura dinamarquês Dorte Mandrup A/S venceu o concurso internacional para projetar The Whale (A Baleia), uma nova atração turística que contará as histórias das baleias marinha através da arte, ciência e arquitetura. Serão 4.500 m², de um edifício de vidro do chão ao teto, ao qual os visitantes também terão acesso para uma vista panorâmica do oceano.

Localizado a 300 quilómetros a norte do Círculo Polar Ártico, o edifício oferece vistas incríveis da paisagem natural acidentada da ilha e deve ser inaugurado em 2022. As águas geladas, com 1000 metros de profundidade, na costa de Andøya, atraem muitas lulas, que por sua vez, atraem as baleias. Assim, a observação de baleias é uma grande atração em Andenes, que já recebe 50 mil visitantes por ano.

Criado para esta paisagem singular, The Whale foi projetado para ser uma extensão natural da paisagem, elevando-se fisicamente como uma colina na costa rochosa, "como se um gigante tivesse levantado uma fina camada da crosta terrestre e criado uma cavidade por baixo", segundo descrição do Dorte Mandrup.

O telhado curvo do edifício será coberto com pedras para manter a ligação com a paisagem norueguesa. The Whale tem inauguração prevista para 2022 e abrigará espaços de exposições, escritórios, um café e uma loja, e contará a história dos grandes habitantes do mundo subaquático.» in https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-mundo/artigos/the-whale-o-observatorio-de-baleias-que-se-camufla-na-paisagem-sera-a-proxima-atracao-turistica-da-noruega

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover