27/11/19

Ciência e Tecnologia - Uma quinta de Moscovo passou a colocar óculos de Realidade Virtual nas vacas para as relaxar e acalmar, de forma a aumentar a produção de leite.



«Vacas com óculos de Realidade Virtual para produzir mais leite

Uma quinta de Moscovo passou a colocar óculos de Realidade Virtual nas vacas para as relaxar e acalmar, de forma a aumentar a produção de leite.

A RusMoloko é uma quinta futurista com vacas que produzem leite. Futurista porque as vacas estão equipadas com óculos de Realidade Virtual adaptados à sua cabeça e destinados a melhorar as suas condições e relaxa-las. A pressão de se conseguir aumentar a produção de leite fez com que especialistas de Tecnologias de Informação e do setor da indústria láctea olhassem para soluções mais insólitas. Uma das conclusões é que a qualidade e quantidade do leite aumentam quando as vacas estão mais felizes e mais calmas, daí a projeção de imagens de pastos verdejantes em RV, explica o Interesting Engineering.

Nos EUA, algumas quintas usam escovas rotativas para massajar as vacas, na Europa há soluções robotizadas para que os animais possam circular mais livremente e na Rússia alguns locais têm uma transmissão de música clássica a partir de grandes altifalantes. Com este contexto, é fácil perceber que passar para a RV não foi um passo tão insólito.

Os óculos foram produzidos em parceria com veterinários e ajustados à estrutura de uma cabeça de uma vaca, bem como às suas características de visão, nomeadamente à capacidade de ver cores. O programa carregado em Realidade Virtual simula que a vaca está em campos verdes.

A experiência de utilização mostra que há uma diminuição na ansiedade de todo o rebanho com estes óculos, mas ainda não é possível apurar se há uma relação direta que se traduza num aumento de leite produzido.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/insolitos/2019-11-26-Vacas-com-oculos-de-Realidade-Virtual-para-produzir-mais-leite

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover